Buzz marketing: saiba como fazer as pessoas falarem da sua marca!

Buzz Marketing é uma estratégia que pode aumentar seu posicionamento de marca e gerar engajamento. Confira dicas para começar hoje mesmo!

Seja de refrigerante, roupas ou móveis, todos recordamos de alguma propaganda marcante que nos fez comentar sobre a marca muito tempo depois de assistirmos. Este é essencialmente o objetivo do buzz marketing: causar impacto e engajamento, através de estratégias de marketing que façam as pessoas comentarem sobre a marca.   

O buzz mkt, como também é chamado, é capaz de gerar um grande burburinho sobre a marca, o que leva ao rápido aumento das vendas. Como a tradução já diz, buzz significa excitação em inglês, e o objetivo é causar o máximo de agitação possível nas redes sociais e na fala das pessoas. Mas atenção: a mensagem passada deve ter conteúdo rico, pois as pessoas devem continuar compartilhando-a. 

Continue conosco e conheça mais sobre buzz marketing: exemplos, conceitos e objetivos. Veja as vantagens de adotar esta estratégia que promete dar um boom nas suas vendas!

Buzz marketing: conceito 

Buzz marketing, ou, em tradução livre, marketing de burburinho, é uma estratégia que tem como foco chamar a atenção para uma marca. A estratégia é peça-chave em como atrair clientes, pois visa colocar a empresa no centro das discussões do público.

Buzz marketing: objetivo 

O objetivo do buzz marketing é se aproveitar das facilidades de conexão e comunicação do mundo atual para trazer visibilidade para sua marca. 

Com as redes sociais ficou fácil e cada vez mais comum a troca de opiniões entre pessoas que não se conhecem pessoalmente. Esta tendência pode ser bem utilizada pelo marketing, pois potencializa o alcance de campanhas publicitárias, com pessoas desconhecidas conversando sobre o mesmo assunto — e o objetivo do buzz marketing é que este assunto seja a sua marca!

Qual a diferença entre buzz marketing e marketing viral? 

Muitas vezes confundidos, buzz marketing e marketing viral são conceitos que se parecem por partilhar objetivos semelhantes e planejamento estratégico, porém, se analisados detalhadamente, diferem em pontos essenciais. 

Ambos buscam a divulgação em larga escala da marca, mas as formas de alcançar este objetivo divergem. No marketing viral, a mensagem deve ser simples e “contagiosa”. Assim, pode se espalhar rapidamente, sendo compartilhada entre milhares de pessoas. Desta forma, a marca será conhecida por pessoas que antes não sabiam de sua existência. O objetivo é aumentar o alcance no menor tempo possível. 

Já no buzz marketing a mensagem apresenta um conteúdo rico, que deve gerar debates e discussões sobre a marca em si ou seus produtos e serviços. O objetivo não é que as pessoas apenas saibam de sua existência, como no marketing viral, mas, sim, que discutam sobre ela mesmo após terem interagido com as campanhas publicitárias, gerando valor social para a marca. 

Como gerar buzz marketing 

Conheça agora alguns exemplos de buzz marketing: cases de sucesso que irão te incentivar a usar a criatividade para adotar essa estratégia ainda hoje!

Intimus 

A Intimus, marca de produtos de higiene feminina, obteve grande sucesso em 2015 com o lançamento de sua campanha “Marias”. A campanha em formato de série contou com vários vídeos de cinco minutos cada. Neles, Maria que em cada episódio era interpretada por uma mulher diferente, utilizava os produtos Intimus em seu cotidiano. 

A série foge do comum para a categoria de produtos e aborda o que Mark Hughes chama em seu livro Buzz Marketing como sendo o botão extraordinário. Este “botão” é capaz de causar impacto por meio da abordagem de assuntos positivos que são aprovados por consumidores. 

Apple 

Steve Jobs, fundador da Apple, utilizava técnicas de buzz mkt durante o lançamento de novos produtos. O CEO criava uma verdadeira narrativa para apresentar as novidades, gerando tensão em cada frase de seus famosos discursos até, finalmente, culminar na revelação do novo produto.  

Com isso, Jobs deixava o público cada vez mais curioso e na hora da revelação gerava uma grande agitação, com milhares de pessoas comentando sobre as novidades da Apple. 

Star Wars 

Após divulgar quem seria a nova proprietária da Lucasfilm, a Disney anunciou o lançamento da nova trilogia de Star Wars. No entanto, ao invés de lotar a mídia e as redes sociais com os bastidores das gravações, a produtora segurou até o último momento as informações que o público queria saber. 

Guardando segredo, a Disney conseguiu deixar o público ansioso para correr aos cinemas assim que o filme fosse lançado. 

O buzz marketing pode ser aplicado de diversas formas. Além de campanhas de marketing, como as vistas nos exemplos acima, a estratégia também pode ser feita através de clientes satisfeitos

Isso porque, quando um cliente se sente satisfeito, tende a compartilhar sua experiência com outros consumidores, atingindo o objetivo do buzz marketing. Por isso, é essencial conhecer o seu público e investir na satisfação e fidelização de clientes. Use sua criatividade para causar impacto e engajar consumidores!
Atrair clientes é importante e mantê-los, também. Por isso, aproveite para ler nossos artigos sobre atendimento ao cliente e experiência do cliente e aprenda técnicas para fazê-los voltar!

Escrito por

Zenvia

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.