As 7 melhores datas promocionais ao longo do ano

O calendário brasileiro é repleto de feriados nacionais e datas comemorativas que, para muitos, só significam uma folga a mais. Contudo, o cenário é diferente para os empresários, que visualizam em tais períodos uma oportunidade de alavancar as vendas.

Eles sabem que uma estratégia diferenciada é capaz de captar mais clientes e turbinar o negócio como um todo. Por isso, é importante conhecer bem tais épocas, certificando-se de elaborar um plano especial.

Interessou-se pelo assunto e quer saber quais são as principais datas promocionais? Continue a leitura!

1. Natal

O Natal é considerado uma das melhores datas para o comércio brasileiro. Afinal, o dia que representa o nascimento de Jesus Cristo é celebrado com a troca de presentes entre amigos e familiares.

Não à toa, o movimento dos mais diversos setores aumenta consideravelmente nos dias que antecedem o 25 de Dezembro. Desde vestuário até eletrônicos e cosméticos: o comércio, de forma geral, tem um rendimento satisfatório nesse período.

2. Dia das Mães

Outra data que impacta significativamente o mercado é o Dia das Mães, celebrado no segundo domingo do mês de maio.

Esse é mais um caso em que diversos ramos são beneficiados. Isso porque cada mamãe tem um estilo e personalidade própria, cabendo aos filhos presenteá-las com aquilo que elas realmente se identificam.

3. Dia dos Pais

Um pouco menos movimento que o Dia das Mães, os papais também ganham lembranças nesse dia tão especial.

Inclusive, o faturamento do varejo cresce bastante nessa época. Por isso, o empresário deve se preparar bem para essa data, conseguindo atender as diversas demandas do público.

4. Dia dos Namorados

O dia dos casais apaixonados, comemorado em 12 de junho, também não passa em branco. Pelo contrário: os enamorados fazem questão de demonstrar a sua paixão por meio de presentes criativos e únicos, surpreendendo assim o parceiro.

Esse romantismo todo também faz bem para os empresários, que veem os seus negócios decolando nesse período. O final é feliz para todos.

5. Black Friday

Ação estrangeira, a Black Friday chegou com tudo no Brasil e conquistou os consumidores. Na última sexta-feira do mês de novembro as empresas disponibilizam ofertas especiais, o que atrai o público. Normalmente, nessa data é realizada uma queima de estoque com a oferta de promoções imperdíveis.

Não tenha dúvidas de que a Black Friday configura-se como uma excelente estratégia para alavancar as vendas.

6. Dia das Crianças

O mês de outubro é especial para as crianças, que esperam ansiosamente pelos presente e o feriado escolar. Ciente disso, as mamães e papais fazem de tudo para agradar os pequenos, comprando itens diversos.

Nesse sentido, alguns setores são mais privilegiados, principalmente os de eletrônicos, as indústrias de brinquedos e lojas de vestuário infanto-juvenil. Para não ter erro, o empresário deve ter cuidado extra com as entregas, certificando-se de que a mercadoria chegará intacta e, claro, na data correta.

7. Páscoa

Quando se fala em Páscoa, a primeira coisa que pensamos é em ovos de chocolate, não é mesmo? Por isso, não é novidade que supermercados e lojas especializados em chocolate são os comércios mais beneficiados nessa data.

Como a demanda é grande, é bom que o lojista possua um certo estoque, não se esquecendo de atentar para temperatura do ambiente. Ninguém gosta de chocolate derretido!

Pode apostar: ações bem elaboradas nessas datas promocionais é sinônimo de mais vendas.

Além destas, outras ocasiões ao longo do ano também pode ser boas oportunidades comerciais. É o caso do Dia do Cliente, que acontece anualmente no dia 15 de Setembro.

Aproveite para dar uma olhada no nosso conteúdo completo sobre Dia do Cliente Ideias e conhecer algumas dicas de ações de marketing para a data!

Para aprimorar ainda mais seus conhecimentos e alternativas para aproveitar datas comemorativas, saiba como fazer campanhas com cupons de desconto.

Escrito por

Zenvia