Por que blockchain e chatbots são uma boa combinação?

As ferramentas digitais são cada vez mais decisivas para as empresas e, além de apostar nas tecnologias certas, é preciso fazer com que elas interajam da maneira mais eficiente possível.

No post de hoje, vamos mostrar como blockchain e chatbots podem trabalhar juntos para melhorar os resultados em vendas, atendimento e marketing com ganhos de efetividade, segurança e experiência de uso. Confira!

Como funciona a integração entre chatbots e blockchain?

O blockchain pode ser utilizado para monitorar os registros de interações entre pessoas e chatbots. A ideia é manter um banco de dados seguro que possa ser verificado sempre que necessário e, assim, melhorar a confiabilidade dos atendentes virtuais.

Cada interação realizada por um chatbot é adicionada, como um nó, à cadeia de dados característica de um blockchain. Assim, sempre que for necessário conferir a autenticidade ou qualidade de um chatbot, basta analisar o seu histórico.

Quais são as vantagens em alinhar blockchain e chatbots?

Unir a confiabilidade do blockchain e a alta acessibilidade dos chatbots é uma ação estratégica, que traz benefícios tanto para empresas quanto para clientes.

Mais segurança

Embora os chatbots já tenham certa popularidade, eles ainda causam algumas desconfianças, em especial relativas às possibilidades de a ferramenta ser utilizada para propagar spam ou outras ações maliciosas. Afinal, os bots podem interagir com um grande número de pessoas ao mesmo tempo que, nem sempre, conseguem confirmar a confiabilidade da ferramenta sozinhas.

O blockchain pode auxiliar a melhor esse processo, permitindo que cada usuário, por exemplo, consiga qualificar a experiência com um chatbot após uma interação. Assim, o chatbot vai ganhando “pontos” que serão inseridos dentro do bloco de dados e poderão ser analisados por usuários futuros.

Maior comodidade

As interações realizadas com um chatbot podem ser corretamente armazenadas com a utilização dos blockchains, o que é ótimo para verificar a confiabilidade de um atendente virtual. O histórico, no entanto, também é útil para melhorar a experiência do usuário e, assim, a sua fidelização.

Acessando o histórico de interações, um chatbot pode detectar que o cliente atual tem um cupom de desconto próximo ao vencimento. Ele consegue alertar o comprador sobre o benefício, que terá mais um motivo para finalizar uma compra, por exemplo.

Esse banco de dados robusto pode ser utilizado tanto para notificar usuários sobre os benefícios que eles têm quanto para ajudar a empresa a manter um histórico de informações seguro e confiável sobre o perfil dos clientes.

O que é blockchain?

O termo se popularizou com o sucesso do Bitcoin. A moeda virtual é um bom exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada: o blockchain é uma forma de estruturar dados de tal forma que a sua integridade possa ser sempre assegurada, mesmo que eles sejam sensíveis, como em uma transação financeira.

Como o nome sugere, o blockchain é formado por vários blocos de informações ou nós, criados após cada utilização. Toda a cadeia de blocos pode ser conferida para garantir a integridade da operação, ou seja, o blockchain funciona como um grande livro-razão.

O seu grande diferencial, no entanto, está no fato de que o blockchain sempre é apoiado em estrutura descentralizada e, assim, possibilita a interação entre dois agentes sem uma intermediação externa.

Como funcionam os chatbots?

Os chatbots são programas de computador capazes de interagir com seres humanos de maneira autônoma. Eles podem estar presentes em várias etapas de um negócio, como no atendimento ao cliente, oferecendo um suporte online 24 horas ou coletando dados para pesquisas, por exemplo.

Existem dois grandes tipos de chatbots: alguns funcionam com inteligência artificial, sendo capazes de aprender com sua própria experiência e, assim, aperfeiçoar sua performance. No entanto, eles ainda são muito caros e demandam longos períodos de testes.

Os chatbots que funcionam por meio de fluxos de respostas, no entanto, já são bastante populares. Eles são capazes de entender perguntas pré-programadas em diferentes tipos de contexto, dar as respostas ou executar ações adequadas com vários níveis de complexidade.

Viu como blockchain e chatbots podem ser uma dupla incrível? Descubra mais formas de transformar o atendente virtual em um diferencial competitivo no nosso post “Chatbot para negócio: saiba como garantir o sucesso da sua empresa“!

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia