A Hora do FACEBOOK MESSENGER PARA EMPRESAS: como usá-lo

O Facebook Messenger está REVOLUCIONANDO ? o marketing conversacional. Você vai ficar de FORA de uma TENDÊNCIA que se verifica no mundo inteiro??

Certamente você já usou o Facebook Messenger para conversar com seus amigos e familiares. Mas … você sabia que o uso comercial que você pode oferecer é muito mais amplo e lucrativo? Vendas, negócios, promoções e comunicação com o  cliente são apenas alguns dos benefícios que esse bate-papo oferece. Você sentirá falta de conhecer o restante dos benefícios que isso pode lhe proporcionar? Tudo, tudo que você descobre neste relatório exclusivo.


image-209

?A história conta o seguinte. Um gerente de vendas de uma empresa de marketing de alimentos gourmet agendou uma reunião.

Ele convocou o gerente da comunidade e todos os funcionários da área de publicidade. Basicamente, ele pediu que suspendessem a publicidade no Facebook e se concentrassem apenas no Instagram, Pinterest e outras mídias sociais.

Qual foi a ideia?

Concentre-se na imagem e demitir uma rede social em franco declínio, segundo ele. Um site abatido, batido em sua credibilidade e com um público em franca retirada. Não era mais útil que esse gerente se concentrasse em um lugar que caminhava para a morte certa.

? Mas, em um ponto da reunião, um de seus consultores de marketing jogou os números na mesa e isso o fez hesitar.

  • Ele disse a ele que quase 3 bilhões de pessoas acessam o Facebook todos os meses. E que existem cerca de 2.000 milhões de usuários que fazem isso diariamente.
  • Apesar de essas mídias sociais parecerem derrotadas e abatidas, ainda é um meio muito flexível quando se trata de vendas e com grandes possibilidades de conversão.
  • Além disso, 62% dos profissionais de marketing do mundo continuam a considerar o Facebook como o melhor site social para fazer negócios.
  • E que suas possibilidades não se esgotam em uma página, vídeo ou anúncio no Facebook, mas vão muito mais longe.
  • Você também pode configurar um bot para atender seus clientes ou enviar-lhes promoções através do Facebook Messenger, uma grande possibilidade integrada a todos os usuários, já que qualquer usuário o possui.

A essa altura, o gerente de vendas dessa empresa gastronômica, um homem determinado que sabe ouvir, estava começando a duvidar de sua quase certeza. E ele deixou seu conselheiro continuar apresentando os fundamentos sobre o porquê ele precisa continuar investindo em campanhas no Facebook.

Mais do que tudo, ele ficou intrigado com essa possibilidade de usar o Facebook Messenger para empresas. ?

Como não lhe ocorreu antes que não era apenas social ou viral o potencial dessa rede, mas também a sua comunicação direta?

Por que você não havia consultado seus especialistas sobre esse assunto antes?

Bem, como sempre, vale a pena fazer tudo mais cedo ou mais tarde e também tarde do que nunca. Sempre há tempo para seguir uma tendência que tem tecido para cortar.

E está claro que você também, do seu lugar, deve considerar ingressar neste sistema de comunicação, o do Facebook Messenger, que tem a oferecer muito mais do que você imaginaria.

Como e para que é usado o Facebook Messenger for Business?

image-210

Para se ter uma ideia, o Facebook Messenger possui cerca de 1,3 bilhão de usuários únicos. Destes, 400 milhões por mês fazem chamadas de áudio e / ou vídeo através deste serviço, além de se comunicar por bate-papo.

Portanto, pensar no uso comercial dessa forma de contato é praticamente uma consequência lógica de seu desenvolvimento.

Tudo muito bom, mas … como é usado o Facebook Messenger para empresas? Bem, de várias maneiras e com múltiplos propósitos. É precisamente isso que vou lhe dizer a seguir, para que você possa visualizar as possibilidades que ela oferece.

Para esses tipos de perguntas, você pode obter grandes benefícios com o bate-papo do Facebook:

Contato com o cliente?

Já se sabe que 74% das pessoas preferem conversar com uma empresa para resolver qualquer dúvida, em vez de receber uma ligação. Número devidamente reforçado nos dados pelas 2.000 milhões de mensagens que os usuários de vários aplicativos trocam mensalmente com empresas.

É um número notável! Você acha que é suficiente perder essa tendência?

É claro e não é surpreendente que o Facebook Messenger abra uma ampla gama de possibilidades quando se trata de entrar em contato com seus clientes. Eles sabem que estão conversando com uma marca, reconhecem seu site oficial e sua palavra como autorizada. Com a ferramenta de caixa de correio compartilhada de Zenvia Conversion, sua equipe pode trabalhar em colaboração com esses clientes, para atender às perguntas e resolvê-las em tempo recorde.

 Fazer reservas?

Imagine que você deseja vender reservas on-line para uma série de propriedades que você tem para alugar ou porque trabalha com um site como o Booking.com ou o AirBnB.

Você dá a possibilidade de ser contatado através do Facebook Messenger com um simples botão e o link já está feito. Em seguida, você pode encaminhá-los para uma página ou integrar diretamente a opção no chat.

Você pode configurar um bot (pessoalmente eu recomendo o do chatbot.com) pela primeira resposta ou, se você tiver apenas um operador de comunicação disponível, resolva o problema imediatamente.

O mesmo funciona para quando a estadia da reserva já tiver sido finalizada. Lá, você pode programar uma mensagem automática com Zenvia Conversion  para que seus usuários classifiquem a experiência e, a propósito, digam como foi. Tudo através do mesmo canal.

 Fazer promoções e marketing?

Algumas plataformas importantes, como a ManyChat, insistem que o Facebook Messenger está pronto para ser o principal canal de marketing de conversação nos próximos anos.

O mais interessante é que o Messenger está na mesma sintonia que o WhatsApp Business quando se trata de marketing: tem a possibilidade de fornecer uma mensagem com imagens, áudio, vídeo, anúncio e, é claro, links e outros problemas já existentes. sim óbvio.

Esse formato sofisticado é A maneira de se comunicar no futuro e será decisivo quando se trata de marketing. Você não precisa perder!

É que, pense bem, as oportunidades são praticamente todas: anúncios, contato com bots, comunicação pessoa a pessoa e até a possibilidade de concluir uma venda completa por meio de um serviço de mensagens.

 Receber reclamações?

Claro, isso é algo que nenhuma empresa está esperando, mas sempre pode acontecer. Um defeito técnico, uma remessa com falha, uma peça que não foi ou uma confusão no pedido.

Qualquer uma dessas reivindicações pode ser resolvida através de um chatbot ou por um de seus operadores. E tudo sem sair do Facebook Messenger.

 Colocar anúncios?

Os anúncios do Facebook dão bons resultados e são uma porta de ligação para leads. Mas você sabia que também pode configurar anúncios do Facebook Messenger Ads para atrair clientes em potencial e clientes consolidados?

Uma das questões mais interessantes desses anúncios é que eles são muito bons por sua grande capacidade de gerar “conhecimento local”. Ou seja, ir diretamente à sua área de influência e ao público que lhe interessa. Algo completamente essencial.

Para se ter uma ideia, 30% dos profissionais de marketing consideram que o Facebook tem o melhor ROI (retorno do investimento) no nível dos anúncios.

E o mais interessante é que você não precisa recorrer a nada incomum para configurá-los. Tudo é feito através da mesma seção de anúncios do Facebook. Portanto, não lhe será familiar se você já estiver acostumado a trabalhar com anúncios tradicionais do Facebook. E se você não tiver, verá que não levará mais do que alguns minutos para aprender como fazê-lo.

 Contratar pessoal?

O Facebook Messenger está sendo usado notavelmente para algo em que as empresas e empresas estão muito interessadas: recrutar novos funcionários.

