blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado digital
FotoVarejo

Chatbot realiza 1,5 mil interações com participantes do Fórum Internacional de TI Banrisul

A décima primeira edição do Fórum Internacional de TI Banrisul inova com um chatbot capaz de responder às principais dúvidas dos participantes do evento. Desde o lançamento do chatbot até os dias do fórum, em 23 e 24 de maio, foram quase 1,5 mil interações em um mês.

Chamado de Banribot, o robô foi construído na plataforma Zenvia Conversational Cloud (ZCC) em parceria com a Zenvia, líder brasileira em mensagens e chatbots que simplificam a relação entre empresas e consumidores. O principal objetivo da criação era responder as perguntas mais frequentes dos participantes do fórum, que é realizado desde 2008 em Porto Alegre (RS).

"Tivemos grande adesão do público. Muitos usuários, inclusive, testaram os conhecimentos do Banribot fazendo perguntas mais complexas, se divertindo com o atendimento", afirma Alexandre Vieira, responsável pela organização do Fórum Banrisul, que neste ano contou com mais de 2,8 mil participantes nos dois dias de evento.

O Banribot é dotado de tecnologias de Inteligência Artificial, o que o habilita a aprender novas respostas e intenções a cada conversa. Sua construção utilizou um mapeamento das dúvidas frequentes dos participantes em outros anos para alimentar o chatbot do Fórum e capacitá-lo a interagir com os usuários. Assim, a solução tornou possível obter informações detalhadas de forma prática sobre a programação, horários, credenciamento, localização, entre outros, sem a necessidade de buscas.

"O objetivo do Fórum foi levar tecnologias que ainda estão muito inacessíveis ou são pouco usuais para o público. O chatbot é uma delas e serviu de aprendizado, inclusive para o Banrisul", afirma Vieira.

Com o sucesso do evento, o Banribot ainda foi capaz de agilizar os atendimentos e soluções de dúvidas devido à grande procura, já que as inscrições - gratuitas - se esgotaram em apenas três dias. "Foi muito fácil de fazer as modificações necessárias para que o chatbot pudesse dar respostas rápidas sobre as inscrições esgotadas. Tudo foi feito de forma muito dinâmica e nos ajudou a agilizar o atendimento", ressalta Vieira.

Nas edições anteriores, o atendimento era feito por e-mail e uma página de dúvidas frequentes, ambos substituídos pelo chatbot.

Impacto das tecnologias e transformação digital

O 11º Fórum Internacional de TI Banrisul ficou marcado pelo anúncio do banco estatal gaúcho de um fundo de 50 milhões de reais para fomentar fintechs, as startups financeiras. Além disso, foram abordados assuntos como blockchain, tecnologias em sistemas bancários e transformação digital, entre outros.

O evento reuniu palestrantes e executivos de grandes empresas nacionais e internacionais, como Cisco, PWC, KPMG, IBM, Microsoft, Santander, Caixa e Banco do Brasil.

No painel "Tecnologias Disruptivas Rompendo Fronteiras", Cassio Bobsin, CEO e fundador da Zenvia, debateu os impactos das inovações tecnológicas no surgimento de soluções disruptivas capazes de alterar a lógica de diversos mercados. Participaram do painel, ao lado de Bobsin, Andiara Petterle, do Grupo RBS; Fabiele Nunes, da startup Mundi; e Júlio Matos, da Botequim dos Jogos, com moderação de Daniel Oliveira, da Paysmart.

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS