Aumente a segurança do seu App com a API de Validação da Zenvia

Aumente a segurança da sua aplicação através de uma api de validação em casos de uso como: recuperação de senha, proteção contra senhas fracas, etc.

Se startups são empresas que buscam um modelo de negócios repetível e escalável em um ambiente de extrema incerteza, é importantíssimo ter agilidade no desenvolvimento e deploy de novas funcionalidades do seu produto, certo? Na Zenvia temos a premissa de ajudar empreendedores e desenvolvedores a integrarem funcionalidades complexas e robustas de comunicação aos seus softwares de forma extremamente simples, com apenas algumas linhas de código.

Veja as três melhores aplicações da nossa API de Validação e Autenticação em 2 Fatores para aumentar a segurança do seu software.

Validação de números em cadastros

A AMBEV, maior grupo cervejeiro do mundo, tinha um grande desafio no processo de cadastro dos Parceiros AMBEV em seu site. Ao se cadastrarem, os comerciantes erravam os números ou incluíam números inválidos dificultando o contato com a equipe da cervejaria.

Hoje os comerciantes que querem se cadastrar como Parceiros AMBEV recebem um token único através de SMS ou de ligações por voz, validando o número e garantindo o contato para  a equipe comercial.

Veja o que o Renato, Innovation Manager fala sobre o projeto que construímos juntos:

“A Totalvoice foi fortemente recomendada por parceiros e em diversas matérias como uma das empresas referência em serviços de SMS, Voz e Autenticação de 2 fatores.

Precisávamos de um parceiro que conseguisse resolver o processo de ponta-a-ponta, com o mínimo de integrações possível. Além da solução da Totalvoice atender esses requisitos, o relacionamento de parceria construído foi essencial para a evolução do projeto.

Nosso maior receio era que esta etapa adicional se tornasse uma barreira e inibisse cadastros. Após nosso piloto, percebemos que isso não ocorreu e ainda colhemos o enorme benefício de ter uma base de contato validada e atualizada.” 

Recuperação de senha

O ReclameAqui usa a ZenAPI em seu fluxo de recuperação de senha para garantir a segurança do usuário e agilizar o processo de recuperação do acesso ao seu painel. Ao enviar um SMS para o número cadastrado pelo usuário com um PIN único, é possível garantir a identidade e liberar o acesso de forma muito mais rápida e segura.

“Fizemos algumas alterações no sistema do autenticação do ReclameAQUI, este novo sistema possibilita melhorias no fluxo de cadastro e autenticação, parte dessas melhorias incluem ativação por SMS por exemplo. Por conta disso, precisávamos de um parceiro com preço atrativo e bom suporte. Junto a isso, ficamos animados ter um parceiro brasileiro e muito gente boa como vocês.” 

Fácil integração

  1. Gere um código único para aumentar a segurança de seu App. Basta fazer uma requisição HTTP para a API da TotalVoice.
  2. A Zenvia processa sua requisição e entrega uma mensagem de texto ou ligação automática com o código gerado.
  3. O usuário informa o código recebido diretamente no seu formulário.
  4. Você faz uma nova requisição para a Zenvia solicitando a validação do código. Nós te informamos se o código é compatível com o que foi enviado para o seu usuário e você pode validar o acesso ou cadastro.

Veja um exemplo de chamado da API pela nossa Lib de PHP

use TotalVoiceClient as TotalVoiceClient;

// NÃO ESQUEÇA DE SUBSTITUIR PELO SEU ACCESS_TOKEN

$client = new TotalVoiceClient(‘seu-access-token’);

// estamos enviando um SMS para o telefone “48111111111” com um código de verificação

// ele receberá um código semelhante a 1234 por exemplo

$response = $client->verificacao->enviar(‘48111111111’, ‘minha empresa’);

$content = json_decode($response->getContent(), true);

$id = $content[‘dados’][‘id’]; // aqui temos o ID da verificação

// tendo o código de verificação em mãos você consegue confirmar se este é valido

// Ou seja, nesse caso você terá o ID da verificação e o usuário irá te informar o código de

// verificação que ele recebeu no telefone

$response = $client->verificacao->buscar($id, ‘1234’); // passando o ID e o código que o usuário informou

$content = json_decode($response->getContent(), true);

$result = $content[‘dados’][‘resultado’];

if($result == “valido”) {

  print “OK”;

} else {

  print “NOK”;

}

Zenvia API's
Categorias:
Escrito por

Zenvia