Normalmente, o mais usado é programar chatbots de maneira eficaz ao fazer perguntas comuns aos candidatos a seus cargos. Isso economiza chamadas, reuniões, teleconferências e muito mais. E já fornece um perfil bastante específico do que você encontrará nesta ou naquela pessoa que deseja trabalhar com você.

 Fechar vendas?

98% das empresas pesquisadas em um estudo da Hootsuite admitiram usar o Facebook para negócios. 44% dos usuários do Facebook consideram que a rede influencia seu consumo. Ou seja: você não está caindo exatamente em um lugar onde eles não esperam que você possa vender alguma coisa.

Muito pelo contrário: eles já estão dizendo que estão ansiosos para conhecer ofertas e receber promoções, especialmente se já gostaram de você. E ainda mais se eles já compraram você.

Imagine que você economiza boa parte de todo o processo de negócios com um chatbot simples e rico que leva o cliente em potencial a uma compra direta.

E para não mencionar o enorme futuro das compras feitas diretamente pelo Messenger, algo que o WeChat na China está explorando de uma maneira incrível. O telefone celular permite que você faça tudo em algumas etapas simples.

 Facilitar a comunicação?

Ao incluir um simples botão “Enviar mensagem” ou “Contato”, feito com qualquer API do Facebook Messenger ou com uma configuração simples do seu desenvolvedor, agora você pode receber comunicações de seus usuários, clientes em potencial ou compradores consolidados.

De fato, um anúncio do Facebook bem posicionado que permite o contato direto com facilidade é um ótimo gateway para manter uma comunicação fluida. Além disso, você tem a certeza de que está alcançando, graças à segmentação, seu público-alvo.

? Agora, o gerente de vendas já sabe perfeitamente como esse Facebook Messenger pode ser usado para fazer negócios e também para quais objetivos ele pode guiá-lo.

Porque, embora os números sejam importantes em uma empresa, o mesmo ocorre com a lealdade do cliente, atenção qualificada aos leads e fornecendo uma opção diferente para cada usuário.

Esse homem quer continuar aprendendo mais, ele já está entrando em transe pensando nos benefícios que podem ser obtidos com essa forma de comunicação promovida por um meio de comunicação. Ele queria fugir aterrorizado.

6 vantagens de usar o Facebook Messenger para os seus negócios

Mas … que benefícios e vantagens você terá ao usar o Facebook Messenger? E vai além dos motivos óbvios para obter mais vendas ou se comunicar melhor com seus clientes. Há mais problemas que tornam esse ambiente o local perfeito para comunicação.

1 # Sem limitações do sistema

92% dos usuários do Facebook têm o Messenger instalado no celular. Isso faz com que qualquer pessoa acesse esse tipo de sistema.

E não apenas isso: sendo um aplicativo híbrido, ele pode ser usado no Android e no iOS, quebrando completamente as barreiras.

2 # alta porcentagem de abertura ?

Estima-se que a taxa de abertura das mensagens que cheguem ao Facebook Messenger seja de 80%.

Não apenas sua porcentagem de abertura é alta, mas também o tempo de resposta, sendo em muitos casos imediatos e em outros separados por algumas horas.

E isso é uma coisa boa: o usuário responde quando se sente confortável em fazê-lo, não diante da pressão irritante que pode fazê-lo desistir da comunicação.

Além disso, os anúncios enviados pelo Facebook Messenger são uma excelente opção para iniciar uma conversa com um usuário. E levá-los a responder você!

3 # Visualmente familiar e fácil de operar ?

O ambiente do Facebook Messenger é algo com que todo mundo está acostumado.

Não é um sistema de mensagens novo, nem precisam instalar um aplicativo extra, mas usam o mesmo com o qual se comunicam com a família e os amigos.

Além disso, você escolhe um nome que ninguém mais pode ter no sistema, é impossível confundir e ajuda a criar valor da marca.

4 # Boa chegada ao público jovem ?

Um fato a não subestimar: 35% da audiência do Facebook Ads tem menos de 25 anos.

Nunca perca de vista o fato de que o mercado milenar é o mais importante que existirá daqui a pouco, já sendo um segmento líder em determinadas áreas. E você tem que falar a mesma língua que eles, se quiser alcançá-los.

5 # Território não tão explorado para os negócios ?

Você sabia que apenas 31% das empresas no Facebook usam o Messenger como uma alternativa de comunicação?

Esta não é uma indicação negativa, longe disso. Eles ainda são um número grande e isso também significa que é um território onde você pode chegar lá antes do resto.

Você já viu quais benefícios, formas de uso e lucros são supérfluos. E não apenas para grandes empresas. Lembre-se de que mais de 80 milhões de pequenas e médias empresas têm sua página no Facebook e que você não precisa ser um colosso para obter lucratividade com este canal de contato.

6 # Atenção por chatbot ou com assistentes pessoais?‍

Sem dúvida, o bot do Facebook Messenger é um sucesso total e está sendo usado em grande parte do mundo como uma forma de resposta automática para clientes e usuários. Existem mais de 300.000 chatbots no Facebook em 200 países.

Obviamente, você também pode usar sua própria equipe de contato se preferir uma comunicação mais personalizada. Além disso, é sempre recomendável permitir o vínculo direto com operadores humanos.

image-212

?Após de toda essa exposição, o gerente de negócios está completamente determinado a começar a testar algo com o Facebook Messenger.

Ele já conhecia os benefícios, os números lhe mostravam algo completamente contrário ao que ele pensava e, além disso, percebeu que não é tão difícil quanto ele pensava explorar seu potencial. E isso ainda não tinha visto os exemplos de uso que outras empresas deram.

Veja o que essas empresas estão fazendo com o Facebook Messenger

Hoje, os profissionais de marketing de todo o mundo consideram o Facebook a melhor plataforma para negócios B2C e B2B.

O grande advento do marketing conversacional e a revolução dos serviços de mensagens nas comunicações interpessoais é uma realidade.

Portanto, não é loucura ver como as grandes empresas estão se voltando para essa variante de contato. E que melhor do que ver exemplos e resultados do que os outros alcançaram?

? Exemplos em nível global

Imagine que em todo o mundo já existam mais de 5 milhões de empresas que pagaram por publicidade no Facebook. Os anúncios deram bons retornos, você achou que eles deixariam o Messenger fora de suas campanhas?

Aqui você pode ver quatro casos de empresas multinacionais que estão obtendo bons benefícios com esse bate-papo e suas possibilidades.

  • Absolut Vodka: Destina-se diretamente ao público milenar através de um chatbot, oferecendo coquetéis gratuitos na área onde as pessoas estão. A promoção foi um sucesso completo.
  • Pringles: Ele fez uma promoção que obteve 13 mil participantes através do chatbot do Facebook. Além disso, aumentou consideravelmente as visitas a lojas físicas durante sua duração.
  • CNN: oferece notícias segmentadas por meio de um chatbot do Messenger. Eles chegaram antes dos outros e hoje são uma referência em termos de bots destinados a espalhar d e conteúdo periódico.
  • Ebay: você tem um shopbot como assistente de compras usado exclusivamente pelo Messenger. Ótima idéia para oferecer produtos com base nos gostos e respostas que o usuário está dando ao bot.

image-213

▶ Exemplos da América Latina

Na América Latina, o uso desse bate-papo no Facebook para empresas não está muito atrás. Para se ter uma idéia, no Brasil, o mercado mais poderoso no uso desse messenger, 76% dos usuários pesquisados ​​pela própria empresa consideravam que essa maneira de entrar em contato com uma marca era uma garantia de confiança.

Veja como eles usam o Facebook Messenger em várias partes da América e comece a imaginar o que você poderia fazer lá.

  • Freddo: Fez uma ótima campanha de chatbot para receber pedidos de sorvete. Em 4 meses, o bot aumentou suas vendas em 68%.
  • Aeroméxico: Reserva facilitada e check-in através do Messenger. Ele melhorou o tempo de resposta de seus clientes 12 vezes e a eficiência da comunicação aumentou 250 vezes! em relação a email. Atende 35 mil clientes por mês.
  • com: aumentou suas vendas on-line em 25 pontos e multiplicou seu ROI em 3,7 vezes com seus anúncios e a campanha do Messenger.
  • EColón: Uma empresa incipiente de aluguel de motocicletas alcançou excelentes resultados com suas campanhas do Messenger, alcançando o preenchimento de 1000 formulários em um mês.

image-214

? Nesse momento, o gerente de vendas não apenas mudou completamente de idéia. Com um sorriso no rosto, ele estava pensando em ter outra reunião com a equipe de marketing, mas já diretamente para planejar os próximos passos da empresa nesta seção de comunicação. Ele tinha várias idéias sobre o assunto que queria ajudá-lo a capturar.

É que ele tinha mais do que percebido que o Facebook Messenger é uma ferramenta notável para o marketing de conversação.

Por que você deve considerar o uso do Facebook Messenger para empresas

image-215

Se você é um daqueles que ouviu, leu ou pensou que o Facebook está desmoronando, que mais e mais pessoas estão se voltando para outras redes sociais ou que não é mais bom para fazer negócios, você deve ter notado que esse não é o caso.

É sem dúvida que as estatísticas mostram exatamente o contrário: ainda é a rede mais utilizada e suas possibilidades continuam intactas, principalmente graças a esse bate-papo no Facebook.

Manter a teimosia sobre essas ideias pode fazer com que você perca vendas, fluência na comunicação e alcance um público-alvo, exatamente o que está esperando por você.

Não estou dizendo para você fechar apenas esta opção. Não

Obviamente, nunca pare de aprender sobre outras alternativas no marketing de conversação ou se concentre em uma única possibilidade quando se trata de estabelecer contatos, qualificar leads e fechar vendas.

A comunicação omnichannel não para de abrir portas e é sempre bom considerar outras maneiras de expandir a linha. Você tem opções como o WhatsApp Business, que já mostra grande valor. E também oportunidades super emergentes – e com enorme potencial – como RCS para Android e Apple Business Chat.

De fato, mais e mais empresas estão se adaptando a uma estratégia de conversação omnichannel.

Mas o antigo e amado Facebook Messenger, um serviço que é cada vez mais utilizado em todo o mundo, está se consolidando como uma ótima alternativa para expandir suas vendas e fortalecer sua empresa em todos os aspectos.

É claro que cada nicho tem seus segredos e nem todas as ferramentas funcionam da mesma maneira. Nada garante sucesso porque você vai usar o Facebook Messenger. Mas há muitas razões para acreditar em seu potencial.

Em termos gerais, por que você deve considerar iniciar negócios com o Facebook Messenger? Bem, por razões como estas:

  • O Facebook continua sendo a principal rede social do mundo.
  • Pode ser usado para tudo o que você pensa em assuntos comerciais.
  • É um mercado em expansão, mas ainda não tão explorado.
  • Ótima chegada para a geração do milênio, o forte público do futuro.
  • Seu ambiente é fácil de usar e é familiar para todos.

Agora, como falamos sobre uma estratégia omnichannel, o que acontece se você receber consultas diárias não apenas do Facebook Messenger, mas de outros canais?

Sem ir mais longe, conhecemos milhares de empresas que recebem suas consultas via WhatsApp Business todos os dias. Como elas respondem a todas elas?

É aí que entra o Zenvia Conversion, uma ferramenta de comunicação omnichannel projetada para centralizar todos os chats da sua empresa em um só lugar.

O interessante é que você poderá acompanhar sua equipe com seus clientes em potencial, permitindo também adicionar notas, lembretes ou agendar visitas para escalar seus processos de vendas.

Em Zenvia Conversion, estamos cientes de todas as mudanças que estão acontecendo no nível conversacional.

É por isso que nos integramos à API oficial do WhatsApp Business e ao Facebook Messenger, pois você poderá fazer todas as suas consultas em um só lugar.

Você vai ficar de fora disso?

Categorias:
Escrito por

Nahuel Gomez