Aprenda a gerar leads com campanhas de SMS

Os dispositivos móveis já se tornaram componentes comuns do cotidiano das pessoas, ficando ao lado da maioria delas durante as 24 horas do dia. Para muitas, o celular é a primeira coisa que elas veem logo que acordam e a última, antes de dormirem. Sendo assim, é mais do que sensato considerar o SMS Marketing como uma ferramenta adequada para os dias atuais.

Porém, mesmo sendo uma excelente solução, é possível que uma campanha que utilize esse tipo de canal não consiga gerar leads suficientes. Então, o que pode ser feito?

Confira as respostas nesse post.

Antes de tudo, dirija-se ao público certo

A primeira questão a ser vista é se a campanha está sendo direcionada para o público correto. Por exemplo, imagine que uma academia resolva promover aulas de Aero Dance e envie mensagens para o público masculino da terceira idade. Não é difícil deduzir que esta campanha não gerará o volume de leads desejado, não é verdade?

Ora, como ocorre com tantas outras campanhas de comunicação, é essencial fazer a segmentação correta para o envio do SMS, o que permitirá que o público receba somente conteúdo relevante para ele. Se esse cuidado não for tomado, logo as pessoas passarão a ignorar as os seus envios.

Portanto, segmente as mensagens por faixa etária, histórico de relacionamento com a empresa e por outras características que forem relevantes para o seu negócio. Afinal, suas mensagens devem alcançar as pessoas certas para gerarem os resultados esperados.

Seja objetivo

Da mesma forma que um SMS deve ser sucinto, o seu formulário também deve ser breve e objetivo. Caso você opte por enviar um texto com um link para o seu site ou para uma landing page, tenha atenção para o formulário, que precisa estar disponível para o cliente de maneira clara.

É preciso ter em mente que a landing page deve oferecer ao cliente exatamente o que ele deseja em termos de informação e é ideal que ela mantenha a capacidade para convencê-lo a deixar seus dados de contato. Oferecer algum tipo de benefício – como descontos, vale-brindes ou e-books – é um ótimo incentivo para que para que o usuário faça o preenchimento do formulário.

Trabalhe com uma empresa homologada

No Brasil existem poucas empresas homologadas para o envio de SMS. Elas operam diretamente conectadas às empresas de telefonia. Para tanto, elas cumprem uma série de exigências da Anatel e das próprias operadoras, o que é um diferencial de qualidade.

Por meio das homologadas há a garantia de que as mensagens de fato serão serão enviadas e de acordo com as normas estabelecidas para setor. Você terá acesso a relatórios e assim poderá garantir e avaliar o seu retorno.

Para ser uma empresa homologada é preciso haver um investimento alto em tecnologia, o que as chamadas “chipeiras” não fazem. Esta é uma garantia extra de que o serviço de envio será executado com qualidade superior.

Avalie o retorno

Por fim, é preciso avaliar o retorno da campanha, o que pode ser feito de várias maneiras. Por exemplo, é possível pedir ao cliente que apresente o SMS para ter acesso a um desconto ou a mensagem pode conter um cupom promocional, que permita medir o quanto ele foi usado.

Também é possível medir os acessos ao link que for enviado na mensagem e o número de respostas obtidas pelos formulários.

Com isso será possível redefinir o que não está indo bem e manter o que está dando resultado.

Agora você já sabe o que deve fazer para gerar leads com a sua campanha de SMS. Então, que tal conhecer as quatro principais métricas em uma campanha de SMS Marketing

Leia Também:

Escrito por

Zenvia