Entenda a relação entre chatbots e marketing digital

Fatores como a facilidade de segmentação e a simplicidade na mensuração de resultados são duas das características mais marcantes das campanhas de marketing online. Acontece que outro quesito vem ganhando bastante destaque para o sucesso dessas ações: as ferramentas de automação. Não é à toa que observamos uma relação cada vez mais forte entre chatbots e marketing digital.

Diante desse cenário, existem diversas maneiras de os bots participarem na estratégia. Continue a leitura e entenda como eles podem ser úteis para melhorar o retorno dos esforços de marketing da sua empresa na internet.

Fornecem conteúdo sob demanda para clientes

Em uma estratégia de comunicação, é fato que o conteúdo é o carro-chefe, mas não podemos esquecer que as medidas de divulgação também são fundamentais. Nesse sentido, o chatbot cumpre um papel importantíssimo em fornecer o material mais apropriado, de acordo com aquilo que o cliente demandar.

Para você ter uma ideia, é possível criar um bot que pergunte ao cliente como ele pode ser útil. De acordo com a resposta, o software deve ser capaz de indicar um blog post relacionado ou, até mesmo, uma landing page para que a pessoa saiba mais sobre um produto ou serviço.

Realizam a qualificação de leads

Outra aplicação interessante é programar o chatbot para identificar em que momento da jornada de compra o usuário que entra em contato está. Isso é feito por meio da definição de certos parâmetros e pela configuração de perguntas que o bot pode fazer para saber mais sobre o lead.

Assim, o software reconhece quando está lidando com um lead qualificado ou não, e escolhe se passa as informações daquele contato para o time de vendas ou se vai tentar algum tipo de interação que ajude a aproximá-lo de uma decisão de compra.

Personalizam a experiência do consumidor

Além dessas vantagens, um chatbot ainda pode reunir informações sobre os contatos à medida que as interações acontecem. Com isso, é possível mapear os interesses dos usuários e criar experiências personalizadas para eles.

É o caso, principalmente, dos chatbots de lojas de varejo — especialmente com operações de e-commerce —, que são capazes de trabalhar ativamente e enviar promoções e ofertas específicas para os consumidores. Vale lembrar que o bot pode fazer perguntas para conhecer melhor a pessoa, mas o ideal é que ele também tenha acesso aos dados do CRM ou do histórico de compras para oferecer sugestões ainda mais precisas.

Com aplicações tão pertinentes, é de se esperar que os negócios passem a incrementar seus investimentos na aliança entre chatbots e marketing digital. Nossa recomendação é considerar esse tipo de inovação para a sua organização em parceria com uma empresa especializada. Desse modo, você contará com profissionais que conhecem muito bem o mercado e que estarão comprometidos com a geração dos melhores resultados.

Gostou deste artigo e quer descobrir outras táticas para usar nas suas campanhas com o auxílio das aplicações conversacionais? Confira as nossas 5 dicas de sucesso para as ações de SMS Marketing!

Escrito por

Zenvia