Análise de crédito: como evitar transtornos com os seus clientes

Um dos maiores dilemas de todo empreendedor é ter que negar crédito para algum cliente. Dentre os detalhes que compõem essa situação, está a dificuldade em comunicar isso de forma a evitar transtornos para as pessoas envolvidas. 

Nessas ocasiões, encontramos casos de inadimplência por pura irresponsabilidade e também aqueles em que houve alguma falha no gerenciamento das finanças pessoais, o que provavelmente também pode ter sido gerado por algum esquecimento acerca do compromisso.

Independente das circunstâncias, é sempre bom tomar precauções. 

Muita gente pergunta o que fazer quando a análise de crédito foi negativa? Exatamente para responder a essa pergunta, listamos uma séria de dicas para que a sua empresa possa conduzir essa situação da melhor maneira possível. 

Encontrar o momento certo 

Mesmo a notícia sendo negativa, há formas de aumentar ou reduzir o impacto dela, pois muitas vezes dar essa informação na hora pode assustar alguns clientes e até comprometer negócios futuros. 

É possível solicitar um período para verificar a situação (mesmo sabendo que já houve a negativa), assim se ganha tempo para encontrar a melhor forma de comunicar isso de forma a gerar menos impacto. Esse tipo de cuidado mostra que você se preocupa com o bem-estar das pessoas que procuram os seus serviços, o que com certeza vai refletir positivamente mesmo com aqueles que tiveram o crédito negado. 

Escolher o canal ideal

Considerando que o momento certo já foi escolhido, agora é a hora de escolher o canal ideal para comunicar o fato ao cliente. Nesse cenário, são inúmeras as opções: e-mail, telefone, SMS, entre outras possibilidades.

Se for necessário algum tipo de explicação, opte por um telefone ou email. Mas, cuidados como o momento de ligar para não deixar o cliente constrangido e verificar que o email foi recebido são importantes.

O SMS é um canal interessante, pois não necessita de internet, chega em média até 90 segundos após o disparo. Como verificamos nosso celular cerca de 150 vezes por dia, as mensagens de SMS têm uma alta taxa de abertura e são lidas rapidamente mesmo em meio às reuniões de trabalho. Pense neste canal para agregar nas suas comunicações.

Estar à disposição

Alguns clientes gostam de obter mais informações sobre o motivo de ter o crédito negado. Diante de fatos assim, sempre se coloque à disposição para informar todos os detalhes que ele necessita. 

Uma maneira de realizar isso é solicitar que façam uma análise de crédito online, indicando sites confiáveis para consulta. Essa ação é importante porque muitos não sabem que possuem alguma restrição junto aos órgãos de proteção ao crédito. 

Buscar formas alternativas

Imagine a seguinte situação: você tem um excelente cliente e na análise de crédito para uma nova transição aparece que ele está com alguma pendência. Você sabe que isso é incomum, visto que ele sempre arca com seus compromissos, inclusive tendo condições financeiras para tal. 

Como proceder nesse caso? Considerando o histórico positivo, é possível buscar formas alternativas como sugerir que ele faça a compra no nome de alguma pessoa próxima. Dessa maneira, você não perde o cliente e se mantém protegido. Vale lembrar que casos assim devem ser considerados sempre como uma exceção. 

A sua empresa tem problemas com a inadimplência? Confira os 7 principais motivos da inadimplência e como evitá-los!

Escrito por

Zenvia