Bots, machine learning, inteligência artificial: o futuro que já está presente

Talvez não estejamos preparados e nem nos sintamos muito confortáveis com um cenário em que máquinas conversam não apenas com humanos, mas também entre si.

 Esse cenário, porém, será realidade em um futuro não muito distante, um futuro inevitável que vai exigir adaptação de ambos os lados: homem e máquina. Essa adaptação já começou, mesmo que muitos não tenham percebido.

 Esta mudança também está acontecendo no meio corporativo, e evoluindo mais rápido do que podemos perceber. Hoje o machine learning estabelece as bases para que a tecnologia avance para uma maior humanização do que foi no passado. Assim, somos impactados de formas cada vez mais sutis.

 Sites de e-commerce sugerem produtos que são exatamente o nosso perfil, aplicativos auto completam nossas preferências. As ferramentas de marketing de relacionamento oferecem serviços cada vez mais personalizados e a preocupação com a experiência do consumidor aumentou.

 O machine learning vai seguir continuamente capacitando as máquinas para que a relação máquina-humano seja o mais fluida possível neste futuro que será conversacional, personalizado, contextual e inteligente. 

Dentro de poucos anos, a tecnologia vai evoluir em um conceito chamado de aplicações conversacionais, possíveis a partir da junção entre inteligência artificial, big data, mobile e a evolução da mensageria.

 Assim, neste futuro próximo, as empresas poderão oferecer soluções capazes de encantar os clientes com um chatbot que identifique, em uma só frase, todas as necessidades do consumidor naquele momento, fazendo com que o contato seja mais assertivo e ágil e trazendo reconhecimento de marca.

E para acompanhar esta evolução, a segurança também irá desenvolver mais recursos como criptografia e protocolos, o que tornarão as transações virtuais ainda mais confiáveis.

Esse cenário foi o mote da participação da Zenvia no APIX 2017, onde apresentamos um teaser do novo posicionamento e da nova plataforma que estamos desenvolvendo para embarcar nesse futuro conversacional. E já adiantamos: esse futuro está nos motivado muito. E você, como se sente com essas novas tecnologias que estão surgindo? Para saber mais sobre a Zenvia entre em contato conosco e nos conte sobre os desafios de comunicação do seu negócio.

 

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia