8 formas de uso do SMS para o Governo

Investir em SMS para o Governo tem um ótimo custo-benefício. Conheça 8 formas de utilizar o recurso SMS para alertar, incentivar e divulgar.

Os investimentos em comunicação são essenciais para os governos dos municípios, estados e federação. É preciso conscientizar a população em alguns momentos, apresentar as soluções e ações que têm sido feitas, entre outras oportunidades. Vamos apresentar algumas delas, além das formas de utilização do SMS para o Governo.

Como então atender ao tão preconizado Princípio da Eficiência e da Economicidade, consagrado no art. 37 da Carta Magna, reduzindo despesas com comunicação, mas sem deixar de dialogar com a população? Veja na sequência!

SMS para o Governo: ótimo custo-benefício

A solução para fazer essa mágica no Orçamento Público é a mesma aplicada no gerenciamento de qualquer empresa: fundir criatividade, tecnologia e praticidade. E nesse sentido, o SMS para o Governo se encaixa como uma luva.

Confira alguns exemplos de campanhas em que o governo poderá utilizar o recurso do SMS com o intuito de reduzir custos e ainda alertar, divulgar e incentivar à população.

1. Alertar à população sobre campanhas de saúde

Existem centenas de Secretarias da Saúde que enviam mensagens de celular para sua população a fim de lembrá-la do início do período de campanhas de vacinação, de doações de sangue, de combate à dengue, etc.

2. Agendar horários de consulta em órgãos governamentais

Estratégia muito usada por Secretarias da Fazenda ou da Saúde. O usuário agenda a entrega de documentos no site do órgão público e recebe um alerta via SMS confirmando o agendamento.

Como o disparo é feito por meio de uma ferramenta de envio de SMS, não há qualquer gasto além do valor firmado em licitação, nem a ocupação de servidores públicos no envio desses comunicados. As mensagens de celular podem ser enviadas também para comunicar agendamento de exames em hospitais públicos.

Banner com fundo escuro e uma tela demonstrativa de mensagem de Trusted SMS

3. Divulgar as ações da Administração Pública

Trocar toda a tubulação do sistema de esgoto da cidade, rever contratos, comprar medicamentos para a rede de saúde, tudo isso é muito importante e deve chegar ao conhecimento da população.

Como os gastos com comunicação nos canais tradicionais são excessivamente caros (TV, rádio, outdoor, revistas), o envio de SMS é uma forma extremamente barata e eficiente de dialogar com a população.

4. Lembrar contribuintes sobre datas de vencimento de recolhimento de tributos

Manter o fluxo de arrecadação em linha com a previsão de receitas é o grande alvo dos Governos, em todas as esferas. Para isso, nada melhor do que ter uma ajuda da tecnologia. Empresas com expertise em SMS são capazes de — baseadas em bancos de dados da Administração Pública — disparar SMS de forma segmentada, enviando alertas específicos para cada grupo de pessoas. É praticamente um lembrete personalizado.

5. Convidar a população a participar de audiências públicas

Os assuntos discutidos nesses debates é de extremo interesse dos municípios e da população. Para conquistar maior adesão, basta o uso de uma tecnologia, como a do SMS, com grande alcance e impacto. O SMS para o governo consegue cumprir muito bem esse papel, auxiliando na ampliação do processo democrático.

6. Divulgar projetos de inclusão social

Com a sua base de contatos segmentada, você poderá criar vários grupos na ferramenta para fazer disparos de mensagens bem focadas no público. Assim, é possível direcionar alertas apenas para a população de comunidades mais carentes, avisando-a sobre a possibilidade de se inscrever em projetos sociais que estão em aberto.

7. Ser avaliado pelos serviços prestados

Quando uma pesquisa é realizada por empresas especializadas, este trabalho é feito por amostragem. O SMS pode ser usado para obter um feedback mais fiel sobre o que o povo pensa a respeito da Administração Pública.

8. Enviar comunicados gerais à população

Os Correios possuem um serviço de SMS que envia alertas sobre o status de entrega de encomendas PAC e Sedex. O serviço é gratuito aos usuários.

Esses são alguns exemplos de como as mensagens via SMS podem ser úteis para facilitar a comunicação do setor público para com a população. Para saber mais, conheça os planos e plataforma de envio de SMS da Zenvia.

Escrito por

Zenvia

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.