Aumente a eficiência operacional no setor financeiro com SMS

Os telefones celulares e smartphones se tornaram um item indispensável no cotidiano de muitas pessoas. Com eles, é possível ter acesso a todo tipo de informação, rapidamente, na ponta dos dedos. Neste cenário, os bancos e financeiras podem tirar vantagem disso para tornar a vida de seus clientes muito mais fácil e ainda melhorarem sua eficiência operacional com redução de custos.

Canais digitais em prol do negócio

Usando o serviço de SMS, por exemplo, as instituições podem informar seus clientes sobre as transações financeiras efetuadas, saldos, pagamentos, entre tantos outros serviços que um banco oferece.O usuário recebe a mensagem instantaneamente e pode gerir sua vida financeira de onde estiver, o que facilita seu dia a dia e o aproxima da instituição.

Otimização de processo e redução de custos

Em contrapartida, os bancos e financeiras também conseguem melhorar a eficiência operacional do negócio. Ao contar com uma plataforma mobile que considere o uso de SMS com um conteúdo adequado e alinhado com cada oferta, eles conseguem estruturar a operação e cobrança de clientes, otimizando o processo, reduzindo custos e evitando contratar uma recuperadora de crédito, por exemplo.

O mesmo pode ser feito com a venda de produtos financeiros como cartão de crédito, empréstimo, venda de limite, parcelamento de fatura e etc. Ao usar os canais digitais certos é possível aumentar a venda desses serviços, sem onerar os custos e sendo mais assertivo na comunicação com o cliente.  

Todo o processo pode ser feito por meio de canais digitais como SMS, voz, e-mail e push, administrados diretamente pelas instituições financeiras. Uma das estratégias que vêm sendo adotadas pelas empresas deste segmento é a composição dos canais digitais, de acordo com o tipo de produto ou oferta.

Por exemplo, para otimizar o atendimento ao cliente em um caso de cobrança, pode-se usar uma solução em que um SMS é enviado perguntando se a pessoa quer ligar para a empresa naquele momento ou prefere que o banco ligue em algum horário agendado. Dessa forma, a comunicação em si não é feito via SMS, apenas o agendamento de contato para cobrança. Evita-se também com essa ação a ligação em ocasiões impróprias que podem até mesmo constranger o cliente.

Outra tendência que vem sendo adotada na área financeira são as faturas digitais. As empresas que optam por migrar os clientes de fatura física para digital obtém um ganho operação significativo e ainda reduzem os custos com impressão e correio.

Investir em tecnologia e novas formas de comunicação direta com o usuário tem se tornado cada vez mais importante para garantir o sucesso das operações nas empresas. Pense nisso!

Confira também o nosso e-book: SMS Corporativo para Bancos. Baixe Grátis!

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia