blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile

Aniversário do cliente: oportunidade de fidelização

Os consumidores esperam, a cada dia que passa, que as marcas interajam mais com eles. Mais do que isso, os consumidores querem ser percebidos como indivíduos únicos para as marcas, que são reconhecidos e lembrados por quem faz ofertas e lhes vende produtos.

Diante dessa demanda, poucas datas são tão convenientes e benéficas como o aniversário do cliente. Lembrar-se desta importante comemoração — e demonstrar isso — pode ser uma iniciativa estratégica não somente para gerar mais vendas, mas também para começar um relacionamento de fidelização.

Vamos lá? Observe como aproveitar essa data a favor do seu negócio.

Reveja as táticas já empregadas

Se o seu negócio nunca utilizou uma tática de se lembrar do aniversário do cliente, então isso precisa mudar o quanto antes. Porém, caso a empresa já tenha apostado nessa abordagem, é importante rever também como essa estratégia está rodando atualmente.

Será que aquele e-mail automático realmente está trazendo os resultados desejados? Existe a certeza de que todos os aniversariantes estão sendo lembrados? A abordagem usada está oferecendo resultados para o seu negócio?

Tudo isso precisa ser respondido honestamente, porque há grandes chances da ação precisar de uma atualização — especialmente se você começou a aplicá-la há alguns anos.

Utilize o melhor do que já deu certo

Ao mesmo tempo, é importante considerar que as estratégias passadas não devem ser totalmente descartadas. É fato que algumas coisas funcionaram bem e que justificaram a manutenção do lembrete de aniversário.

Por isso, busque pontos que demonstrem o que realmente faz sentido para o seu público. Podem ser questões ligadas ao tamanho ou conteúdo da mensagem ou recursos utilizados.

Considere também a linguagem que mais dá certo. E se funciona mais a ideia de enviar as mensagens na semana da comemoração ou no próprio dia, por exemplo.

 

crie as melhores campanhas de marketing com sms

Invista no SMS daqui para frente

Além de reciclar parte das ideias, é importante que você traga novas abordagens, já que desde os últimos aniversários do seu cliente muita coisa mudou. Nesse cenário, investir no envio de SMS pode ser uma grande aposta.

Como se trata de uma mensagem personalizada e muito pessoal, são grandes as chances de o seu destinatário realmente ler o que você enviou. Assim, dá para ter mais retorno de investimento como ao enviar um cupom de desconto ou uma condição especial para o aniversariante.

Dentre as opções, é possível enviar mensagens como:

●“Feliz aniversário! Aproveite nosso desconto de 20% exclusivo para você no dia de hoje”.

●“Chegou a semana do seu aniversário! Nos próximos 3 dias, o frete nas suas compras acima de R$ 100 sai por nossa conta”.

●“Faça o seu aniversário ainda mais especial e se presenteie com R$ 50 reais de desconto em nossa loja”.

Use a tecnologia como apoio

Dependendo do tamanho do seu negócio, é inviável conferir a data em que nasceu cada um dos seus consumidores. Quanto mais pessoas compram do seu negócio, maior é o número de aniversariantes por dia, então essa se torna uma tarefa que demanda muito tempo para ser feita manualmente.

Dessa maneira, o melhor é usar a tecnologia como apoio. Ao usar uma plataforma que permita a configuração automática de envio nas datas de aniversário, por exemplo, você garante que nenhum cliente fique de fora.

Ao mesmo tempo, isso não coloca a produtividade em risco, aproveitando somente a parte boa — tal qual o consumidor que comemora o dia de seu nascimento.

Usar o aniversário do cliente é uma das formas de aumentar o potencial de fidelização do seu negócio, fortalecendo o relacionamento. Para tanto, é importante apostar em novas estratégias, como o uso de SMS.

Por falar nisso, aproveite para baixar o nosso e-book gratuitamente e veja como usar o SMS em datas comemorativas.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS