Ideias de campanhas e ações para o Dia Das Mulheres

Inspire a mudança! Descubra ideias cativantes para campanhas e ações no Dia das Mulheres. Conecte-se com o seu público com inteligência!

Confira nosso guia inspirador sobre como celebrar o Dia das Mulheres, no 08 de março, de maneira impactante. Descubra ideias criativas e dicas práticas para desenvolver campanhas que não apenas engajem, mas também ofereçam apoio genuíno à causa feminina.

Muitas pessoas acham que a data 8 de Março é apenas uma data de homenagens às mulheres. Mas, diferente de outras datas comemorativas, ela não foi criada para comércio, e sim, para ser lembrada como um dia para promover a luta contra a desigualdade de gênero e celebrar conquistas econômicas, sociais e políticas de todas as mulheres.

Desde o ano de 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. Essa data passou a ser um marco fundamental para criar estratégias de marketing capazes de contar histórias e gerar identificação com o público feminino.

Prepare-se para explorar estratégias envolventes que destacarão seu compromisso com a igualdade de gênero e criarão experiências memoráveis neste Dia Internacional da Mulher.

4 campanhas do Dia Das Mulheres para você se inspirar 

No Dia Internacional da Mulher, marcas e empresas investem em comerciais, campanhas e ações nas redes sociais que abordam a luta contra o machismo e a desigualdade de gênero. Veja abaixo algumas ideias de campanhas para se inspirar e ações internas que a sua empresa pode adotar nessa data tão importante para todas as mulheres:

Minha dor importa | Buscofem

A Buscofem lançou em 2018 uma campanha com o objetivo de debater a cólica, assunto tão polêmico e tratado com descaso por parte da sociedade. 

Segundo os dados de uma pesquisa realizada pela própria Buscofem, uma das principais marcas de remédios para cólica, cerca de 92% das mulheres entrevistadas já sofreram com cólicas severas e 79% dessas mesmas pessoas já escutaram em algum momento da vida que suas reclamações referentes às dores menstruais eram apenas um exagero. 

Na ação de marketing, a Buscopan convidou mulheres reais para compartilhar casos de preconceito que sofreram durante suas crises de cólicas.

Confira como ficou no vídeo abaixo:

Dia da mulher | Netflix

A Netflix, gigante do streaming de vídeo, nunca escondeu que é a favor da diversidade. Além disso, costuma fazer campanhas para enaltecer o empoderamento feminino há muitos anos.

Em 2021, a Netflix publicou uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher em seu canal no YouTube que celebrou os marcos de diversas personagens femininas ao longo da história do cinema, desde os anos 1930.

O vídeo destaca o primeiro beijo entre mulheres em um filme para o grande público, registrado no filme “Marrocos” de Josef von Sternberg, em 1930 e a primeira aparição de uma mulher negra com cabelos naturais na rede de televisão norte-americana, Cicely Tyson — sendo também a primeira afro-americana a receber um Oscar Honorário, em 2018.

Veja abaixo o vídeo completo:

Esse direito é nosso! De todas nós! | Globo

Em 2023, a Globo produziu uma peça de vídeo que foi exibida durante todo o mês de março, que destacou leis de proteção e de garantia de direitos às mulheres. Nela, foram citadas as leis Maria da Penha, Carolina Dieckmann e outras.

Assim, enquanto um canal assistido por milhões de brasileiros, fez seu papel de informar, levando a todas essas pessoas uma utilidade pública para a garantia de direitos das mulheres.

Sua identidade visual também fugiu do estereótipo do uso do cor-de-rosa, e exibiu mulheres diversas em idade, raça e corpos, para melhor identificação com o público. Confira:

#AlémDoRosa | Huggies

Desmistificando rótulos impostos às mulheres desde o nascimento, Huggies aproveitou um debate relevante de maneira leve e emocionante, totalmente alinhado com a identidade e público-alvo da marca de produtos para bebês.

Para isso, fez um texto e um jogo de imagens que giram em torno da cor rosa, associada às mulheres, assim como várias questões que a permeiam. Assista aqui:

4 ações internas para o Dia Das Mulheres

O Dia Internacional das Mulheres tem mobilizado muitas empresas a lutarem pelos direitos e pela igualdade de gênero. Por isso, é importante pensar em estratégias de ações internas para encorajar as mulheres profissionalmente e dessa forma, valorizá-las. Confira algumas dicas de ações internas a seguir:

1. Convide mulheres para contarem suas histórias inspiradoras

Essa data é uma ótima ocasião para convidar mulheres inspiradoras, seja de dentro ou de fora da empresa, para partilharem suas visões sobre questões atuais, promovendo o debate e a troca de experiências entre as colaboradoras.

2. Realize campanhas sociais para mulheres

Existem, atualmente, organizações que atuam nas mais variadas causas que dizem respeito às mulheres, como ONGs que são focadas na população feminina.

Organize na empresa, ações para arrecadar alimentos ou roupas para destinar à essas instituições que lutam pelas mulheres.

3. Promova discussões sobre assuntos importantes

Em vez de promover eventos que incluam serviços de beleza, massagem e outras atividades do tipo, que tal quebrar paradigmas e promover Workshops e minicursos que abordam assuntos como:

  • desigualdade de gênero;
  • liderança;
  • empreendedorismo feminino;
  • autoestima.

Se a sua empresa quer, verdadeiramente, promover uma igualdade de gênero e fazer a diferença na sociedade, o ideal é envolver os homens também nessa discussão. 

Mas por que envolver os homens em um Workshop no Dia Das Mulheres?

A única forma de mudar a sociedade machista, na qual vivemos, é fornecendo conhecimento e mostrando aos homens o que as mulheres realmente passam no dia a dia. Dessa forma, eles farão parte da conscientização sobre atitudes machistas que podem afetar suas colegas de trabalho e também incentivar uma reflexão em âmbito pessoal.

4. Crie um programa de desenvolvimento para mulheres:

Para promover a igualdade de gênero, é essencial que as empresas invistam no protagonismo feminino. Os programas de desenvolvimento de lideranças para mulheres são muito eficazes nesse sentido e já vêm sendo realizados por diversas empresas brasileiras e multinacionais. Desse modo, a sua empresa dá visibilidade para as mulheres e as encoraja a conquistarem papéis de liderança.

Infelizmente, ainda vemos muitos casos de desigualdade de gênero no ambiente corporativo, e não bastam pequenas ações, em uma única data, para mudar a realidade machista que vivemos. Para isso, é preciso olhar para a cultura da empresa e buscar realizar mudanças mais estruturais rumo à igualdade de oportunidades. Como por exemplo:

  • Não fazer distinção salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma atividade;
  • Ter um equilíbrio entre o número de gestores e gestoras;
  • Incentivar o protagonismo feminino dentro da organização;
  • Não tolerar machismo, abuso e o preconceito no ambiente de trabalho.

Essas são algumas práticas que devem ser adotadas para contribuir de fato para a quebra das barreiras de gênero existentes no mercado de trabalho e promover a igualdade de gênero e o respeito.

Conclusão

Ao explorar exemplos de campanhas e estratégias para o Dia das Mulheres, percebemos a capacidade única de inspirar mudanças positivas. Ao incorporar a igualdade de gênero em campanhas externas e implementar ações internas nas empresas, estamos construindo um futuro mais inclusivo.

Lembre-se, o poder está nas pequenas ações diárias e no comprometimento contínuo. Vamos continuar celebrando e apoiando as mulheres, reconhecendo que cada passo em direção à igualdade contribui para um impacto duradouro. Que este guia inspire ações significativas e promova uma cultura que valorize e capacite mulheres em todos os aspectos da vida.

Aproveite essas datas especiais para inspirar e se conectar com seus clientes com um atendimento de ponta proporcionado pela Zenvia!

Confira outras datas comemorativas importantes

Quer saber mais sobre campanhas em datas especiais? Recomendamos a leitura dos seguintes artigos:

Escrito por

Janine Costa