blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile
clientes-promotores-conheca-as-melhores-estrategias-para-fidelizar

Clientes promotores: conheça as melhores estratégias para fidelizar!

Procurando melhorar a retenção de clientes, é natural que as empresas pensem e estratégias para não apenas agradar, mas também converter em potenciais clientes promotores.

A exigência tem aumentado, não apenas sobre o preço do produto, mas também a forma como são atendidos e as vantagens oferecidas na compra. Um passo errado e você corre o risco de perder o cliente para o seu competidor.

Por esse motivo, nesse artigo listamos as melhores estratégias para fidelizar os seus clientes. Quer aumentar as suas vendas? Então continue lendo!

Entenda quem são os seus clientes promotores

De forma resumida, os clientes promotores são aqueles que já tiveram alguma experiência com a sua marca, e por terem recebido um suporte acima do esperado, além de se sentirem à vontade de fazer novas compras, fazem questão de recomendar, de forma gratuita, a sua empresa para amigos e familiares.

A estratégia se mostra eficiente por conta da divulgação gratuita que a marca recebe, seja pelas redes sociais ou no boca a boca. Dessa forma, o empresário não precisará lidar com altos custos em campanhas de marketing.

A satisfação dos clientes pode gerar estudos de caso para a campanha de um novo lançamento da sua marca, ao transmitir testemunhos reais, de forma natural o uso do seu produto, reduzirá o estranhamento de novos compradores em sua loja.

Descubra as necessidades do seu cliente

Para atender o seu cliente de forma eficiente, a empresa deve conhecer o seu perfil. Para isso, você deve fazer pesquisas, perguntando quais são as maiores necessidades ou o que eles mais sentem falta em um atendimento.

Os resultados podem trazer uma grata surpresa para você, desde criar estratégias, sabendo a melhor forma de abordar o usuário e até gerar empatia com ele.

Conte com um programa de relacionamento

Essa é uma ferramenta que tem sido utilizada, em diferentes formas, pelas empresas, com o objetivo de fidelizar os usuários. Você pode adotar as seguintes estratégias:

  • Uso de cartão fidelidade: seu uso é comum em restaurantes. Nela a pessoa recebe um carimbo a cada compra feita no estabelecimento. Ao preencher a cartela, o usuário pode, por exemplo, ter isenção na refeição do dia.
  • Sistema de pontos: a ferramenta usada pelos bancos incentiva o usuário a gastar usando seus respectivos cartões. Ao acumular a quantia necessária, o cliente pode solicitar a troca por prêmios (correspondentes ao valor) ou até mesmo desconto na fatura.

Utilize cashback

Outra forma de atrair antigos compradores é usar o sistema de cashback. Diferente dos cupons de desconto, o cliente, ao fazer uma compra no estabelecimento, poderá resgatar, posteriormente, uma porcentagem do valor gasto. A necessidade de precisar acumular o valor mínimo para resgate fará com que ele compre com maior frequência de você.

Ofereça atendimento diferenciado

Nós, no papel de clientes, sabemos o quanto é frustrante sermos atendimento por um funcionário com má vontade. Para piorar, corremos o risco de o problema não ser solucionado.

Para evitar a frustração dos clientes, os empreendedores devem contar principalmente com a empatia. Saber escutar os problemas do usuário são fundamentais para ter um contato mais próximo e, consequentemente, fidelizar o cliente.

Outra dica, simples, mas eficiente, é chamar o usuário pelo nome. O fato é essencial e mostra que a loja realmente se interessa pela qualidade no atendimento, não tratando o cliente como “apenas mais um”.

Surpreenda o cliente

Seguindo o mesmo raciocínio do item anterior, você deve também se diferenciar no momento da venda. Para que o consumidor retorne a sua loja, o empreendedor deve entregar algo de valor, que faça ele lembrar da sua marca em uma compra futura.

Pode ser desde uma simples cortesia até entregar um produto com uma qualidade acima do esperado, o importante é gerar valor para o freguês.

Como vimos no artigo, para converter compradores em clientes promotores traz benefícios para a sua companhia. Não apenas a compra se torna recorrente, mas também a recomendação para amigos se torna frequente, aumentando assim, o faturamento da empresa.

Sabemos o quanto o tema é importante para o empreendimento. Pensando nisso, veja o artigo que preparamos sobre programa de fidelidade!

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS