Dicas de atendimento ao cliente: saiba como melhorar o atendimento em tempos de crise

Em tempos de coronavírus, manter o relacionamento com o cliente e trabalhar em um atendimento de qualidade são ações essenciais para evitar prejuízos. Saiba o que fazer!

Em tempos de coronavírus, manter o relacionamento com o cliente e trabalhar em um atendimento de qualidade são ações essenciais para evitar prejuízos.

Proporcionar um bom atendimento aos clientes é importante para qualquer empresa, e não poderia ser diferente com a necessidade de isolamento social, onde colocar o cliente em primeiro lugar é a chave para evitar prejuízos.

De acordo com o relatório de inteligência SIS Sebrae, conquistar novos clientes pode ser até cinco vezes mais caro do que reter os já existentes. Sendo assim, em meio à crise econômica e humanitária em que vivemos, investir em ações agressivas para atrair mais clientes pode não ser uma boa estratégia.

O ideal nesse momento é apostar em estratégias para melhorar o atendimento ao cliente e aumentar as taxas de fidelização, o que representa vantagens essenciais neste momento de crise.

Além de sair mais barato, clientes fiéis estão dispostos a pagar preços mais altos por produtos e serviços, pois confiam na empresa e na qualidade do que estão comprando. Além disso, tendem a comprar em maiores quantidades.

Sendo assim, em tempos de coronavírus, adotar estratégias para fidelizar seus clientes irá ajudar seu negócio a contornar os efeitos da crise! Confira algumas dicas de atendimento ao cliente em tempos de crise e conquiste a sua confiança e fidelidade.

Como fidelizar clientes em tempos de coronavírus

O isolamento social cortou alguns canais de comunicação entre empresa e consumidor, porém também chamou a atenção para outras opções. As redes sociais e o WhatsApp, por exemplo, vêm ganhando grande destaque por sua capacidade de conectar pessoas, mesmo à distância.

Portanto, este não é o momento de desanimar. Pelo contrário: é o momento de inovar e investir em novas abordagens e canais de comunicação.

Invista em novos canais de comunicação

O isolamento social, que afeta um terço da população global, provocou um aumento do uso de aparelhos celulares. Na China, de acordo com o Mobile Time, o tempo diário em que uma pessoa passa olhando para a tela do celular aumentou 30%, enquanto na Coreia do Sul e no Japão cresceu 7%.

Portanto, neste momento, ter a sua empresa na tela do smartphone do consumidor garantirá grande visibilidade a seus produtos e/ou serviços. E as opções para isso são muitas! WhatsApp Business, redes sociais, SMS, ligações e e-mail são todas vias de alcançar a tão visualizada tela do consumidor.

A dica fundamental quando se trata de atendimento ao cliente é investir em plataformas multicanais. O Zenvia Chat, por exemplo, permite que você integre todos os canais de comunicação citados acima em um só lugar!

Utilizar a técnica de mobile marketing também pode te ajudar a ter um boom em comunicação, melhorando o atendimento ao cliente. Além disso, nada melhor para chamar a atenção do consumidor do que ações de marketing voltadas para o dispositivo no qual ele gasta mais de cinco horas diárias.

Ofereça atendimento personalizado


Em tempos de isolamento social, o atendimento personalizado torna-se ainda mais essencial, permitindo que você aprimore o relacionamento com o seu cliente.

Uma comunicação empática e humanizada atrai o consumidor, além de inspirar confiança e credibilidade para a sua marca.

Através do atendimento personalizado, você mostra para o cliente que não está apenas preocupado em vender seus produtos e serviços, mas quer proporcionar uma excelente experiência completa.

Neste momento de afastamento e solidão, por que não mostrar empatia com o seu cliente nos pequenos detalhes? Com isso, você o fará sentir-se especial e estará trazendo mais credibilidade e reconhecimento para a sua marca.

Mostre agilidade

Em meio à crise, é importante que o consumidor confie na capacidade da sua empresa de continuar operando normalmente e manter a qualidade dos produtos e serviços.

Por isso, mostre através de pequenas ações que sua empresa mantém a excelência de serviços!

Uma forma simples e palpável de demonstrar que está apto para atuar, mesmo durante a crise, é aumentar a agilidade dos serviços. Afinal, todos ficam felizes quando suas necessidades são atendidas rapidamente.

Garantir rapidez no atendimento é simples e melhora a imagem da sua empresa com o cliente, proporcionando-lhe maiores níveis de satisfação. E, é claro, um cliente satisfeito tende a adquirir seus serviços e produtos novamente.

Não se esqueça do pós-venda

O seu relacionamento com o cliente não acaba no momento em que ele realiza a compra. As etapas que seguem a venda são tão importantes quanto as que levam a ela.

Investir no pós-venda é essencial na hora de reter clientes. É este processo que realmente concretiza a retenção, e, se feito de maneira errada, pode afastar o cliente da marca e levá-lo à concorrência.

Assim, neste momento de dificuldade, pode ser a hora de pensar no futuro e conquistar a confiança dos seus clientes, garantindo que poderá contar com eles quando a crise acabar.

Invista em uma equipe de pós-venda especializada e mostre para seu cliente que você continua lá e se importa com a sua satisfação!

Seja proativo

Na última das dicas para melhorar o atendimento ao cliente, não poderíamos deixar de te incentivar a ser proativo!

Este momento, sem precedentes históricos, exige que sejamos ousados e inovadores!

Antecipar-se a possíveis situações e se comprometer a modificá-las com responsabilidade garantirá o bem-estar do seu cliente. Preveja as necessidades do consumidor e ofereça soluções, mantendo o vínculo constante com ele e estreitando as relações.

Conte com a Zenvia para melhorar o atendimento ao cliente em tempos de coronavírus

Sabemos que o bom atendimento pode ser um grande diferencial para a sua empresa superar a crise causada pelo coronavírus. Não existem fórmulas secretas para o sucesso e a superação da crise, mas é importante que o cliente esteja sempre no centro de suas estratégias.

Garantir uma boa experiência ao consumidor, mesmo em tempos difíceis, trará credibilidade a seus negócios, refletindo em maiores taxas de fidelização e retenção de clientes, que, por fim, levarão ao aumento das vendas.

Leia o nosso artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre atendimento ao cliente e aprenda ainda mais técnicas para fazer seu cliente se sentir especial!

Escrito por

Bianca

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.