blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile
importancia-da-informatizacao-de-processos-no-setor-bancario.jpg

A importância da informatização de processos no setor bancário

O setor bancário tem passado por mudanças profundas nos últimos anos. As novas demandas de clientes conectados e o surgimento das fintechs exigem do setor uma reformulação em suas estratégias e no atendimento ao cliente.

A informatização dos processos tem papel fundamental nesse planejamento. Continue a leitura e entenda por que automatizar sua operação é tão importante para se manter competitivo.

A informatização de processos como chave estratégica

O termo transformação digital está na mente de gerentes e diretores em todas as áreas da indústria e da prestação de serviços. A automação de processos e a informatização do negócio são fundamentais para garantir o sucesso.

No setor bancário, essa necessidade fica ainda mais aparente. Uma instituição que lida com transações, registros e cadastros bastante complexos — regulamentados e auditados o tempo todo — pode cortar, consideravelmente, os gastos em operação e garantir mais espaço para manobras estratégicas.

Como a informatização de processos permite esse ganho? Principalmente, em três pontos principais:

- eficiência na gestão interna bancária, automatizando rotinas de controle e análise;    

- redução de tempo de atendimento a clientes;

- uma melhor experiência com a marca, o que reduz impactos negativos diversos.


A digitalização dos boletos e faturas

Vale a pena falar desses dois últimos itens de forma mais detalhada, pois hoje são neles que está concentrado o papel principal da informatização de processos.

Os problemas associados ao envio físico de faturas e boletos já são bem conhecidos no setor bancário. Além do custo da impressão e da postagem, há uma brecha muito maior para a inadimplência — e os gastos extras com multas e juros de atraso quando os documentos não chegam a tempo ao consumidor.

Os processos de informatização mais evidentes hoje são a geração de faturas digitais, que reduzem em até 95% a operação com esse tipo de serviço, e a automação de notificações e envios de documentos de cobrança através de SMS.

Esses são exemplos que mostram o novo rumo do setor bancário para o futuro: eficiência, economia e produtividade corporativa para entregar mais comodidade e melhor experiência ao cliente.

A adequação aos novos tempos

Afinal, a automação é tão importante assim para se manter no mercado? Sim, e vai se tornar cada vez mais — não só por uma questão de saúde financeira, mas para se adequar a uma necessidade crescente de controle de dados e conexão de informações.

As empresas que conseguirem se ajustar a essa nova realidade para criar processos de análise de dados encontrarão oportunidades de mercado muito antes dos concorrentes. 

Adotar soluções de automação não é apenas uma forma de cortar custos e tornar sua operação mais eficiente. É também um meio para sair na frente em meio a um mercado em constante evolução.

E aí, gostou do artigo? Quer receber diretamente no seu e-mail mais dicas sobre como tornar a sua empresa mais competitiva e produtiva? Então, assine a nossa newsletter!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS