blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado digital
Zenvia-chatbot

Chatbot na Black Friday: como o bot pode ajudar nas vendas

Um chatbot pode ser um grande aliado no processo de vendas. Especialmente na Black Friday, uma data em que as demandas por pedidos tendem a crescer, um assistente conversacional é o auxílio que o site precisa para prestar o melhor atendimento ao cliente.

Black Friday, a segunda maior data de vendas

A Black Friday é um dos momentos mais esperados por empresas de diferentes segmentos. Para os varejistas, essa é a segunda data com maior número de vendas, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Google.


Ao longo dos últimos anos, a Black Friday vem ganhando cada vez mais importância no Brasil. Esse evento, que acontece em novembro, hoje é um dos mais concorridos entre lojas físicas e virtuais. Segundo o Google, 78% dos entrevistados nunca compraram na Black Friday, pretendem fazer compras este ano ou não descartam essa possibilidade.


Para se ter uma ideia, segundo dados da E-bit, a Black Friday de 2017 gerou cerca de R$ 2,1 bilhões de faturamento para o e-commerce em diversos segmentos, como eletrônicos, vestuários, viagens, eletrodomésticos e móveis.


A concorrência, no entanto, tende a crescer cada vez mais. Dessa forma, a empresa que garantir preços atrativos, condições de pagamento e atendimento qualificado terá maiores chances de alcançar excelentes resultados durante e depois do evento.


É por isso que muitas organizações têm se preparado com antecedência, aprimorando o seu atendimento, melhorando o processo de vendas e até mesmo o pós-vendas. Aproveitar diferentes recursos tecnológicos, como os assistentes conversacionais, pode ser o diferencial para se destacar perante a concorrência.

Por que usar um chatbot na Black Friday?

Em nosso blog, já listamos as diferentes formas de aumentar as vendas com os chatbots. Mas, principalmente no caso da Black Friday, o chatbot pode não só auxiliar nas vendas, mas também desafogar a demanda de trabalho da equipe de atendimento, além de proporcionar outros benefícios.

Atendimento garantido durante todo o evento

A principal vantagem para quem utiliza o chatbot é que ele fica disponível 24 horas por dia. Assim, independentemente do horário em que o cliente precisar de atendimento, o bot estará disponível para sanar as dúvidas e, até mesmo, oferecer produtos. Isso, é claro, de acordo com uma rotina de atendimento previamente mapeada.


É importante ter mente, portanto, que os chatbots funcionam de acordo com uma régua de atendimento. Os resultados com chatbots precisam ser medidos constantemente. Dessa forma, não deixe para ativá-lo em cima da hora. Vale a pena analisar e testar estratégias antes dessa data.

Melhor experiência de compra

Ainda de acordo com os dados do Google, um dos diferenciais que os clientes buscam na Black Friday é ter uma experiência de atendimento online eficiente.


Pensando nisso, outro benefício é que o assistente conversacional pode ser personalizado, de acordo com o perfil e com as necessidades do público, proporcionando uma experiência humanizada e muito mais agradável durante as vendas em e-commerces.


Para saber mais sobre chatbot humanizado, acesse o nosso post sobre como criar um chatbot inteligente e bom de conversa.

Oferecimento de produtos e divulgação de promoções

As funcionalidades do chatbot são inúmeras. É possível programá-lo para oferecer produtos relacionados àquilo que o cliente está procurando e até mesmo para sinalizar promoções e condições de pagamento, aumentando o engajamento entre marca e consumidor.

Rápido e fácil de criar

Começar a usar um chatbot é muito mais fácil do que se imagina. A plataforma da Zenvia oferece tudo o que é necessário para usar o bot em sites, redes sociais ou mesmo via SMS. Além disso, é possível customizar e criar diferentes perfis de chatbot, de acordo com cada objetivo da marca.

A Black Friday é muito mais do que um dia de vendas

Mais do que uma sexta-feira, a Black Friday é a porta para que os consumidores comecem a ter um relacionamento com marcas. Por isso, é fundamental garantir uma excelente experiência de compra e, principalmente, um pós-venda eficiente.

Apostar em chatbots, portanto, transforma a maneira como as pessoas se relacionam com a marca. Com ele, é possível criar conversas inteligentes e garantir um atendimento humanizado e diferenciado.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS