Conheça 5 boas práticas de SMS na Black Friday para sua campanha

Quer bombar na Black Friday, mas não sabe como se planejar com os envios de SMS? Confira 5 boas praticas no envio de SMS e implemente já!

A Black Friday entrou no calendário comercial brasileiro como uma das datas mais importantes para diversos segmentos, principalmente o varejo. Atentar para as demandas dos consumidores e principalmente para formas de otimizar os resultados é fundamental para manter sua marca competitiva no mercado durante o período.

Por falar em demandas, não é novidade que as compras virtuais são tendência. Em 2020, 71% dos brasileiros compraram mais por meio de e-commerces do que nos anos anteriores e a expectativa é de que as vendas por esse canal na Black Friday sejam 77% maiores do que em 2019.

Sobre as possibilidades, essa é uma época de altíssimo potencial para tráfego de mensagens promocionais. Por isso, é essencial adotar boas práticas de SMS na Black Friday para ajudar na performance do envio das mensagens e no sucesso da campanha. Veja a seguir quais são elas e aproveite para conhecer algumas formas de disparo!

Boas práticas de SMS na Black Friday

O SMS é uma ferramenta bastante útil para vender mais. Por meio dele, é possível enviar vouchers, possibilitar acompanhamento do rastreio de entregas e até mesmo fazer pagamentos. 

No entanto, é preciso usá-lo de maneira adequada para colher bons frutos da estratégia. Confira algumas boas práticas de SMS na Black Friday e tenha insights para sua campanha!

1. Antecipe os envios de SMS na Black Friday

Um estudo do Google apontou que 26% das pessoas começam a pesquisar preços de produtos um mês antes da Black Friday. Esse é um argumento e tanto para planejar e dar o start na campanha com bastante antecedência.

Logo, se não conseguir realizar um Black Month, pelo menos realize uma Black Week estendida até a Cyber Monday. Quem amplia a campanha para este período, verifica aumento no volume de vendas e garante mais tempo ao cliente para tomar a decisão de compra.

Nesse sentido, não deixe de inserir na sua estratégia de marketing para a Black Friday disparos de SMS com certa antecedência à data de fato. Além de gerar expectativa para o evento, invista em causar senso de urgência para as compras.

2. Priorize disparos durante o horário comercial

Sobre o horário para envio, é importante que ele seja feito no horário comercial para evitar desconfortos no cliente ou possível cliente. Além disso, para otimizar os resultados, é recomendado que os envios sejam distribuídos ao longo do dia.

Essa é também uma maneira de evitar atrasos na entrega da mensagem. Isso porque o período do dia com maior volume de envios costuma ser entre 10 horas da manhã e meio-dia. Dessa forma, é esperado que nesses horários a entrega do SMS seja mais demorada devido às limitações das operadoras.

3. Estabeleça cadência adequada de envios de SMS

Mais do que horário ideais de envio, cuide para que a haja a cadência adequada de disparos de SMS. Conforme a dica anterior, antecipe os disparos, mas também tome cuidado para não enviar quantidade excessiva de mensagens. Lembre-se de que o objetivo é aumentar as vendas fazendo com que o contato se lembre da sua marca.

Caso seja importunado, pode-se ter o efeito contrário. O consumidor deixa de comprar com você, o que gera impactos negativos para a imagem da empresa e, consequentemente, causa diminuição na quantidade de transações durante a Black Friday.

4. Personalize o conteúdo das mensagens

Para ter uma boa conversão, uma das boas práticas de SMS na Black Friday é cuidar do texto para SMS para que a linguagem esteja adequada e personalizada. Mas como isso é possível? Primeiramente, não deixe de se identificar! Uma ideia é inserir o nome da marca antes do texto para situar o leitor de onde veio aquela mensagem.

Outra dica é utilizar a variável de nome do usuário nos disparos para gerar aproximação ainda maior entre ele e a empresa. Não deixe também de identificar qual é a linguagem mais adequada para seu público, além de ter cuidado com acentuação, que pode quebrar a leitura, visto que textos de SMS não exibem esse tipo de símbolo.

5. Reúna corretamente os dados necessários para o envio

Por falar em variável de nome do usuário, não deixe de reunir corretamente os dados no momento de enviar SMS. Disparos em massa requerem arquivos com informações dos destinatários, sendo que, além do número de celular, elas podem incluir nome, CPF, endereço, entre outros dados.

Sendo assim, certifique-se de que todas as variáveis utilizadas no copywriting das mensagens de SMS têm correspondência com alguma das colunas da planilha usada no envio. Não vá usar um dado que não tem certeza de que consta nesse arquivo, hein?

Disparadores de mensagens

Diferentemente do que se pode pensar, disparos de SMS em massa não requerem um aparelho ou número de celular. 

Com os disparadores de mensagens, é possível enviar para vários contatos ao mesmo tempo, com apenas alguns cliques, otimizando o tempo e aumentando o alcance da marca. Veja a seguir algumas ferramentas da Zenvia que podem ajudar nesse sentido.

Zenvia Message

O Zenvia Message é um disparador de mensagens fácil e rápido de usar. Além de SMS, ele permite o envio de mensagens de WhatsApp e de torpedos de voz. Ainda, é possível obter relatórios dos disparos, conferir status de envio e acessar resposta do usuário.

Para enviar as mensagens, basta redigir a mensagem de texto, configurar as variáveis, caso haja, e inserir manualmente os contatos ou subir um arquivo com número do celular dos contatos e outro dados que desejar.

Integração por API

Também é possível fazer disparos por meio de códigos de programação, as APIs. Com a API REST, pode-se fazer envios múltiplos e disparar lotes com, no máximo, 100 mensagens por requisição. Isso é importante para evitar timeout, lembrando que a plataforma permite 100 requisições simultâneas, considerando também os retornos.

Já para envios simples, evite colocar data de agendamento em envios imediatos. Ao colocar data de agendamento, a mensagem passa por procedimentos adicionais que não são necessários para envio imediato. Aqui também, a plataforma permite 100 requisições simultâneas, considerando os retornos.

Precauções antes do envio

Dada a especificidade de datas como essa, boas práticas de SMS na Black Friday também incluem ter algumas precauções. Veja a seguir quais são elas.

Atente para o conteúdo

Antes de fazer a configuração técnica do disparo, também é importante considerar o conteúdo das mensagens, para que a entrega não seja prejudicada ou a campanha perca o efeito desejado.

Evite campanhas com prazos muito específicos

A Black Friday dá ao consumidor um senso de urgência nas compras, certo? Mas tome cuidado! Evite campanhas com horários muito específicos. Por exemplo, mensagens do tipo “Envie o código GF12G entre as 16h e 17h para ganhar um desconto de 50%” podem não trazer muitos retornos.

Faça cadastro para envios de links

Cadastre previamente no caso de envios com links (URLs).  Para evitar links maliciosos ou perigosos, a Zenvia conta com filtros que podem barrar links. Para garantir qualidade na entrega, comunique as URLs desejadas para cadastro prévio.

Cuidado com o tamanho dos arquivos

Limite tamanho dos arquivos ao enviar SMS na Black Friday. Preferencialmente, envie arquivos com, no máximo, 200 mil mensagens utilizando envio “para grandes volumes”.

Distribua os horários de envios

Para ter maior efetividade, é indicado distribuir o envio de arquivos ao longo do dia. Utilize o agendamento entre os horários disponíveis no Zenvia Message. Recomenda-se lotes de até 50 mil mensagens por agendamento, com intervalo mínimo de 15 minutos entre cada um.

Limite a requisição de mensagens em envios múltiplos

Limite a requisição de mensagens nos envios múltiplos. Via API REST, deve-se enviar lotes com no máximo 100 mensagens por requisição para evitar timeout (queda ou interrupção do serviço).

Prefira envios simples imediatos

Opte sempre pelo disparo imediato ao fazer envios simples. Nesse sentido, não coloque data de agendamento na requisição via API REST, pois assim consegue-se preferência em relação a outros tipos de envio;

Horários de envios na Black Friday

Não existe um melhor horário para envio de SMS na Black Friday. A probabilidade é de alto volume de tráfego de mensagens durante o dia inteiro. O melhor mesmo é recomendar distribuir os envios ao longo do dia para ter maior efetividade.

Problemas que podem ocorrer na semana da Black Friday

É certo que podem acontecer alguns problemas no envio de SMS na Black Friday. Então, saiba quais são eles e prepare-se para contorná-los da melhor maneira possível:

  • Na semana da Black Friday, a entrega de mensagens seja mais lenta que o normal, especialmente para envios de arquivo. Por exemplo, para envio de um arquivo com 200 mil mensagens, é esperado que leve perto de uma hora para processar e entregar as mensagens na operadora;
  • É esperado que haja atrasos na entrega de callbacks;
  • É esperado que tenha atrasos na atualização de status no gerenciador web;
  • Devido ao limite que as operadoras impõem no envio de mensagens, que fica em torno de 2,2 mil mensagens por segundo (TPS) na soma de todas as operadoras, pode-se ter atraso na entrega das mensagens.

O SMS é uma ferramenta capaz de aumentar os resultados de campanhas de Black Friday e por isso precisam ser considerados dentro do planejamento dessa data nas empresas. Garantir a aplicação da boas práticas de SMS na Black Friday apresentadas neste post, além de atentar para as intercorrências e se precaver são ações capazes de aumentar as chances de sucesso com a ação.

E aí, precisa de auxílio para seus envios de SMS na Black Friday? Conte com a Zenvia! Entre em contato com a gente e conheça nossos disparadores de mensagens SMS.

Escrito por

Flavio Barboni

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.