Chatbot para e-commerce: 4 motivos para ter um bot em seu negócio

Será que chatbot e-commerce é uma estratégia interessante para o seu negócio? Confira quatro bons motivos para adotar um assistente conversacional em sua loja virtual.

Já pensou em ter um assistente virtual em seu e-commerce? Ter um chatbot, isto é, um robô conversacional, pode ser aquilo que está faltando para deixar o seu site interativo, atrativo e completo.

Em 2017, cerca de 54% dos consumidores virtuais fizeram algum tipo de interação com assistentes conversacionais em algum momento da jornada de compra, segundo uma pesquisa divulgada pela consultoria PointSource. Esse dado é um indicativo da importância de entender como usar um chatbot e seu funcionamento.

O que é e como funciona um chatbot para e-commerce

Uma coisa já sabemos: os chatbots já se espalharam pelas mais diferentes páginas da web. Isso porque a interação em tempo real é um dos fatores que atraem os consumidores digitais e que pode, até mesmo, ser um dos diferenciais no momento de finalizar uma compra.

Já parou para pensar em quantas dúvidas o seu cliente pode ter antes de finalizar um pedido? Dúvidas essas que podem fazer com que ele saia do seu site e vá procurar informações em outros meios?

Manter o cliente engajado, atendendo prontamente suas dúvidas e necessidades é um dos grandes desafios da lojas virtuais. Afinal, diferentemente das lojas físicas, o próprio site é o vendedor e o expositor dos produtos disponíveis.

É necessário, então, que o cliente encontre descrição de produtos, dados técnicos, além de informações de pagamento e de entrega para poder, enfim, efetuar uma compra. Quando somente os dados do produto não são suficientes, é a hora de usar um assistente conversacional, um chatbot.

Para o e-commerce, um chatbot pode funcionar de diferentes maneiras:

  • Solucionando as dúvidas;
  • Indicando produtos;
  • Divulgando promoções;
  • Rastreando pedidos;
  • Ajudando com cadastros.

Mais do que essas funcionalidades, há outros benefícios que um chatbot pode proporcionar a um varejo online como aprimorar a comunicação com o cliente e o processo de vendas.

Chatbot e-commerce: 4 vantagens de ter um bot em loja virtual

  1. Garantir uma comunicação personalizada e humanizado

    Mesmo no meio virtual, a relação entre vendedor e cliente tende a ser cada vez mais estreita. Além de responder em tempo real, o chatbot possui uma figura personalizada que dá a sensação de realmente estar falando com uma pessoa.

  2. Diminuição do tempo de espera

    Sem dúvidas, uma das principais vantagens do chatbot, tanto para e-commerces quanto para outros sites, é o tempo de resposta. Eles ficam disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana.

  3. Melhora a experiência do usuário

    Segundo Adriano Freire, Head de Operações da Zenvia, 87% dos usuários classificam a experiência com chatbots entre boa e ótima. Afinal, nada como a praticidade de encontrar tudo aquilo que precisa em um só lugar. Assistentes conversacionais proporcionam comodidade e deixam os clientes satisfeitos.

  4. Crescimento em vendas

    Em pesquisa realizada pela Zenvia com a Opinion Box, os bots são entendidos como um novo canal de vendas por 54% dos entrevistados. Além disso, ele pode ser um dos diferenciais na hora de efetuar uma compra. Afinal, com um atendimento mais rápido e prático, as pessoas tendem a se sentir motivadas a comprar.

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia