Aprenda a utilizar o SMS no processo de vestibular

Você já pensou em utilizar SMS no vestibular? Instituições têm utilizado a ferramenta para enviar lembrentes e informativos. Saiba mais!

Algumas ferramentas de comunicação podem impressionar pela simplicidade de atuação e a eficiência de alcance do público almejado. Neste texto, vamos aprender sobre como usar o SMS no processo de vestibular para atrair mais candidatos e, consequentemente, alunos para a instituição de ensino.

Primeiramente, pare onde estiver e observe as pessoas ao seu redor. Quantas estão olhando seus celulares neste momento? Ou pelo menos estão com os aparelhos bem próximos de si, seja na mão ou no bolso? Com certeza, o número só não é alto se você estiver em um local vazio.

Os dados sobre o uso do celular no Brasil colaboram com essa impressão. Segundo uma pesquisa da NIELSEN Ibope, dos mais de 64 milhões de usuários mobile do país, 64% estão entre 10-34 anos de idade. Para as universidades, isso significa que grande parte do seu público alvo, adolescentes e jovens adultos, é adepto desse aparelho.

Por isso, utilizar as tecnologias voltadas para marketing e publicidade no celular pode ser uma das melhores formas de atrair, conquistar e efetivar a matrícula de novos alunos, especialmente no período de vestibulares.

Vantagens do uso do SMS na campanha de vestibular

Dentre todas as tecnologias voltadas ao mobile, nenhuma é tão inclusiva quanto o SMS. Para que um potencial aluno receba as mensagens, ele não precisa ter um aparelho superelaborado nem um plano de internet. Além disso, enquanto muitas mídias tem baixa taxa de abertura e leitura, o SMS possui uma taxa de leitura: 98%. Eficiente, não?

Porém, não é apenas esse benefício da utilização das mensagens de texto. O SMS ainda tem a vantagem de ser uma tecnologia de baixo custo para a comunicação com seu potencial aluno, podendo ser utilizado mais de uma vez durante o processo de atração sem incomodar o receptor e trazer grandes custos para as instituições. Ou seja, podemos dizer sem medo de errar que entre os processos de divulgação de vestibulares, universidades e até mesmo grandes empresas existentes, poucos são mais práticos e eficientes do que a mensagem de texto.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o uso do SMS como estratégia de comunicação de marketing, que tal entender melhor como usá-lo no processo de vestibular?

O uso do SMS no processo de vestibular

Tendo em mente que os adolescentes e os jovens adultos, que fazem parte do público-alvo de todo processo de seleção de universidades, estão conectados ao celular diariamente, não há nada de mal em pensar em uma estratégia para aproveitar essa característica e atrair o aluno para seu processo seletivo.

Obtendo e atualizando o banco de dados

Primeiramente, você terá que conseguir os números de telefone e montar um banco de dados com potenciais alunos. Existem diversas formas de fazer isso, como concretizar parcerias com as escolas da região em que sua universidade se encontra, fazer promoções para captação, criar materiais que necessitem do número do telefone no cadastro para realizar o download, elaborar eventos, etc.

Outra fonte bem eficiente é através da própria inscrição para o vestibular na sua instituição. Com eles, você pode retomar contatos de alunos que preencheram o formulário, mas não efetuaram o pagamento. Você também poderá verificar se os alunos aprovados que não fizeram matrícula no último processo seletivo não querem uma nova chance.

Até mesmo os materiais das propagandas do vestibular podem servir como captação de números do banco de dados, ao incentivar os candidatos a mandarem uma SMS para obter mais informações.

Como pensar sua estratégia de envios de SMS

Então, começa o processo de retenção desse vestibulando em si. Quantas mensagens serão mandadas em todo o processo para retenção dos candidatos é uma pergunta difícil de ser respondida sem planejamento. Não adianta em nada mandar dezenas de recados via mobile, pois isso pode irritar e afastar as pessoas da sua instituição. Não é quantidade que determina a qualidade de uma campanha de marketing direto e sim a qualidade. E, para isso, os detalhes importam.

Por exemplo, ninguém gosta de receber mensagens promocionais de madrugada, fazendo o celular apitar em horas inapropriadas e atrapalhando o sono dos candidatos. Para ser bem-aceito, aprenda mais sobre os hábitos de vida do seu público e aprenda a fazer os testes de envio em cima disso, diminuindo a probabilidade de que eles desejem sair do seu banco de dados.

Outro ponto bastante importante é tentar fazer uma comunicação com linguagem jovem, no estilo que seus futuros alunos gostam de usar. Isso ajuda a ter uma identificação e facilita a aceitação da mensagem, atraindo o aluno para a sua instituição de ensino.

Dicas para utilizar a SMS no vestibular

Confira mais algumas dicas simples de como utilizar as mensagens de maneira ética e que seja capaz de atrair os seus alunos:

  • Não envie spam: algumas operadoras podem oferecer dinheiro em troca do banco de dados com o número de seus alunos. Quando o envio das mensagens não solicitadas começar, você afastará novos candidatos da sua universidade. Evite esse tipo de acordo, pois poderá ser negativo para sua marca;
  • Dê opção para a saída: nem todo mundo gosta de receber as mensagens de texto no celular, por mais interessante que elas sejam. Por isso, deixe claro que para deixar de receber o serviço, basta mandar a palavra PARE;
  • Ofereça conteúdo exclusivo: as dicas e informações enviadas pelo celular a seus candidatos precisam ter um quê de diferenciação do que ele encontra no site da universidade;
  • Pense em vantagens: promoções simples, como porcentagem de desconto na taxa do vestibular, descontos na matrícula ou até mesmo brindes farão mais futuros alunos se inscreverem e se manterem na sua lista de telefones;
  • Use a criatividade!

Agora que você já leu algumas dicas sobre as boas práticas de uso SMS, vamos saber como usar essa estratégia em todas as etapas da captação dos alunos no processo do vestibular.

O SMS no processo de vestibular para atração de candidatos

Na atração de candidatos, o objetivo maior é fazer com que eles efetivem suas inscrições no processo seletivo. Nessa fase do processo, eles ainda não têm uma relação próxima com a universidade. Assim, deve-se evitar ser muito intrusivo e insistente.

Confira alguns exemplos:

[FACULDADE] Olá! Sexta-feira é o último dia para se inscrever em nosso processo seletivo. Faça já sua inscrição e comece o caminho do seu sucesso profissional.

[UNIVERSIDADE] A sua inscrição para o vestibular da Universidade X está incompleta. Conclua agora mesmo e não perca o prazo!

[UNIVERSIDADE] Ainda está na dúvida de qual curso escolher? Confira este material que preparamos. www.universidade.com.br/qualcurso

Ou até mesmo, para uma fidelização pós-inscrições, uma mensagem para dar certeza ao candidato de que está tudo certo e ele pode se preocupar somente com a prova é uma ótima forma de começar um bom relacionamento via SMS:

[FACULDADE] Caro candidato, a sua inscrição no vestibular da Faculdade X foi finalizada com sucesso. Em breve enviaremos seu local de prova. Bons estudos!

Tenha em mente que, para que a sua SMS seja bem recebida, mais do que fazer propaganda da sua universidade é preciso que você ofereça um serviço em suas mensagens, ou seja, informações úteis para seu leitor. Por isso, em vez de mandar textos ao acaso, foque em trazer coisas mais relevantes, que agradem o candidato.

Além disso, a cada mensagem enviada, monitore o número de estudantes que pedem para sair da lista de recebimento. Isso ajuda a ter uma noção de que tipo de conteúdo eles gostam de receber e quais não estão fazendo sucesso, tornando seu serviço de mensagens mais eficiente.

Para saber mais sobre que tipo de conteúdo enviar para fidelizar seus futuros alunos, confira o próximo passo!

O SMS no processo de vestibular para envio de dados e informações

Focando no conceito básico de que é preciso trazer assuntos relevantes para o aluno que deverá prestar seu vestibular, algumas ideias podem ser úteis na formulação do conteúdo a ser enviado via SMS. Para começar, uma ótima opção é dar dicas para estudar. Confira alguns exemplos:

[FACULDADE] Maria, o vestibular está chegando. Concentre-se nos estudos, mas lembre-se que é preciso de boas noites de sono para seu cérebro funcione bem.

[FACULDADE] Pedro, montar o cronograma diário de estudos é muito importante. Divida sua semana entre aula, estudo e descanso. Estamos torcendo por seu sucesso!

[UNIVERSIDADE] A sua prova é domingo! Não se esqueça: RG, cartão de inscrição, lápis preto, canetas transparentes de tinta preta, lanchinho e da garrafa de água.

As dicas também podem variar entre as regras da prova, estrutura das questões e do exame:

[UNIVERSIDADE] João, não se esqueça que os argumentos da sua dissertação devem ter começo, meio e fim. Não fuja do tema e não se esqueça do título. Boa prova!

[FACULDADE] Antônio, a sua prova será corrigida de forma que uma resposta errada anulará uma correta. Preste bastante atenção e evite chutes. Boa sorte!

Não se esqueça de planejar mensagens que também lembrem o candidato sobre locais e horários da prova:

[FACULDADE] Ana, a sua prova é neste sábado 30 as 14h. Esteja no portão as 13h. A sua sala é a 13B da Escola Sta Efigiênica, rua Carlos Barcelos, 34. Boa prova!

[FACULDADE] Marcos, prepare-se p/ a sua prova neste domingo. Lembre-se do trânsito e saia mais cedo de casa. Os portões fecharão as 13:45h.

Os conteúdos a serem enviados não precisam ser só relativos ao processo seletivo, mas devem ter um mínimo de alinhamento com o público que você deseja atingir. Em um domingo, por exemplo, pode ser interessante sugerir que o estudante vá praticar uma caminhada ao ar livre para relaxar antes da prova.

Na semana do exame, além dos lembretes tradicionais, dicas de como controlar a ansiedade e o nervosismo também são bem-vindas. Uma boa campanha com SMS no processo de vestibular foca em participar da vida do estudante e tenta fazer com que ele imagine sua vida fazendo parte do grupo de alunos da instituição de ensino.

Uma SMS inesquecível

Uma atitude muito bacana e que com certeza vai se tornar uma das mensagens mais felizes que seu aluno já recebeu na vida é enviar uma SMS aos aprovados do vestibular assim que o resultado for liberado.

[UNIVERSIDADE] Parabéns, aluno! Comemore, pq você foi aprovado no vestibular p/ o curso de Engenharia Mecânica! As matrículas começam no dia 10.

Para ter um processo similar a esse, é importantíssimo ter bastante controle do sistema de envio de SMS, por isso, utilize uma ferramenta segura e que possa ser integrada ao seu sistema de gestão. Faça testes em menor escala antes de divulgar o resultado.

Agora o desafio é outro! Depois de aprovado, você ainda terá que convencer o futuro aluno a finalizar o processo, ou seja, fazer a matrícula. Quer saber como usar a tecnologia de SMS para isso? Descubra no próximo tópico!

O SMS no processo de vestibular para incentivar as matrículas

Agora que o aluno foi aprovado, é preciso conquistá-lo como aluno e levá-lo a fazer a matrícula em sua instituição. Você terá que planejar as melhores estratégias para superar esse desafio. Em todos os casos, o SMS pode e deve estar incluído nos planos, pois tem o poder de influenciar positivamente na tomada de decisão.

Ideias de textos para SMS pré-matrículas

Após a aprovação, as primeiras mensagens devem ser lembretes sobre data de matrículas e documentos necessários para efetivação da vaga. Fortaleça o sonho do ensino superior nos aprovados! Uma opção também é enviar mensagens falando sobre o ambiente da faculdade. Cite a infraestrutura, as boas colocações em rankings educacionais, ex-alunos que ocupam posição de destaque no mercado de trabalho da sua cidade. Sempre que possível, tente colocar links para textos e sites que complementem o conteúdo.

[UNIVERSIDADE] Alice, vc pode fazer sua matrícula no curso de NUTRIÇÃO até o dia 15/01. Confira os documentos necessários www.universidade.com.br/docsmatricula

[FACULDADE] Carlos, parabéns pelo seu resultado no vestibular. O seu curso tem nota 4 no MEC. Venha fazer parte desse sucesso. Matrículas até 20/01.

[FACULDADE] Parabéns Carolina! Confira este vídeo e saiba mais o que vc aprenderá em nossa instituição. Matrícula até 25/01. www.faculdade.com.br/video

Quando você destaca todos os pontos positivos da sua universidade e ressalta como o curso superior melhorou a vida dos seus ex-alunos, você quebra as barreiras e dúvidas que impedem que ele finalmente faça sua matrícula e ingressem na sua universidade, e o SMS é uma forma simples e eficiente de atingir esse objetivo.

Veja outras sugestões de conteúdos a serem enviados nessa fase:

  • Ressalte a credibilidade, relembrando ao aluno os anos de experiência que a instituição tem e o reconhecimento no mercado de trabalho;
  • Faça promoções e dê descontos na matrícula para quem fizer a inscrição com antecedência ou mostrar uma mensagem recebida pelo celular;
  • Envie dados sobre a melhor empregabilidade e menor índice de desemprego para formados em cursos superiores;
  • Convide o aluno e seus familiares a fazerem uma visita pela instituição de ensino antes de tomar a decisão final de fechar o contrato educacional.

Envolvendo o aluno: o SMS durante o período do curso

Todo empresário e administrador, especialmente os que têm o enorme desafio de guiar uma instituição de ensino superior, desejam investir dinheiro em tecnologias e ferramentas que possam dar resultados o ano inteiro, e não só em campanhas para o vestibular.

Um dos pontos positivos da tecnologia de ensino de SMS é que, passado o período de admissões, a instituição pode aproveitá-la para relembrar a data de vencimento de boletos, mandar parabéns em datas comemorativas, avisar sobre o período de provas e até para entrar em contato com alunos que estão faltando há bastante tempo.

Ou seja, além de ser utilizado para atrair novos alunos para dentro da universidade, o SMS também será eficiente durante todo o período em que ele estiver cursando o ensino superior e pode ser até uma arma contra a evasão escolar e abandono de curso. Isso sim é investimento que vale a pena e que tem muitas utilidades!

Conclusão

Uma faculdade ou universidade é o tipo de empresa que precisa ter uma estratégia de marketing bem planejada e, principalmente, bem executada para conseguir atrair o público jovem.

Nesse contexto, todas as ferramentas possíveis devem ser utilizadas, desde as mais tradicionais, como banners, outdoors e anúncios em ônibus até as mais modernas, como envio de e-mail marketing, páginas e publicações nas redes sociais e, é claro, as SMS, popularmente conhecidas como mensagens de celular.

Durante todo este post, reforçamos as diversas formas que a SMS no processo de vestibular pode ser utilizada para fazer você se aproximar do seu público-alvo, criar um relacionamento e como ajudar a convencê-lo a efetivar cada etapa do processo, como passar na prova e fazer a matrícula na sua instituição de ensino.

Mas, o mais interessante, é que quem vai decidir qual é a forma mais eficiente de utilizar essa ferramenta no seu processo seletivo é você! Com um bom time de marketing e uma boa provedora de serviços móveis, os resultados virão.

Por isso, que tal começar a planejar a sua estratégia de aproximação, selecionar os números de celulares em seu banco de dados e elaborar as mensagens a serem enviadas? Quer saber ainda mais sobre como usar o SMS no processo de vestibular e em outros ramos da educação? Faça o download gratuito do e-book Dicas de Uso do SMS na Educação e descubra um mundo de utilidades para as mensagens de texto!

Escrito por

Zenvia