blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado digital
whatsapp-for-business-conheca-as-4-melhores-praticas

Chatbot para WhatsApp: conheça os seus benefícios

Movimentos como o lançamento do  WhatsApp for Business e contas verificadas no app de mensagens indicam: o chatbot para WhatsApp está próximo de se tornar realidade. Por isso, é essencial que as empresas se preparem desde já para usar a ferramenta como um canal de comunicação dentro de uma plataforma conversacional. 

Neste post, você entenderá mais sobre o movimento, assim como os benefícios para as empresas que se prepararem para essa tendência. Confira!

Chatbot para WhatsApp

Usado por mais de 1 bilhão de pessoas em cerca de 180 países, o WhatsApp tornou mais fácil o contato com amigos e família. Não é por acaso: é um app simples, direto e que permite os mais diversos tipos de interações: compartilhar memes, enviar mensagens que devem ser respondidas rapidamente e até mesmo fazer ligações.

A boa notícia é que o potencial desse incrível canal de comunicação está próximo de se tornar realidade dentro de uma plataforma conversacional.

Entre os indícios de que sua empresa tem que pensar já em como usar o WhatsApp para interagir com clientes por meio de chatbots, está a própria implementação do WhatsApp for Business e também a funcionalidade "Conta de Empresa Verificada". Assim como já ocorre em redes sociais como Twitter e Instagram, quando o app verifica que o número de telefone pertence a uma conta de empresa, ele sinaliza com o ícone verde ao lado do nome do contato.

A verificação de empresas só está disponível para negócios que participam do projeto piloto, mas o movimento demonstra que a troca de mensagens com determinado perfil é confiável e a transmissão das informações é segura. Também em fase de testes, o WhatsApp Ads (anúncios com chamadas para conversas entre empresas e leads) é outro sinal de que em breve o chatbot para WhatsApp se tornará realidade.

Por que cogitar o chatbot para WhatsApp

É inegável que o WhatsApp será indispensável na estratégia de comunicação e atendimento ao cliente de qualquer empresa. Para aproveitar ao máximo a ferramenta, é preciso pensar adiante e, desde já, considerar usar o app como mais um canal dentro de uma plataforma conversacional.

Utilizar o chatbot para WhatsApp será indispensável para impactar os consumidores de forma personalizada, ágil e eficaz. Até 2020, 85% das interações dos clientes serão conduzidas por mecanismo automático, segundo informações do Gartner Institute.

Por isso, é essencial sair na frente e já planejar a construção de experiência consistente e relevante. Ao considerar que o mobile e a inteligência artificial já são uma realidade, é importante não perder tempo e rever a estratégia de áreas tradicionais para oferecer o melhor atendimento, encantar clientes e melhorar processos internos. Toda essa movimentação indicará alta performance para as empresas que se adaptarem a esse futuro.

Quer saber como automatizar seu atendimento no Whatsapp? Clique aqui!

Benefícios para as empresas

Usar o WhatsApp como canal dentro de uma plataforma conversacional reserve diversos benefícios para negócios de todos os portes. Veja:

  • chatbot receptivo e ativo: ao usar um chatbot no WhatsApp, você otimizará o atendimento da empresa de forma receptiva, mas também terá a possibilidade de torná-lo ativo com o uso de divulgações e anúncios;
  • formatos variados: vídeos, imagens, GIFs e textos são algumas possibilidades;
  • atendimento disponível 24 horas por dia, 7 dias na semana;
  • redução de custos (por atendimento e infraestrutura, por exemplo).

Como vimos neste post, o futuro conversacional oferece incríveis experiências para clientes e promissores resultados para os negócios. Aproveite o potencial do canal planejando desde já seu uso dentro sistemas conversacionais para atualizar a forma como seu negócio interage com os consumidores e se adaptar aos novos tempos.

Quer saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar seu negócio? Então, leia também o que são chatbots e qual sua importância.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS