Marketing via SMS: solucione as 7 dúvidas mais comuns
O Atendimento na Black Friday pode ser um diferencial para alavancar as vendas. Saiba como se preparar para oferecer uma boa experiência!
Saiba maisO Atendimento na Black Friday pode ser um diferencial para alavancar as vendas. Saiba como se preparar para oferecer uma boa experiência!
A Black Friday é a segunda melhor data para os varejistas, atrás somente do Natal, de acordo com dados divulgados pelo Google em uma pesquisa realizada em parceria com a Provokers.
O estudo – feito com 1.500 consumidores online de 18 a 54 anos, de classes A, B e C, de todas as regiões do Brasil – identificou também que 99,5% das pessoas afirmam conhecer a Black Friday.
O crescimento de 25% das vendas em 2020, em relação ao ano de 2019, mostra que apesar das mudanças no contexto social provocadas pela pandemia de covid-19, a tendência de crescimento de vendas nesse período se mantém. Diante disso, podemos esperar que 2021 siga esse caminho, se espelhando, inclusive, nos aprendizados de 2021.
Um deles, é a importância de se planejar com antecedência e atrair mais consumidores para o seu negócio. Veja nossas dicas de como se preparar para a Black Friday!
Em 2020, muitas empresas cujo forte eram as vendas físicas se viram obrigadas a realizar uma mudança brusca para o meio on-line. Da mesma forma, plataformas de e-commerce tiveram de se adaptar às pressas para atender ao aumento de demanda. Todos esses esforços, no entanto, poderão ser compensados com a chegada da Black Week!
É verdade que os hábitos de consumo mudaram devido à pandemia. Prova disso é a diminuição de 47% da intenção de adquirir bens relacionados ao autocuidado para a data em 2021. Porém, outros segmentos têm boas chances de aumento na procura: 34% dos consumidores considerarão usar a data para consumir alimentos e bebidas com descontos.
Sendo assim, a Black Friday pode ser uma ótima oportunidade para amenizar os impactos negativos causados pela pandemia de Covid-19. Nesse sentido, quem estiver mais preparado poderá sair na frente da concorrência!
A busca por itens mais baratos é um dos fatores que motiva as pessoas a esperar a Black Friday para fazer compras. É importante ter em mente que o sucesso na data vai além de somente oferecer descontos.
Com consumidores cada vez mais exigentes, os dados divulgados pelo Google mostram a existência de barreiras que podem impedir a finalização da compra em um e-commerce. Segundo a pesquisa, 31% dos entrevistados nunca compraram na Black Friday por motivos como:
Para as compras on-line, 25% dos entrevistados que compram na Black Friday afirmaram que a experiência no site é um dos atributos mais importantes, além do preço. Desse número, os fatores que são mais levados em conta são:
Portanto, conheça algumas estratégias para Black Friday e saiba como sair na frente nesta data tão competitiva!
Independentemente de serem compras físicas ou on-line, o atendimento é uma etapa de extrema importância na jornada do cliente. É um fator determinante em sua satisfação e pode ser um grande diferencial para a empresa.
Enquanto nas lojas físicas o bom atendimento depende da disposição dos colaboradores, no meio on-line ele é determinado por diversos fatores, como: rapidez de serviços, disponibilidade de informações, canais de auxílio, etc.
Durante a Black Friday, o atendimento ganha ainda mais importância, já que a alta demanda e o aumento de visitas no site requer um bom preparo. Para aproveitar da melhor maneira a oportunidade de faturamento nessa data, é fundamental que a empresa tenha uma equipe organizada, treinada, com atendimento personalizado e um processo de pós-vendas estruturado.
Conheça a seguir algumas estratégias para aprimorar a comunicação com seu cliente da sua empresa na Black Friday.
Por conta do curto período de tempo para aproveitar as promoções, a solução de dúvidas precisa ser ágil. Dessa forma, usar a comunicação em tempo real é a melhor opção.
A dica é investir em ferramentas de automação, como um assistente conversacional, ou chatbot, que permitem que 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, com essa solução, é possível sanar as dúvidas de quem possui a intenção de compra, facilitando o processo de venda.
Se quiser conhecer mais dicas, confira o nosso conteúdo completo sobre o uso de Chatbot na Black Friday.
Mais do que atender, um dos fatores que podem garantir uma experiência agradável é ter uma comunicação personalizada e humanizado.
Quando se presta um atende com exclusividade, aumenta-se a chance de cativar o público-alvo. Com o marketing de relacionamento, por exemplo, é possível construir uma relação sólida com seu público e demonstrar sua importância, mesmo após a compra. Ainda traz mais uma vantagem: auxilia na fidelização de clientes, tornando o seu público menos suscetível à concorrência.
Na loja física, quando as pessoas têm dúvidas sobre os produtos, podem simplesmente questionar os atendentes na mesma hora. No meio onl-ine, porém, isto não é possível.
É uma prática comum procurar a descrição dos produtos e as resenhas para garantir que está comprando exatamente aquilo que deseja. Por isso, assegure que o e-commerce tenha informações detalhadas dos produtos.
Assim, é possível diminuir as chances de que a pessoa tenha de procurar informações em outro site.
Sem um pós-venda eficiente, todo o progresso alcançado durante a Black Friday pode se tornar um problema. Por isso, garanta que tudo ocorra bem em todo o processo. Afinal, a fidelização é muito importante.
O setor de entregas deve estar totalmente preparado para a alta demanda. Além disso, é fundamental garantir que os produtos cheguem no prazo e também em excelentes condições de conservação.
Caso aconteça algum problema, a equipe está altamente preparada para solucionar a situação. Oferecer uma boa experiência de compra é uma das maiores oportunidades de fidelização de clientes.
Além de seguir as dicas de fidelização do cliente, é importante que a empresa tenha um planejamento para Black Friday.
O aumento da demanda, somado às medidas de segurança necessárias ao combate do Covid-19, pode dificultar a eficiência dos processos de venda e envio. Sendo assim, é necessário que seja feita uma preparação para a Black Friday, garantindo que os produtos serão entregues com eficiência e segurança aos consumidores.
Tendo em vista o perfil exigente de consumidores e uma época de crise e incertezas, uma famosa marca , diz que já não é suficiente para sair na frente da concorrência em se tratando de como vender online. Portanto, é importante usar a criatividade para adotar novas estratégias e ganhar a confiança do público nestes tempos difíceis.
Gostou do conteúdo? Aproveite e confira nosso artigo completo sobre como impulsionar as vendas na Black Friday com o SMS.