Chatbot e marketing de conteúdo: por que unir as estratégias

Uma das principais tendências para o marketing é a integração de estratégias. Unir esforços no universo online e offline ou mesmo unificar as metodologias do marketing digital é o caminho para as marcas que desejam acompanhar o desenvolvimento do mercado e do consumidor.

No caso dos canais de comunicação, o chatbot é um aliado que pode ajudar a dar um grande salto. Até mesmo no marketing de conteúdo esses assistentes conversacionais podem identificar oportunidades e estreitar a relação entre marca e consumidor.

Aplicativos de mensagens: canais de distribuição de conteúdo

O envio de mensagens instantâneas é uma das formas mais usadas para distribuir conteúdo atualmente. Aplicativos como WhatsApp, Facebook Messenger, WeChat, Instagram e Telegram, por exemplo, estão entre os mais procurados pelas pessoas, segundo um levantamento do portal Statista.

Chatbot e marketing

Em um primeiro momento, muita gente pode achar que o chatbot é apenas um mecanismo para facilitar o processo de atendimento. O chatbot, no entanto, possui inúmeras funcionalidades. Uma delas é ampliar as maneiras como as marcas interagem com o seu público.

Como o chatbot pode ajudar o conteúdo?

Mais do que desenvolver conversas inteligentes, os chatbots podem criar uma série de oportunidades nas estratégias de marketing e comunicação. No marketing de conteúdo, ele pode identificar oportunidades e auxiliar nas estratégias. Veja alguns exemplos.

Chatbots oferecem conteúdos específicos e relevantes

A principal característica do chatbot é que ele pode criar conversas inteligentes. Diferentemente de blogs e sites, ele é configurado para desenvolver diálogos, sanar dúvidas e identificar oportunidades, por meio de textos simples e objetivos.

Além disso, o usuário pode interagir com o bot, fazer perguntas específicas e obter respostas relevantes de maneira rápida.

Esse tipo de conteúdo mantém o público engajado, ajuda a identificar leads qualificados e facilita a comunicação. Além disso, os bots são configurados de maneira personalizada e, dessa forma, podem ser representantes da marca.

Chatbot para distribuição de conteúdo

Em um blog, por exemplo, o chatbot pode oferecer conteúdos para os leitores, de acordo com os seus interesses. Um exemplo de aplicação é integrá-lo ao assunto de um post. Um texto pode ser sobre um serviço, por exemplo, e o chatbot pode continuar a conversa e até mesmo direcionar o leitor para uma outra etapa em um funil de vendas.

O mesmo pode acontecer em páginas de produtos. Além de estar disponível para atender ao cliente e sanar as suas dúvidas, ele pode sugerir alguns artigos para o leitor, relacionado ao que ele deseja saber, aumentando o tráfego no blog.

Identificar oportunidades por meio de conversas inteligentes

O chatbot pode ajudar a definir os próximos passos das estratégias de marketing de conteúdo. Ele pode ajudar na captação de leads para o oferecimento de conteúdos e serviços por e-mail ou por outros meios de comunicação.

Por fim, com ele é possível identificar comportamentos e necessidades. Por meio das dúvidas e solicitações dos clientes, é possível identificar oportunidades de produzir novos conteúdos.

Escrito por

Zenvia