Ideias de campanhas e ações para o Dia Das Mulheres

Neste artigo, você encontrará ideias e dicas de ações para o dia das mulheres (08 de março). Crie campanhas que apoiam a causa feminina!

Neste artigo, você encontrará ideias e dicas de ações para o dia das mulheres (08 de março). Crie campanhas que engajam e apoiam a causa feminina!

Muitas pessoas acham que a data 8 de Março é apenas uma data de homenagens às mulheres, mas, diferente de outras datas comemorativas, ela não foi criada para comércio, e sim, para ser lembrada como um dia para promover a luta contra a desigualdade de gênero e celebrar conquistas econômicas, sociais e políticas de todas as mulheres.

Desde o ano de 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. Essa data passou a ser um marco fundamental para criar estratégias de marketing capazes de contar histórias e gerar identificação com o público feminino. 

4 campanhas do Dia Das Mulheres para você se inspirar 

No Dia Internacional da Mulher, marcas e empresas investem em comerciais, campanhas e ações nas redes sociais que abordam a luta contra o machismo e a desigualdade de gênero. Veja abaixo algumas ideias de campanhas para se inspirar e ações internas que a sua empresa pode adotar nessa data tão importante para todas as mulheres:

  • Minha dor importa | Buscofem

A Buscofem lançou em 2018 uma campanha com o objetivo de debater a cólica, assunto tão polêmico e tratado com descaso por parte da sociedade. 

Segundo os dados de uma pesquisa realizada pela própria Buscofem, uma das principais marcas de remédios para cólica, cerca de 92% das mulheres entrevistadas já sofreram com cólicas severas e 79% dessas mesmas pessoas já escutaram em algum momento da vida que suas reclamações referentes às dores menstruais eram apenas um exagero. 

Na ação de marketing, a Buscopan convidou mulheres reais para compartilhar casos de preconceito que sofreram durante suas crises de cólicas.

Confira como ficou no vídeo abaixo:

  • Dia da mulher | Netflix

A Netflix, gigante do streaming de vídeo, nunca escondeu que é a favor da diversidade. Além disso, costuma fazer campanhas para enaltecer o empoderamento feminino há muitos anos.

Em 2021, a Netflix publicou uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher em seu canal no YouTube que celebrou os marcos de diversas personagens femininas ao longo da história do cinema, desde os anos 1930.

O vídeo destaca o primeiro beijo entre mulheres em um filme para o grande público, registrado no filme “Marrocos” de Josef von Sternberg, em 1930 e a primeira aparição de uma mulher negra com cabelos naturais na rede de televisão norte-americana, Cicely Tyson — sendo também a primeira afro-americana a receber um Oscar Honorário, em 2018.

Veja abaixo o vídeo completo:

  • Reposter | Skol

Em um universo machista, onde a figura feminina era sempre subjugada em comerciais de cerveja, a Skol vem se posicionando de maneira diferenciada com o público feminino.

Em uma das ações para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Skol faz questão de dizer que o padrão machista não representa mais a empresa.

Na campanha, 6 ilustradoras foram convidados para recriar pôsteres antigos da marca, dessa vez valorizando o empoderamento feminino.

Inclusive, no início do vídeo, a frase de impacto conta com: “O mundo evoluiu e a Skol também. Isso não nos representa mais” e no final do vídeo, o slogan da campanha: “Skol, redondo é sair do seu quadrado”.

Dá uma olhadinha no vídeo abaixo:

  • #CervejeiraSouEu | Ambev

A campanha foi um movimento inédito iniciado pela Ambev em busca de reconhecimento e visibilidade das profissionais que atuam no mercado cervejeiro, e pela dissociação do termo ‘cervejeira’, relacionado a eletrodomésticos.

A ação teve início no Twitter com uma mobilização reivindicando o uso correto do termo, realizado entre cervejeiras da companhia e especialistas do mercado. Com a hashtag #CervejeiraSouEu, mulheres foram convidadas a compartilharem suas vivências.

Para incentivar essa mudança, o Empório da Cerveja deu o pontapé inicial com a alteração do nome do produto de “Cervejeira” para “geladeira de cerveja”.

“Nossas vozes, juntas, têm força para promover mudanças estruturais. É importante garantir que cada vez mais pessoas conheçam e entendam a importância do trabalho desempenhado pelas cervejeiras e, assim, garantir que todas sejam reconhecidas e respeitadas como merecem”, reforça Laura Aguiar, Mestre-Cervejeira e Head de Conhecimento e Cultura Cervejeira da Ambev.

A campanha contou com uma equipe majoritariamente feminina em sua execução, incluindo a liderança criativa e a direção de cena.

Confira como ficou o vídeo:

4 ações internas para o Dia Das Mulheres

O Dia Internacional das Mulheres tem mobilizado muitas empresas a lutarem pelo direito feminino, por isso, é importante pensar em estratégias de ações internas para encorajar as mulheres da sua empresa a entenderem seu real valor na vida, mas principalmente, dentro do mercado de trabalho.

  1. Convide mulheres para contarem suas histórias inspiradoras;

Essa data é uma ótima ocasião para convidar mulheres inspiradoras, seja de dentro ou de fora da empresa, para partilharem suas visões sobre questões atuais, promovendo o debate e a troca de experiências entre as colaboradoras.

  1. Realize campanhas sociais para mulheres;

Existem, atualmente, organizações que atuam nas mais variadas causas que dizem respeito às mulheres, como ONGs que são focadas na população feminina.

Organize na empresa, ações para arrecadar alimentos ou roupas para destinar à essas instituições que lutam pelas mulheres.

  1. Promova discussões sobre assuntos importantes;

Em vez de promover eventos que incluam serviços de beleza, massagem e outras atividades do tipo, que tal pensar Workshops que abordam assuntos como: desigualdade de gênero, liderança, empreendedorismo feminino, autoestima, maternidade, relacionamentos abusivos, machismo e etc…

Se a sua empresa quer, verdadeiramente, promover uma igualdade de gênero e fazer a diferença na sociedade, o ideal é envolver os homens também nessa discussão. 

Mas por que envolver os homens em um Workshop no Dia Das Mulheres?

A única forma de mudar a sociedade machista, na qual vivemos, é fornecendo conhecimento e mostrando aos homens o que as mulheres realmente passam no dia a dia. Dessa forma, eles vão entender como algumas atitudes machistas (que muitas vezes eles nem enxergam) podem afetar suas colegas de trabalho e também as mulheres da sua vida.

  1. Crie um programa de desenvolvimento para mulheres:

Para promover a igualdade de gênero, é essencial que as empresas invistam no protagonismo feminino. Os programas de desenvolvimento de lideranças para mulheres são muito eficazes nesse sentido e já vêm sendo realizados por diversas empresas brasileiras e multinacionais. Desse modo, a sua empresa dá visibilidade para as mulheres e as encoraja a serem o que elas quiserem.


Infelizmente, ainda vemos muitos casos de desigualdade de gênero no ambiente corporativo, e não basta pequenas ações, em uma única data, para mudar a realidade machista que vivemos, é preciso olhar para a cultura da empresa e buscar realizar mudanças mais estruturais para essa desigualdade acabar.

Mudanças, como:

  • Não fazer distinção salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma atividade;
  • Ter um equilíbrio entre o número de gestores e gestoras;
  • Incentivar o protagonismo feminino dentro da organização;
  • Não tolerar machismo, abuso e o preconceito no ambiente de trabalho, e etc;

São algumas práticas que devem ser adotadas para derrubar, de fato, as barreiras de gênero existentes no mercado de trabalho e promover a igualdade de gênero e o respeito que as mulheres tanto buscam. 

Outras dicas de leitura

Quer saber mais sobre campanhas em datas especiais? Recomendamos a leitura dos seguintes artigos:

Escrito por

Luana Cardozo

Formada em marketing com pós-graduação em negócios digitais. Apaixonada por inbound marketing, trabalhando há 6 anos na área. Atualmente, analista de inbound marketing na ZENVIA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.