[Partners] Clipo Saúde: Parceiro Zenvia automatiza SMS para plataforma de saúde

Veja Como a API de SMS da Zenvia Auxiliou A Smart Innovation a Automatizar As Notificações Da Plataforma Digital Clipo Saúde.

Fazer exames médicos periódicos é fundamental para acompanhar importantes indicadores de saúde e, se esse for o caso, detectar precocemente possíveis doenças. A dificuldade, no entanto, muitas vezes está no armazenamento e fácil consulta aos resultados desses exames.

A tecnologia foi, então, uma importante ferramenta para o desenvolvimento de um aplicativo para resolver esse problema. Aliada a ela, o trabalho de uma empresa especializada como a Smart Innovation, parceira da Zenvia, e o apoio de soluções avançadas como a API de SMS da Zenvia contribuíram para o surgimento da Clipo Saúde.

Nesse sentido, não apenas o armazenamento e consulta, mas também o acompanhamento em tempo real dos resultados dos exames foi facilitado. Leia este artigo e entenda como funciona.

Dificuldade de acesso a resultados de exames

A transformação digital de laboratórios e clínicas médicas permitiu que, para além de resultados impressos, os resultados de exames pudessem também ser consultados pelo paciente de maneira on-line.

Apesar de resolver um dos problemas, que estava relacionado ao acesso a esses resultados, um obstáculo ainda precisava ser transposto: encontrar uma maneira de reunir todos aqueles feitos ao longo de anos.

Outro empecilho seria tê-los em um só lugar, independentemente se se deram por convênios ou em instituições diferentes, de forma que a consulta fosse facilitada.

Assim, ainda que tê-los em papel e reuni-los em gavetas fosse uma das opções, não era, de fato, a melhor. Isso implica em ter que imprimi-los, contar com espaço suficiente para armazená-los e, ainda, correr o risco de, por algum motivo, perdê-los.

Tudo isso sem contar as consultas muitas vezes em vão a sites de laboratórios e clínicas à espera de resultados de exames que ainda não ficaram prontos.

Como a Clipo Saúde resolve os problemas com resultados de exames

Observando os problemas mencionados, Carolina Ribeiro, empresária da área da saúde, teve a ideia de criar a Clipo Saúde: uma plataforma que além de receber resultados de exames em tempo real, armazenar e organizar esse histórico de saúde na nuvem, também emite alertas por SMS para avisar quando algum deles feito recentemente já tem resultado disponível. 

Tudo isso é feito de maneira automatizada e pode ser facilmente acessado pelo paciente em sua conta na plataforma. Os documentos podem ser compartilhados com o médico conforme desejo do usuário, que também pode gerenciá-los usando filtros e organizadores.

Funcionamento e automações da Clipo Saúde

O funcionamento da Clipo Saúde é bem simples. Quando exames são realizados em clínica conveniada, o resultado é automaticamente disponibilizado na plataforma para o usuário, que será notificado sobre isso.

Para isso, é necessário apenas fazer cadastro baseado em CPF e cadastrar um cartão para pagamento mensal. Feito isso, será possível acessar resultados de exames das clínicas parceiras. Caso os faça em alguma que não seja credenciada, é possível ainda assim solicitar o envio do resultado para a sua conta na plataforma.

Ainda, existe a possibilidade de aquisição de conta individual ou familiar, sendo que a segunda pode, inclusive, incluir o histórico médico de pets. Além da facilidade, ainda há economia de papel a partir do momento em que não é mais necessário imprimir esses resultados de exames, tornando essa uma solução também sustentável.

Como a Zenvia colabora para o melhor acompanhamento da saúde

Por meio da parceria entre Zenvia e Smart Innovation, foi possível automatizar os envios de notificações para acompanhamento de protocolos e envio de exames através de SMS

Com a integração do API da Zenvia, a empresa parceira foi capaz de entregar para a Clipo Saúde um projeto automatizado, escalável e de qualidade que melhorasse a comunicação entre os pacientes e os profissionais de saúde.

“A integração com o SMS da Zenvia foi muito importante para a Clipo Saúde ao permitir que os pacientes soubessem o exato momento em que o resultado do exame ficou pronto e disponível para visualização. Dessa maneira, não há mais necessidade de verificar os portais”, afirma Carolina Ribeiro.

Quer entender como nossos parceiros podem ajudar seu negócio a ser mais automatizado e escalável? Acesse nosso Marketplace e conheça quem são os Zenvia Partners.

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia