Agências de RH: como usar o SMS no processo seletivo

O fim do ano vai chegando e as empresas já começam a se planejar para o ano seguinte. É hora de definir orçamentos, buscar novos projetos e reestruturar setores e equipes. Por isso mesmo, é neste período que podem surgir vagas interessantes para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho. E, para as empresas, o recrutamento passa a ser um novo desafio: se é hora de fazer muitas contratações, o setor de RH precisa se preparar para a grande demanda. Então, por que não usar a tecnologia do SMS no processo seletivo?

O envio de SMS, ou mensagens de texto no celular, vem sendo um grande aliado dos setores de Recursos Humanos que precisam realizar muitos recrutamentos de uma só vez. É mais uma vertente da inteligência competitiva que vem, cada vez mais, diferenciando as empresas entre si, dando vantagem para aquelas mais antenadas às novidades.

Como funciona o SMS no processo seletivo?

Ao contratar a tecnologia de envio de SMS no processo seletivo, a empresa disponibiliza, em seu site, uma nova opção para os candidatos: eles podem cadastrar o seu número de celular no site.

A partir daí, o sistema notifica o candidato, de acordo com o perfil de vaga para a qual ele se cadastrou. Por exemplo: se a sua empresa incluiu uma vaga para operador de caixa, todos os candidatos que se cadastraram alegando ter as habilidades necessárias para exercer a função receberão um SMS informando sobre a possibilidade de se candidatar.

Quais as vantagens para o candidato?

Embora a Internet disponibilize diversos sites destinados à recolocação profissional, a busca por um emprego nunca é fácil para o candidato. No meio a tantas ofertas, ele pode até se perder e, às vezes, chegar a mandar currículo para a mesma vaga mais de uma vez.

Quando cadastra seu número para receber vagas por SMS, o candidato realiza apenas uma ação, que é justamente a do cadastro. A partir daí, ele passa a ser notificado em seu próprio celular. E, caso se interesse, não é necessário enviar currículo por e-mail ou mesmo entregar pessoalmente. Basta responder à mensagem, pois a empresa de RH já possui o seu currículo cadastrado. Muito prático e ágil.

Que tipo de benefício a empresa obtém usando o SMS?

O SMS no processo seletivo pode ser utilizado por empresas de todos os perfis, mas é muito indicado para aquelas que possuem muitos cargos operacionais. Em geral, essas organizações possuem um forte turn over em sua base e a necessidade de estar sempre em processo de recrutamento torna o trabalho muito pesado e demorado para os profissionais de RH.

Com o serviço de SMS, o contato com o candidato fica mais rápido e ágil, sem a necessidade de realizar várias ligações ou mandar muitos e-mails. Basta divulgar as vagas e receber as mensagens de interesse de volta. O SMS também pode ser usado para o feedback do processo seletivo, informando ao candidato sobre as próximas fases e sobre a escolha dele ou sua eliminação do processo.

Agora que você já conhece o sistema, aproveite a solução de SMS no processo seletivo. O trabalho do seu setor de RH pode se tornar mais rápido e assertivo, o que com certeza será uma vantagem competitiva para seu negócio. Aliás, essa é apenas uma das ferramentas disponíveis para potencializá-lo, saiba mais sobre elas e como se valer da inteligência de mercado para montar estratégias, inovar e oferecer experiências positivas.

Escrito por

Zenvia