5 ações para impulsionar campanhas Black Friday

Confira 5 dicas de sucesso e 2 cases para inspirar as campanhas de Black Friday da sua loja. Prepara-se para a oportunidade de vender mais!

A Black Friday está chegando e após um ano conturbado devido a pandemia de coronavírus, em que muitas empresas tiveram suas vendas reduzidas, pode ser o momento ideal para recuperar as perdas vendendo mais e atraindo novos clientes. Para

De acordo com levantamento de dados do UOL AD_LAB, 69% dos entrevistados têm intenção de realizar compras na data. O número é alto, principalmente considerando a contenção de gastos causada pela pandemia. Portanto, não deixe de investir em ações de Black Friday assertivas para conquistar clientes em suas novas formas de consumo. 

Se por um lado muitos consumidores deixaram de sair para fazer compras por medo do risco do contágio, por outro, o consumo on-line cresceu, com 61% dos consumidores afirmando que aumentaram as compras pela internet durante a pandemia (de acordo com a mesma pesquisa do UOL). 

Sendo assim, esse é um momento propício para dar um up nas campanhas Black Friday on-line! Continue com a gente e confira algumas dicas para impulsioná-las.

Exemplos de Campanhas Black Friday

Importante para que consumidores tomem conhecimento de sua marca e clientes saibam das ofertas especiais, as campanhas de Black Friday requerem bastante planejamento estratégico e devem ser feitas com antecedência. Confira a seguir alguns exemplos de campanhas de sucesso que poderão gerar insights de como usar a criatividade neste ano.

Dafiti

O e-commerce que vende um pouco de tudo resolveu inovar na Black Friday 2013 e oferecer descontos todos os dias da semana separados por cores (White Monday, Blue Tuesday, Red Wednesday, Yellow Thursday e Black Friday). Cada dia era acompanhado por ofertas de diferentes segmentos de produtos. O resultado foi o aumento de vendas não só na Black Friday, mas ao longo de toda a semana. 

Chubbies

A marca estadunidense de Swimwear caprichou na estratégia Black Friday oferecendo brindes exclusivos a cada compra, e o mais inusitado: os brindes mudavam a cada 12 horas. A campanha não só aumentou o volume de vendas como também incitou a curiosidade e deu um show de atendimento na black friday

Como impulsionar suas campanhas para Black Friday?

Agora que você já conheceu modelos de ações para inspirar a sua campanha, saiba como impulsioná-la com algumas dicas simples da Zenvia para sua empresa!

Elabore um planejamento estratégico

Desenvolver uma estratégia com antecedência é essencial. Por isso, é necessário possuir um bom planejamento, definindo datas de campanhas, orçamentos, canais de comunicação a serem utilizados, equipes de colaboradores a serem mobilizadas, etc.

Tudo isso é importante para dar um norte às ações que serão tomadas e visualizar se os objetivos foram alcançados e com qual eficácia. 

Tenha uma boa base de leads

Aproveite os meses anteriores à Black Friday para atrair novos leads e atualizar a base. Uma dica interessante para realizar campanhas mais assertivas é fazer pesquisas com o seu público. Assim, você pode entender quais são os produtos e serviços que geram mais interesse.

Dessa maneira, com a aproximação da data será possível enviar campanhas mais segmentadas e direcionadas para um público interessado.

Conte com ferramentas de automação

As ferramentas de automação de marketing podem não só facilitar o seu trabalho como também potencializar as suas ações. Com APIs de SMS e WhatsApp, por exemplo, é possível enviar uma grande quantidade de mensagens em poucos segundos. 

Assim, a empresa poderá facilmente atualizar os leads quanto a novidades e ofertas especiais, enviar lembretes da data e até oferecer assistência através de um chatbot.

Outra dica é investir em uma solução de voz. Assim, você poderá enviar campanhas com torpedo de voz para sua base de contatos e ampliar os canais de geração de oportunidades.

Diversifique os canais de comunicação

Garanta que suas campanhas de marketing atingirão o público-alvo comunicando-se com ele através de seus canais de comunicação preferidos. 

Não adianta focar na comunicação via e-mail se os clientes da empresa estão mais presentes no Instagram e WhatsApp. Faça um estudo com antecedência para entender quais são os canais mais populares e utilize ferramentas de automação de marketing para estar presente em todos eles. 

O Zenvia Chat, por exemplo, é uma plataforma de atendimento ao cliente que permite que a empresa gerencie diferentes canais  de comunicação em um único lugar. Dessa forma, você pode integrar Voz, WhatsApp, Chat, SMS, Facebook Messenger, Telegram, Mercado Livre e E-mail e estar disponível em todos eles!

Monitores as campanhas Black Friday

Por fim, para entender se as campanhas estão sendo bem-sucedidas de acordo com os objetivos determinados no planejamento, analise os resultados e, se necessário, faça alterações para atrair cada vez mais clientes. 

Impulsionar suas campanhas é essencial para aproveitar o grande potencial da Black Friday e aumentar o volume de vendas, mas não deixe de garantir também que o atendimento ao cliente esteja à altura. 

Dessa forma, os novos clientes virão atraídos pelas ofertas especiais, mas ficarão pela boa experiência. Mais do que garantir bons resultados em vendas na Black Friday, é importante investir no relacionamento com o cliente na data, dessa forma, você poderá conquistar uma nova base de clientes fiéis.

Escrito por

Zenvia

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.