Chatbot: como o bot pode otimizar a comunicação com seu cliente

O perfil do cliente atual exige novos processos. O que muitos ainda não sabem de fato é qual o papel dos bots nesse quesito e como eles podem contribuir para os negócios. O chatbot possui funções que tornam a comunicação com o cliente muito melhor e bem mais atrativo. Se quiser saber mais a fundo o que é chatbot, veja neste post.

O perfil do consumidor atual mudou muito. Hoje, a empresa possuir um contato fácil e rápido se tornou praticamente uma obrigação. Dessa maneira, é necessário garantir uma comunicação eficiente e objetivo ao cliente, caso contrário, a insatisfação fará com que ele procure outra empresa para realizar determinado trabalho.

Uma das melhores maneiras de aperfeiçoar ainda mais a comunicação com o cliente é utilizando os serviços dos chatbots. Vamos explicar de uma maneira mais detalhada como esse artifício pode ser útil para os bons resultados em seu negócio.

Saiba como utilizar o chatbot para melhorar a melhorar a comunicação

Cada dia que passa o consumidor exige uma resposta rápida e que resolva a sua dúvida. Muitas empresas não possuem a capacidade de manter funcionários para estarem, durante 24 horas, disponíveis para resolver esse tipo de problema. O uso do chatbot possibilita utilizar conversas inteligentes para orientar da melhor maneira o seu cliente.

Os chatbots funcionam sem parar, ou seja, durante 24 horas diárias, todos os sete dias da semana, estão prontos para atender. Eles conseguem atender 74% das dúvidas e interações em até dois minutos.

Muito mais engajamento com o cliente

O chatbot pode oferecer muito mais engajamento com o seu cliente e, em alguns casos, é capaz de acessar um banco de dados e identificar inúmeros detalhes importantes para o cliente, como o histórico de compras, pagamentos e a satisfação com a marca.

Dessa forma, esse tipo de ferramenta acaba lhe dando a oportunidade de conhecer melhor o perfil do seu cliente e identificar exatamente o que pode ser do interesse dele para otimizar ainda mais.

Tenha uma comunicação mais personalizada

O uso do chatbot permite que você consiga impactar o seu cliente por meio do canal que ele mais utiliza. Essa é uma excelente forma de realizar uma comunicação muito mais eficiente, ágil e seguro.

Além disso, esse serviço permite que a satisfação do cliente seja medida. Tudo isso por meio da pesquisa NPS. O bot pode desenvolver a pesquisa, fazer a pesquisa e manter o status de satisfação daquela determinada pessoa sempre atualizado. Dessa forma, pode-se personalizar a comunicação e conhecer novas formas de abordagem.

Divulgação de campanhas e promoções

As pessoas têm preferência por receberem promoções referentes ao seu perfil do que aquelas genéricas. O chatbot também pode desempenhar essa função. Ele é capaz de destinar as campanhas de vendas e marketing do seu negócio para públicos segmentados – e, graças às conversas personalizadas, o número de conversão aumenta.

São inúmeras as maneiras com que o chatbot pode otimizar o atendimento ao cliente. Desde respostas objetivas em tempo real a desenvolvimento de pesquisa de satisfação. Inserir esse serviço no seu negócio só fará o relacionamento com o seu consumidor crescer ainda mais.

Além de otimizar o atendimento, os chatbots também são uma tecnologia com alto potencial para ações, ativação e relacionamento com o cliente. É por isso que os chatbots são fundamentais para a estratégia de marketing conversacional.

Zenvia API's

Escrito por

Zenvia