8 formas de uso do SMS para o Governo

Investir em SMS para o Governo tem um ótimo custo-benefício. Conheça 8 formas de utilizar o recurso SMS para alertar, incentivar e divulgar.

Os investimentos em comunicação são essenciais para os governos dos municípios, estados e federação. É preciso conscientizar a população em alguns momentos, apresentar as soluções e ações que têm sido feitas, entre outras oportunidades. Vamos apresentar algumas delas, além das formas de utilização do SMS para o Governo.

Como então atender ao tão preconizado Princípio da Eficiência e da Economicidade, consagrado no art. 37 da Carta Magna, reduzindo despesas com comunicação, mas sem deixar de dialogar com a população? Veja na sequência!

SMS para o Governo: ótimo custo-benefício

A solução para fazer essa mágica no Orçamento Público é a mesma aplicada no gerenciamento de qualquer empresa: fundir criatividade, tecnologia e praticidade. E nesse sentido, o SMS para o Governo se encaixa como uma luva.

Confira alguns exemplos de campanhas em que o governo poderá utilizar o recurso do SMS com o intuito de reduzir custos e ainda alertar, divulgar e incentivar à população.

1. Alertar à população sobre campanhas de saúde

Existem centenas de Secretarias da Saúde que enviam mensagens de celular para sua população a fim de lembrá-la do início do período de campanhas de vacinação, de doações de sangue, de combate à dengue, etc.

2. Agendar horários de consulta em órgãos governamentais

Estratégia muito usada por Secretarias da Fazenda ou da Saúde. O usuário agenda a entrega de documentos no site do órgão público e recebe um alerta via SMS confirmando o agendamento.

Como o disparo é feito por meio de uma ferramenta de envio de SMS, não há qualquer gasto além do valor firmado em licitação, nem a ocupação de servidores públicos no envio desses comunicados. As mensagens de celular podem ser enviadas também para comunicar agendamento de exames em hospitais públicos.

3. Divulgar as ações da Administração Pública

Trocar toda a tubulação do sistema de esgoto da cidade, rever contratos, comprar medicamentos para a rede de saúde, tudo isso é muito importante e deve chegar ao conhecimento da população.

Como os gastos com comunicação nos canais tradicionais são excessivamente caros (TV, rádio, outdoor, revistas), o envio de SMS é uma forma extremamente barata e eficiente de dialogar com a população.

4. Lembrar contribuintes sobre datas de vencimento de recolhimento de tributos

Manter o fluxo de arrecadação em linha com a previsão de receitas é o grande alvo dos Governos, em todas as esferas. Para isso, nada melhor do que ter uma ajuda da tecnologia. Empresas com expertise em SMS são capazes de — baseadas em bancos de dados da Administração Pública — disparar SMS de forma segmentada, enviando alertas específicos para cada grupo de pessoas. É praticamente um lembrete personalizado.

5. Convidar a população a participar de audiências públicas

Os assuntos discutidos nesses debates é de extremo interesse dos municípios e da população. Para conquistar maior adesão, basta o uso de uma tecnologia, como a do SMS, com grande alcance e impacto. O SMS para o governo consegue cumprir muito bem esse papel, auxiliando na ampliação do processo democrático.

6. Divulgar projetos de inclusão social

Com a sua base de contatos segmentada, você poderá criar vários grupos na ferramenta para fazer disparos de mensagens bem focadas no público. Assim, é possível direcionar alertas apenas para a população de comunidades mais carentes, avisando-a sobre a possibilidade de se inscrever em projetos sociais que estão em aberto.

7. Ser avaliado pelos serviços prestados

Quando uma pesquisa é realizada por empresas especializadas, este trabalho é feito por amostragem. O SMS pode ser usado para obter um feedback mais fiel sobre o que o povo pensa a respeito da Administração Pública.

8. Enviar comunicados gerais à população

Os Correios possuem um serviço de SMS que envia alertas sobre o status de entrega de encomendas PAC e Sedex. O serviço é gratuito aos usuários.

Esses são alguns exemplos de como as mensagens via SMS podem ser úteis para facilitar a comunicação do setor público para com a população. Para saber mais, conheça os planos e plataforma de envio de SMS da Zenvia.

Escrito por

Zenvia