Cliente satisfeito: saiba a importância de ter um cliente fidelizado e conheça cinco dicas de fidelização!

Entenda como manter um Cliente Satisfeito, técnicas de fidelização e quais são os benefícios de ter um cliente fiel e defensor da marca! Confira!

O cliente satisfeito traz inúmeras vantagens à sua empresa. Além de sempre voltar a fazer negócio com você, ele será o seu fiel defensor – você poderá contar com ele para a divulgação da sua marca, através do marketing boca a boca.

A retenção de clientes também torna-se muito mais fácil, pois cliente satisfeito é cliente fiel.

Portanto, neste artigo vamos apresentar as vantagens de ter clientes satisfeitos e o que fazer para conquistar essa satisfação!

Vantagens de contar com clientes satisfeitos

Conheça a importância de um cliente satisfeito para os negócios!

Mais vendas com o buzz marketing

Como Philip Kotler, o pai do marketing, já dizia: “ A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos”. 

Atualmente, várias empresas contam com embaixadores: clientes fiéis, geralmente influentes nas redes sociais, que divulgam a marca. Eles são muito eficientes, já que suas recomendações passam de boca a boca, podendo até viralizar, alcançando diversas pessoas que antes não conheciam a empresa. 

É disso que se trata o buzz marketing (marketing boca a boca ou ainda marketing de indicação, em português): ações planejadas com o intuito de colocar a empresa em foco, fazendo-a ser comentada em grande escala – o que é possível através de clientes satisfeitos!

Diferentemente do marketing de influência, que é uma estratégia que envolve os produtores de conteúdos (influencers), que vão influenciar as decisões de compras do seu público a favor da marca em questão, o buzz marketing é feito de forma voluntária pelos clientes que, quando satisfeitos com a marca, recomendam os seus produtos.

Outra estratégia semelhante ao buzz marketing é o marketing de indicação, também conhecido como referral marketing. Esse método tem como objetivo gerar novas vendas a partir da indicação dos seus clientes atuais. Em ambas as estratégias, a satisfação do cliente é fundamental para o sucesso.

Fidelização

A chave da fidelização de clientes é a sua satisfação. Se ele estiver contente com o produto/serviço e o atendimento, sempre quando tiver a mesma demanda voltará a fazer negócios com você. 

Portanto, para saber como fidelizar clientes, aprenda a mantê-los satisfeitos! Confira as nossas dicas:

5 dicas para fidelizar seus clientes

Comece pelo atendimento

O atendimento é a primeira impressão que o consumidor tem da sua empresa. Nesse sentido, investir em um atendimento de qualidade é o caminho certo para fidelizar clientes.

Em meio à grande concorrência, o atendimento ao cliente pode ser um grande diferencial pelo qual os clientes estarão dispostos a pagar um pouco mais. 

Para deixar o cliente satisfeito, mostre empatia e respeite seu tempo – não seja incisivo demais.

Para realizar um bom atendimento, você pode investir em estratégias de SMS, Whatsapp Business e, ainda, em uma ferramenta de atendimento que integre todos os seus canais de comunicação, como é o caso do Zenvia Chat!

Faça pesquisas de satisfação

Dados obtidos através da pesquisa de satisfação são de grande auxílio. Você saberá o nível de satisfação dos clientes em diferentes quesitos e quais áreas necessitam de mais atenção. 

Entenda o que é NPS e como calcular NPS e obtenha melhores resultados em suas pesquisas utilizando esta técnica. 

Ofereça produtos de qualidade 

O bom atendimento só vai até certo ponto. É de extrema importância investir na qualidade de seus produtos para, além do serviço, ter também um cliente satisfeito com o produto!

A dica aqui é entender que nem sempre um produto de qualidade é caro. É importante saber quem é o seu público-alvo. Isso porque o seu cliente pode ter como prioridade produtos bons com preço baixo, mas também pode ter interesse em produtos mais caros, porém com garantia de qualidade. 

Com essas informações em mãos, você poderá definir o seu estoque e o preço do seu produto, levando em consideração o orçamento disponível.

Ofereça brindes e descontos

Uma maneira simples de melhorar a experiência do cliente é oferecendo brindes e descontos cumulativos, através de cartões-fidelidade. 

Assim, você recompensa e agradece a fidelidade do cliente e ele fica mais satisfeito. 

Aproveite e conheça todas as nossas dicas para aplicar uma estratégia de customer experience

Invista marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento te ajuda a entender as necessidades do cliente e identificar oportunidades de comunicação, melhorando o nível de atendimento. 

O cliente satisfeito é o cliente que conquista outros clientes. Por isso, vale a pena ter a sua satisfação como um objetivo de negócio. Melhore seu desempenho comercial adotando estratégias focadas no bem-estar do consumidor.
Gostou das dicas? Agora que você já sabe a importância de ter um cliente satisfeito, aproveite para conhecer outras dicas e estratégias complementares. Para isso, separamos os nossos artigos de captação de clientes e prospecção de clientes para você conferir.

Escrito por

Zenvia

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.