Celular é mais que uma companhia dos brasileiros

Que o smartphone está ocupando um importante espaço na vida do brasileiro, em especial quando se pensa em conectividade e mobilidade, não há dúvidas, os números comprovam que esse é o futuro. Nós aqui da Zenvia, queremos possibilitar que você conheça melhor este cenário e fique por dentro dos últimos dados disponibilizados sobre o assunto no Brasil. Por isso, fizemos um “geral” dos últimos relatórios.

Os dados do Target Group Index revelam que 84% da população das 11 principais regiões metropolitanas do Brasil possuem celular; destes, 16% possuem smartphones. Há cinco anos, essa realidade era muito diferente. Vocês lembram que os telefones celulares eram usados somente para ligar? Acho que a gente nem imaginava, naquela época, que o número de SMS enviados pudesse chegar aos 600 milhões/mês, como acontece hoje no Brasil.

Quem vive por dentro do assunto já deve ter ouvido falar do último relatório realizado, o estudo Especial Mobile, do IBOPE Nielsen Online. O estudo foi feito por meio de uma pesquisa on-line, como o próprio nome diz, durante os dias 25 de abril e 2 de maio de 2012, sobre os  hábitos relacionados à comunicação móvel no Brasil.

Quer saber os resultados? Pelo menos 14% dos respondentes disseram ter mais de um smartphone; destes, cerca de 94% têm de 20 a 34 anos (veja abaixo), um público jovem, dos quais cerca de 80% utilizam a rede Wi-Fi, seguida da 3G. Sobre o tipo de plano, 53% dizem ter pré-pago, e 47%, pós-pago. No total, 49% dizem que a internet é para uso exclusivamente pessoal; 6%, exclusivamente profissional; e 45%, para ambos.

Segundo a Teleco, Inteligência em Telecomunicações no Brasil, o número de celulares no Brasil cresceu cerca 16,4% no último ano, e a Anatel indica que o Brasil terminou o primeiro semestre de 2012 com mais de 256 milhões de celulares, o que já ultrapassou faz tempo o número de habitantes do país.

Natural, não é mesmo? Afinal, os números vêm crescendo ano a ano.  A expectativa é que o mobile se torne cada vez mais presente no cotidiano de mais consumidores brasileiros, representando uma grande oportunidade para empresas. Você que está decidindo por fazer ou não parte do mercado mobile precisa se atentar para isso, pois num futuro muito próximo vão se diferenciar aquelas que definirem uma estratégia digital e mobile, com o uso de mensagens móveis, sites e aplicativos que ofereçam conteúdos a esse público.

E aí, você concorda com as nossas expectativas em relação ao mercado mobile?

Quer ficar por dentro do que está saindo de novo por aí em relação às mensagens móveis:  nos acompanhe no Twitter e acesse nossa fanpage.

Categorias:
Escrito por

Zenvia