Como trazer agilidade para o processo seletivo e proporcionar uma experiência única para o candidato

Por que fazer mais do mesmo se podemos ser inovadores, assertivos e ágeis? A cada dia as empresas estão criando processos seletivos longos e complexos para encontrar e selecionar o candidato ideal, tornando o processo cada vez menos atrativo e muitas vezes sendo o fator decisivo para optar pela escolha de não trabalhar na empresa.

O Papel do RH vem se transformando para ser uma área estratégica e não somente apoio. Nesse sentido, um dos movimentos que está sendo feito é trazer o People Analytics para tomar decisões com base em dados e fatos quando falamos de pessoas.

Quando olhamos para a área de recrutamento e seleção, mesmo com o complexo cenário econômico do país, é comum observarmos os profissionais de RH que cuidam dessa frentes reclamando que não encontram candidatos no tempo ideal e na qualidade desejada.

Na Zenvia, por exemplo, para selecionar o melhor candidato em meio a tantos currículos hoje utilizamos uma ferramenta de gestão de recrutamento e seleção de uma startup com foco em agilidade no processo e experiência do usuário. Isso foi ótimo, pois o trabalho operacional da nossa área de recrutamento e seleção diminuiu 50%!

Mas, como ter a certeza que os clientes da área (candidatos e gestores) estão tendo uma experiência única com o processo e com o produto que estamos oferecendo? Como sabemos se o investimento na plataforma está nos trazendo resultados reais? Nada melhor que usar o produto de casa!

Desde de outubro de 2017 usamos o nosso chatbot para fazer a pesquisa NPS com os candidatos sobre como foi o processo de seleção de ponta a ponta.

Como são dois públicos diferentes, realizamos pesquisas diferentes:

  1. para o candidato, com o objetivo de saber como foi cada etapa em sua opinião, nota que atribui ao processo e feedback em relação a ele;
  2. para os gestores visando identificar a qualidade dos perfis, nota e feedback sobre o processo.

Com isso, percebemos a transparência dos nossos clientes em dar feedbacks e evoluímos nas lições aprendidas com o processo. Ainda, podemos saber, principalmente, o quanto a experiência foi diferente e divertida para os candidatos e como isso conta para a escolha de virem trabalhar na Zenvia.

De modo geral, o uso do ChatBot nos permitiu ser mais assertivos em pontos de melhoria e trabalhar a marca empregadora com nossos candidatos, que saem do processo promovendo a marca e nossos valores.

Escrito por

Zenvia