Avaliação de atendimento da ouvidoria: conheça as novas regras do Bacen para instituições financeiras

A partir de 2 de julho, as instituições financeiras precisam estar de acordo com a nova regulamentação da avaliação de atendimento de suas ouvidorias. A normativa, aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em janeiro deste ano, vem para padronizar e regulamentar a pesquisa de satisfação dos atendimentos.

De acordo com a resolução do Banco Central (Bacen), a regra passa a valer para bancos comerciais, bancos múltiplos, bancos de investimentos, caixas econômicas, além de sociedades de crédito, financiamento e investimento.

A avaliação de atendimento já é algo comum para diversas instituições. No entanto, não havia uma regulamentação para padronizar e aproveitar esses dados.

Como deve ser feita a avaliação do atendimento

Segundo a regulamentação, a pesquisa de qualidade do atendimento prestado pelas ouvidorias deve ser feita a partir de uma escala de 1 a 5, sendo 1 o nível de satisfação mais baixo e 5 o nível mais alto. Semestralmente, as instituições devem divulgar esses dados publicamente.

Além de padronizar os procedimentos da avaliação dos serviços prestados pelas ouvidorias, a regulamentação também define a periodicidade e a forma como os dados devem ser enviados ao sistema do Bacen. Tais dados serão utilizados para compor o Ranking de Qualidade de Ouvidorias.

Quais são as perguntas?

O Bacen determinou as duas perguntas obrigatórias, que devem ser enviadas em até 24 horas após o atendimento pela ouvidoria:

  • “Em uma escala de 1 a 5, sendo 1 o nível de satisfação mais baixo e 5 o nível de satisfação mais alto, avalie a solução apresentada pela ouvidoria para a sua demanda”;
  • “Em uma escala de 1 a 5, sendo 1 o nível de satisfação mais baixo e 5 o nível de satisfação mais alto, avalie a qualidade do atendimento prestado pela ouvidoria”.

Também é possível enviar uma pergunta qualitativa, para obter mais informações, sugestões ou críticas sobre o atendimento da ouvidoria. Apenas a resposta às perguntas quantitativas devem ser enviadas ao Bacen, conforme explica a resolução.

Os canais para ativar o atendimento podem ser SMS, E-mail, Telefone/URA, Aplicativo e outros.

Os dados colhidos na pesquisa precisam ser enviados até o quinto dia útil do mês seguinte à vigência anterior. O leiaute pode ser acessado aqui.

O que é o Ranking de Qualidade de Ouvidorias?

É um indicador de qualidade elaborado pelo Bacen com o objetivo de disponibilizar para a sociedade o desempenho das ouvidorias das instituições financeiras. Esse índice é formado a partir dos feedbacks dos consumidores e serve, principalmente, para quantificar a quantidade de reclamações que as empresas recebem.

Por que fazer pesquisa de satisfação ao cliente

Mais do que seguir a normativa, a pesquisa de satisfação de ouvidorias é um método eficiente para manter um canal de diálogo com o cliente e, principalmente, melhorar a experiência do usuário com a empresa.

Entendendo o que o cliente espera e pensa e ajustando os processos a partir de dados concretos, os erros tendem a diminuir e, consequentemente, o processo de atendimento tende a melhorar.

A pesquisa de satisfação pode ser realizada de diferentes maneiras. Hoje em dia, é comum que assistentes conversacionais, como os chatbots, por exemplo, realizem a pesquisa logo após a conversa com seus clientes. Ou mesmo que as instituições bancárias enviem um SMS para seus clientes logo após o atendimento.

Afinal, graças à praticidade e ao alto índice de abertura das mensagens – 90% dos SMS são lidos em menos de três minutos –, hoje, grande parte dos bancos costuma utilizar, principalmente, o serviço de SMS em diferentes situações: seja para notificar seus clientes a cada transação efetuada ou mesmo para avisá-los de alguma novidade.

Para ficar de acordo com a normativa do Bacen com praticidade, a melhor alternativa para as instituições financeiras é integrar o sistema de avaliação de atendimento da plataforma de mensagens da Zenvia. Descubra como!

Adapte o seu sistema de acordo com a normativa do Bacen. Utilize a plataforma conversacional da Zenvia

A Zenvia possui a Zenvia Conversational Cloud (ZCC), uma plataforma de criação de chatbots inteligente, rápida e eficiente. Com ela, é possível integrar a avaliação de atendimento da sua ouvidoria regulamentada pelo Bacen ao sistema atual da sua empresa sem complicações.

Além disso, a plataforma conversacional da Zenvia possui um mecanismo pronto para exportar as informações coletadas para posterior envio ao Bacen. Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores!

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia