Aprenda como ter sucesso em vendas online

Aprenda neste artigo, como ter sucesso em vendas online utilizando os melhores canais e criando uma estratégia de comunicação personalizada.

Aprenda neste artigo, como ter sucesso em vendas online utilizando os melhores canais e criando uma estratégia de comunicação personalizada.

O que é vendas online?

Vendas online é venda de produtos e serviços por meio de canais digitais, é o estilo de vendas que mais cresce atualmente e que evoluiu muito rápido, principalmente, após a pandemia.  

No início da pandemia (2020), muitas empresas tiveram que se adaptar rapidamente para transformar seus negócios físicos em online. A partir daí, percebemos que as vendas online são realmente uma prática muito favorável para garantir aumento no faturamento, até mesmo em tempos de crise.

O brasileiro mudou muito sua forma de consumir. Até o final deste ano (2021), a expectativa é de que o Brasil tenha 67 milhões de e-shoppers, como são chamados os compradores virtuais. 

Aprenda neste artigo como ter sucesso em vendas online utilizando os melhores canais e criando uma estratégia de comunicação personalizada. Continue lendo!

Quais são os benefícios de fazer vendas online

Começar a vender no canal digital exige um investimento inicial muito menor comparado a vendas que são realizadas no negócio local.

E mesmo que você já tenha uma loja física, as vendas online podem fazer seu faturamento aumentar consideravelmente. Saiba o porquê:

  • Loja sempre aberta: enquanto uma loja física tem horário de funcionamento, as vendas online não param! Se você tiver a oportunidade de investir em um e-commerce, melhor ainda! O seu cliente pode comprar em qualquer dia e horário, sem precisar da sua ajuda. 
  • Maior visibilidade: quando você vende online, seus produtos estão disponíveis para um número maior de clientes. Sua marca pode ter alcance em todo o Brasil, ou até mesmo no mundo todo.
  • Imagem profissional: a internet já faz parte da vida de qualquer consumidor. Quando um negócio disponibiliza o canal digital para vendas, parece mais sério, profissional e confiável para seus clientes.
  • Pouco investimento: não precisa alugar um espaço físico e nem contratar equipe de vendedores.
  • Aumento nas vendas: Investindo em estratégias de marketing digital e criando um planejamento logístico, a sua marca pode ser conhecida e vista por muitas pessoas em poucas horas, consequentemente, aumentando o número de vendas.

Quais os melhores canais para vendas online?

Escolher os canais certos para vender pela internet é um passo muito importante no planejamento. É através desses canais que o cliente chegará até a sua loja online e de fato concretizará uma compra. 

É necessário analisar todas as possibilidades e caminhos que o seu cliente vai percorrer, desde o conhecimento da loja até a finalização da compra.

Anúncios

Criar anúncios vai fazer com que o seu negócio tenha um alcance maior.

Sabe aquela distribuição de panfletos no centro da cidade? É parecido, só que numa proporção muito maior e com ótimos recursos para entender o que dá certo ou não. 

Através dos anúncios, sua loja pode ser vista por muitas pessoas aumentando o alcance e possibilidade de vendas. Além disso, nas ferramentas de análises você encontra todas as métricas necessárias para entender quais anúncios estão trazendo mais clientes e quais você deve parar de investir. 

Os anúncios podem aparecer no Google, Facebook, Linkedin, Instagram e etc. Mas lembre-se de apostar nos canais que o seu público-alvo realmente estará.

E-mail marketing

Através do e-mail marketing é possível criar diversas estratégias de marketing para atrair a atenção de possíveis clientes, como por exemplo: promoções, lançamento de novos produtos, campanhas sazonais, novidades para quem já é cliente e etc..

Uma ótima dica para conseguir o e-mail dos possíveis clientes é investir na estratégia de Inbound Marketing, que consiste em atrair pessoas interessadas através da criação de conteúdos relevantes dentro do seu setor de atuação. 

Como por exemplo; a criação de e-books, infográficos e outras “iscas digitais”. Ao oferecer um conteúdo rico, você solicita em troca o e-mail da pessoa interessada para alimentar a sua base de contatos.

Marketplace

No canal marketplace, diferentes marcas podem vender seus produtos em um único site, como é o caso da Amazon, Mercado Livre ou OLX, por exemplo.

Esse canal é uma boa opção para trazer maior visibilidade e credibilidade para pequenas empresas, além de ajudar na escalabilidade do negócio.

Outro benefício do marketplace para pequenas marcas é o meio de pagamento e outras burocracias que são de responsabilidade do site onde os produtos são comercializados.

Dessa forma, o microempreendedor, que recém abriu o seu negócio online, pode focar seus esforços em outras etapas do processo, como por exemplo, a entrega do produto. 

Site / E-commerce

O site e-commerce é um dos canais de vendas mais conhecido e utilizado, tanto por microempreendedores, como por grandes empresas. 

O e-commerce dentro de um site consiste, basicamente, em uma loja virtual que tem a vitrine dos produtos, valores, formas de pagamento e informações sobre entrega.

Ao construir um site, a sua empresa passa profissionalismo e credibilidade para seus visitantes. Por isso, invista em um ambiente virtual seguro e confiável para que o consumidor compre e faça o pagamento pelo site sem colocar seus dados em risco. 

Redes sociais

O Brasil é o terceiro país do mundo que mais utiliza redes sociais.

Se eu pudesse indicar apenas uma dica para qualquer negócio começar com vendas online, seria investir em redes sociais.

Hoje em dia, o Facebook e o Instagram já oferecem opções para venda de produtos e serviços totalmente online, basta ter uma conta comercial. 

No Facebook, além da própria página que a empresa pode criar para divulgar o que comercializa, há também a opção de marketplace, que atinge possíveis compradores que estão na região onde sua empresa se encontra.

Já na conta comercial do Instagram é possível mostrar os valores de cada produto nas próprias fotos e criar uma lista com todos os produtos, como se fosse uma vitrine virtual.

banner logotipo black friday zenvia

Não esqueça de sempre fornecer todos os tipos de contatos possíveis para o cliente, como e-mail, telefone, direct no instagram, messenger e até mesmo o link do WhatsApp direto na BIO do instagram para tirar todas as possíveis dúvidas dos consumidores. 

6 dicas de sucesso para quem quer fazer vendas online

1. Defina uma estratégia

Antes de começar as vendas online, você precisa definir alguns passos importantes, como: Qual será o seu público alvo? Qual canal de vendas utilizar? Como será a entrega dos produtos? Quais serão as formas de pagamento? Qual será o canal de atendimento com o cliente? Como organizar o estoque, e etc…

Definir uma estratégia é um passo anterior à venda e, teoricamente, deveria ser o começo de todo o processo, porém muitos negócios acabam errando por pular essa etapa essencial.

2. Gere boas experiências para o seu cliente

Impacte positivamente seus clientes gerando boas experiências de compra. 

Um dos maiores desafios de quem vende online é proporcionar uma boa experiência de compra. É comprovado que uma boa experiência pode impactar positivamente a taxa de conversão e ainda gerar mais vendas. 

Por isso, é importante atualizar todos os dados do seu site, ter uma gestão eficiente de controle de estoque, conferir as informações, ter uma política de troca e devolução, disponibilizar arquivos de boa qualidade, entre outros detalhes que fazem toda a diferença em um site online. 

A boa experiência em vendas online é imprescindível para que o comprador volte a comprar e indique o seu site para mais pessoas. Lembre-se que a melhor e mais barata estratégia de marketing, é um cliente satisfeito. 

3. Invista nas redes sociais e no WhatsApp

Como citado anteriormente, o acesso às redes sociais vem crescendo muito nos últimos anos, principalmente no Brasil.

Estar presente nas redes sociais é uma das formas mais baratas e eficazes de ficar mais perto do seu público alvo. Estabeleça conexões com a sua audiência de uma forma leve e descontraída, oferecendo experiências positivas com a sua marca através dos conteúdos publicados. 

As redes sociais, além de ser uma ótima ferramenta para criar relacionamentos, também é uma boa opção para gerar vendas. Por isso, é importante falar a mesma língua do seu público para criar laços duradouros e transformar os seguidores em consumidores.

Atualmente, o WhatsApp é muito utilizado nas vendas online, sendo um dos principais canais de comunicação em pequenas, médias e grandes empresas. Saiba como escalar atendimento e vendas através do aplicativo mais utilizado no mundo. Clicando aqui. 

4. Tenha estrutura para atendimentos e vendas

Segundo um estudo da Salesforce, 89% dos clientes brasileiros consideram a experiência oferecida pelas marcas algo tão importante quanto a qualidade dos seus produtos e serviços.

Por isso, quando pensar em como vender online, primeiro, organize os canais de atendimento: e-mail, telefone, WhatsApp, directs no Instagram, messenger do Facebook, chat no site e etc…

Quantas vezes você deixou de comprar um produto que queria porque precisava de atendimento e não foi atendido como gostaria?

Preste atendimento de qualidade, tanto para possíveis clientes como para quem já comprou de você. Lembre-se, conquistar um novo cliente custa 6x mais caro do que manter um. 

Destacamos aqui, a importância de investir em uma ferramenta de gestão de atendimento como a plataforma multicanal da ZENVIA. Dessa forma, fica mais fácil controlar todos os atendimentos em um único lugar. 

Não perca possíveis clientes por falta de atendimento!

5. Planeje suas campanhas de vendas

A concorrência online aumentou muito nos últimos anos e empresas de todos os nichos e mercados disputam a preferência dos clientes.

Por esse motivo, não deixe de planejar as campanhas de vendas com antecedência, principalmente, nas datas comemorativas ao longo do ano, como: campanha de dia das mães, dia dos namorados, Black Friday, natal, ano novo e etc…

Confira aqui um conteúdo sobre como fazer campanhas em datas sazonais.

6. Possua um atendimento pós-venda

A opinião dos clientes é muito importante, principalmente, quando se trata de vendas online. Os clientes que confiaram no seu serviço merecem uma atenção especial. Não é mesmo?

Mesmo após a compra não deixe de atender bem o seu cliente. Mantenha sua equipe de pós-venda atenta para não deixar passar nenhum tipo de insatisfação por parte do cliente.

Uma dica é se manter à disposição do cliente sempre que necessário e criar um canal (SAC) de comunicação específico para esse tipo de solicitação.

Coloque em prática esse conhecimento e comece hoje mesmo!

Após ler essas dicas de como ter sucesso em vendas online, você vai querer dar os primeiros passos ainda hoje. Boa Sorte!

Você pode implementar essas estratégias em etapas, conforme a maturidade atual do seu negócio. Não se esqueça de sempre que possível acompanhar os resultados e os feedbacks dos clientes para continuar aperfeiçoando o atendimento online.


E para seguir evoluindo com vendas online, invista em uma plataforma multicanal de comunicação com seus clientes. Clique aqui e conheça a ZENVIA.

Escrito por

Luana Cardozo

Formada em marketing com pós-graduação em negócios digitais. Apaixonada por inbound marketing, trabalhando há 6 anos na área. Atualmente, analista de inbound marketing na ZENVIA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.