Campanhas de Páscoa: estratégias de marketing para o seu negócio

As campanhas de Páscoa são uma grande oportunidade para negócios de diferentes segmentos. Confira ideias para colocar sua estratégia em ação!

No primeiro semestre do ano, há uma grande oportunidade para o comércio: as campanhas de Páscoa. Na data comemorativa, pequenas, médias e grandes empresas podem utilizar o tema para potencializar seus negócios, indo além do produto característico, ou seja, os ovos de chocolate.

Certamente, o chocolate,os ovos e o coelhinho da Páscoa são elementos importantes para as campanhas de Páscoa. Porém, vamos mostrar quais são as outras possibilidades para comércios de outros segmentos também participarem com sucesso da comemoração. Atraindo, convertendo e fidelizando clientes a partir do interesse gerado pelas campanhas de Páscoa.

Nesse artigo, você verá:

  • Campanhas de Páscoa: comportamento do consumidor
  • Marketing de Páscoa: dados para guiar sua campanha
  • 5 ideias para elaborar suas campanhas de Páscoa
  • Outras dicas de leitura

Campanhas de Páscoa: comportamento do consumidor

Uma das maneiras mais eficientes de começar o planejamento das campanhas de Páscoa de uma empresa é observar o comportamento dos consumidores, principalmente a partir da coleta de dados. Com isso, um ponto de partida é entender como se deu o padrão de consumo no ano anterior. 

Uma questão a ser considerada é o contexto dos dados. Sem dúvidas, 2020 e 2021, por exemplo, foram anos atípicos. Afinal, a pandemia do novo coronavírus impactou a sociedade em diferentes níveis e, com certeza, um deles foi a maneira de consumir e também os produtos escolhidos.

No entanto, apesar de existir diferenças claras entre períodos em que há um fator determinante fora do comum, é fundamental compreender como tais eventos impactam permanentemente as pessoas. Falar de transformação digital e integração entre digital e físico é decisivo para campanhas de Páscoa de sucesso.

Marketing de Páscoa: dados para guiar sua campanha

Dando sequência no estudo dos dados de anos anteriores para elaborar ideias de campanhas de Páscoa, separamos alguns insights que podem servir como base para a estratégia das empresas. Uma pesquisa realizada em 2021, com foco em fabricantes de chocolates do Brasil, mostrou que o comércio on-line teve um acréscimo de 84% comparado à arrecadação realizada no mesmo período em 2020.

Outra informação levantada pela pesquisa diz respeito a como os consumidores estão fazendo suas suas pesquisas na internet em busca de produtos para o período. Em 2021, as pessoas procuraram mais pelo termo “Barras de Chocolate” do que por “Bomboniere”, comparando com o ano anterior. Contudo, “Ovos de Páscoa” continua como preferido pelo público.

Marketing de Páscoa para todos os segmentos

Outra pesquisa, desta vez considerando as preferências do consumidor, traz dados importantes para quem não está no segmento de chocolates, ovos e produtos diretamente relacionados com a Páscoa. Ou seja, mostra como o Marketing de Páscoa e as campanhas de Páscoa podem funcionar muito bem para os demais setores.

Um dos estudos realizados, mostrou que os consumidores preferiam transações realizadas com cashback (69%) e que muitos apontaram que a troca de mensagens instantâneas com as empresas agiliza e facilita o processo de compra (64%). 

Apesar do chocolate ser o grande protagonista na hora da aquisição, com 82% de favoritismo, há ainda os que optam por sobremesas (23%), brinquedos (16%) e roupas e acessórios (14%). 

Quem é o público das campanhas de Páscoa?

O próprio Facebook divulgou dados que podem contribuir com as campanhas de Páscoa. Principalmente, para que as empresas consigam entender quem é o público para o qual estão desenvolvendo suas estratégias de marketing de Páscoa. 

Segundo o estudo, em 2020, a expectativa de compra na ocasião era de 113,2 milhões de brasileiros. Além disso, 88% indicavam a realização de pesquisas de preço antes da efetivação da compra. Outro insight está ligado ao setor de viagens, já que 20% das pessoas costumam ir até a casa dos pais e 11% visitam demais parentes.

Os produtos adquiridos na época de Páscoa são, em essência, destinados a:

  • filhos (59%)
  • cônjuge (42%)
  • mães (41%)
  • sobrinhos (33%)

Sendo assim, há um público que vai muito além do infantil. Na hora da decisão de compra, os principais fatores são:

  • preço (51%)
  • qualidade (48%)
  • promoções e descontos (41%)
  • diversidade de itens (29%)
  • marca (20%)

5 ideias para elaborar suas campanhas de Páscoa

Quer começar a elaborar a suas ações e não sabe por onde? Separamos 5 ideias que irão ajudar a estruturar sua campanha de Páscoa. São dicas importantes para utilizar durante a data comemorativa e que poderão ser aplicadas também em outras ocasiões com igual sucesso! Confira:

O Google Trends é uma ferramenta simples que oferece indicadores válidos e confiáveis da quantidade de vezes que uma palavra-chave é pesquisada por ano em um determinado período. 

Por exemplo, você pode pode colocar palavras-chaves importantes para o seu negócio (sorvete, fantasias, flores, entre outros) e entender qual o período em que ela apresenta o maior número de buscas. 

Também serve para entender como montar kits de produtos para épocas sazonais, como cestas de presentes, e quais brindes ou prêmios de promoções podem ser mais atrativos naquela época. 

#2. Vista a imagem da marca para a ocasião

Além da campanha de Páscoa em si, outra dica é adaptar a imagem da marca de acordo com a data comemorativa. Isso inclui redes sociais, logotipo e até mesmo a embalagem dos produtos.

É uma mudança que faz com que o consumidor associe a estética com sentimentos relacionados ao período de Páscoa, como lazer e diversão.

#3. Explore o uso de uma Landing Page especial para a data

A criação de uma Landing Page que contenha as opções de serviços e produtos, com a temática e o apelo de uma campanha de Páscoa, faz com que seus esforços de comunicação sejam direcionados para um só lugar.

Ou seja, suas campanhas de SMS, WhatsApp, Newsletter, redes sociais e outros canais, irão apontar para a mesma Landing Page, concentrando o tráfego gerado pelo Marketing de Páscoa. O que aumenta os resultados e pode gerar uma experiência positiva na hora do consumidor buscar produtos e promoções com a finalidade de presentear ou comprar algo para a data específica. 

#4. Utilize com sabedoria os seus chamados à ação (CTAs)

Como se trata de uma campanha temática, sendo assim, especial para aquela data, é importante ter bastante clareza e precisão na hora de fazer os seus chamados à ação, os CTAs. Com isso, você pode utilizar o senso de urgência, de maneira estratégica, para limitar a duração no período de Páscoa. 

Não se limite somente a data em si, mas trabalhe bem com todo período prévio e a semana anterior em que ocorrerá a comemoração, indo além do “Dia de Páscoa” e pensando na “Semana de Páscoa” ou em três dias de Páscoa. É importante adequar o tempo de duração com o tipo de campanha e resultado esperado. 

#5. Faça com que sua campanha chegue até o público

O planejamento do que será a campanha, a imagem que será utilizada, os produtos e brindes são essenciais. Afinal, são a base de uma campanha de Páscoa. No entanto, há outra parte que é igualmente importante para o sucesso da sua ideia de Páscoa: a divulgação.

Por isso, entenda qual é o tipo de divulgação que mais faz sentido para o seu segmento e tipo de negócio. Por exemplo, se o seu foco é e-commerce, vendas no Instagram ou outro. 

Assim, poderá optar por uma campanha de Adwords ou promoção regular de mídia social, o que estiver mais de acordo. O importante é garantir que os consumidores saibam e participem da campanha, aumentando as vendas do seu negócio.

Grande parte do sucesso das campanhas de Páscoa está relacionada com essas dicas de marketing. Sem dúvidas, é uma data importante para ser trabalhada com ações especiais de comunicação!

Outras dicas de leitura

Quer saber mais sobre campanhas em datas especiais? Recomendamos a leitura dos seguintes artigos:

Escrito por

Janine Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.