blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile

A comunicação para engajamento do funcionário

Uma empresa que deseja ter uma força de trabalho altamente engajada e capaz de oferecer seu máximo potencial deve se preocupar com a comunicação interna. Afinal, quanto melhor essa comunicação for, melhor tende a ser a atuação e o engajamento dos funcionários.

Porém, para aproveitar os benefícios de uma boa comunicação, é fundamental utilizar as ferramentas adequadas. Assim, a empresa consegue construir um canal adequado de comunicação do jeito certo, sem precisar gastar demais.

Quer saber como? Então continue lendo e descubra a seguir:

A relação entre comunicação e engajamento

Uma comunicação interna de qualidade é responsável pelo engajamento do funcionário porque, em primeiro lugar, permite que ele se mantenha informado sobre as questões da empresa. É mais fácil o colaborador ficar sabendo sobre mudanças do negócio, novos objetivos ou situações encaradas pelo empreendimento em determinado momento.

Além disso, uma boa comunicação interna também faz com que o funcionário se sinta mais integrado ao negócio. Quando a gestão se preocupa em comunicar o colaborador, automaticamente ele se sente parte daquilo que é realmente importante para o negócio.

Inclusive, uma boa comunicação se relaciona a uma boa percepção do empregador. Uma pesquisa mostrou que mais de 70% dos funcionários veem a empresa positivamente quando a comunicação interna é realizada de maneira adequada. Isso colabora para a satisfação, o que leva à motivação e ao engajamento.

banner-sms-atrair-fidelizar-clientes

O uso de SMS na comunicação interna

Considerando que o SMS é um recurso utilizado por grande parte dos empregados, essa é uma forma especialmente útil de manter uma boa comunicação interna. Além de ser efetiva devido à sua elevada taxa de abertura, essa também é uma opção conveniente porque é barata, prática e altamente personalizável. Isso garante que a comunicação aconteça de forma efetiva e mais humanizada.

Como usar o SMS para aumentar o engajamento do funcionário

Considerando que o SMS é uma ótima ferramenta de comunicação interna, é possível utilizar esse recurso como uma forma de criar mais interesse e participação entre os funcionários.

Para que isso seja possível, o primeiro passo consiste na segmentação. Com o uso do SMS corporativo é possível dividir os contatos dos funcionários entre equipes e/ou setores, garantindo que cada um tenha uma comunicação mais personalizada.

Outra dica para aproveitar ao máximo esse recurso é utilizá-lo para tratar de objetivos do negócio. Para times comerciais, por exemplo, é possível enviar mensagens como:

[EMPRESA] Marcos, você já alcançou 60% da sua meta para este mês. Estamos torcendo p/ seu sucesso. Parabéns e continue com esta garra.

Para times de projetos é possível mandar mensagens relembrando o prazo de entrega.

[EMPRESA] Pessoal, estamos contando com o alinhamento de vocês para a apresentação do nosso projeto para a diretoria na próxima terça-feira.

Também é possível enviar mensagens que contenham resultados da empresa, como um texto que informe o crescimento do negócio no último trimestre.

[EMPRESA] Conquistamos o prêmio x que será entregue no evento x na quarta-feira, 21, às 20h. Nosso CEO estará presente. Parabéns a todos por esta conquista.

Não menos importantes são as mensagens relacionadas a lembretes necessários, como os de segurança. No começo de cada turno, por exemplo, é possível enviar mensagens como:

[EMPRESA] Guilherme, não se esqueça de colocar os EPIs. Eles são obrigatórios, pois prezamos pela sua segurança. Bom trabalho!

A comunicação interna influencia a satisfação dos colaboradores e também a visão que eles possuem do negócio, o que contribui para um importante ganho quanto ao engajamento.

Para compreender melhor o impacto e a importância dessa ação, aproveite para conhecer as razões pelas quais você deve engajar seus colaboradores.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS