Aprenda 3 formas práticas de como divulgar seu chatbot

O engajamento é a base do funcionamento dos chatbots. É preciso que os clientes conheçam e interajam com a ferramenta para que a empresa alcance os resultados esperados.

O engajamento é a base do funcionamento dos chatbots. É preciso que os clientes conheçam e interajam com a ferramenta para que a empresa alcance os resultados esperados. Por isso, logo após a criação do bot, a necessidade imediata é divulgar a sua existência.

Entre as maneiras práticas de fazer isso estão criar links direcionados para os bots, apostar em campanhas online e offline, além de criar um site específico para isso.

Continue lendo e aprenda 3 formas práticas de como divulgar seu chatbot!

1. Invista em campanhas de divulgação

De nada adianta ter um chatbot incrível se as pessoas não sabem que ele existe, não é? Nesse sentido, uma das melhores formas de divulgar a ferramenta é por meio de campanhas online e offline.

Na hora de criar a identidade, use a mesma linha de comunicação oferecida pelo seu chatbot e procure deixar claro o caminho das pedras para o cliente chegar até o seu bot. É possível investir em campanhas de divulgação em massa, em grandes veículos de comunicação (impresso ou TV) ou, até mesmo, em anúncios direcionados, como Messenger Ads.

Campanhas de e-mail marketing também não podem ser descartadas: divulgue as principais funcionalidades do seu bot para contatos, estimulando-os a conhecer a ferramenta.

2. Crie links que direcionem para o bot

Para fazer com que seus clientes encontrem seu chatbot sem dificuldades, é possível criar links que direcionem para a ferramenta. Essa estratégia também é útil quando o objetivo é que a interação comece em um ponto específico da conversa.

Tenha em mente que links que direcionam para o bot ajudam em termos de objetividade. No entanto, é preciso considerar o canal em que a ferramenta está instalada, pois os pontos de contato variam de acordo com ele.

3. Crie um site específico

Criar um site específico para a divulgação do seu chatbot é uma maneira de disponibilizar mais um ponto de contato que direcione para a ferramenta.

Além da possibilidade de indexação pelo Google, a página conta com recursos essenciais para atrair potenciais clientes para seu sistema conversacional: as funcionalidades do bot podem ser ressaltadas e a máquina pode ser apresentada de forma mais humanizada, por exemplo

Agora que você já sabe como divulgar seu bot de forma prática, confira algumas dicas para torná-lo mais eficiente:

  • certifique-se de que o bot está alinhado com a estratégia de comunicação da sua empresa;
  • use uma linguagem adequada ao seu público e à sua marca;
  • faça benchmarking para garantir que seu chatbot está dentro das práticas de mercado;
  • invista na melhoria contínua da tecnologia.

Saber como divulgar seu chatbot é um passo essencial para usar essa tecnologia da melhor maneira possível dentro da estratégia de comunicação da sua empresa. Aposte em campanhas, links que direcionem para a ferramenta e um site específico para promover o recurso. Dessa forma, todos os clientes conhecerão esse aliado incrível no atendimento do seu negócio. Se, além de saber como divulgar o bot, você quer aproveitar ao máximo suas funcionalidades para estabelecer a melhor interação com os clientes, conheça também as 3 melhores estratégias de comunicação para chatbots.

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia