7 vantagens de ter chatbot no varejo

As ações dos chatbots estão cada vez mais presentes nos processos de vendas em varejo. Isso acontece porque o chatbot tem facilitado muito o trabalho dos atendentes e, principalmente, a navegação do cliente. O varejo é um ótimo exemplo disso, pois tem achado neste método maneiras bem mais eficientes de atender ao público.

O consumidor busca cada vez mais facilidade quando o assunto é atendimento, ou seja, não quer mais ficar horas pendurado no telefone com um vendedor. Mais do que isso, ele quer ser abordado por produtos que sejam exatamente aquilo que está procurando. É aí que entra a utilidade do chatbot.

Bots são capazes de oferecer rapidamente acesso ao portfólio de produtos e outras coisas, como:

Atendimento 24 horas

Ter atendimento 24 horas gera um custo muito alto para qualquer varejista, pois demanda uma quantidade elevada de funcionários. Investir em chatbot se tornou uma excelente estratégia quando o assunto é esse. Com esse recurso, você garante um atendimento a qualquer hora do dia ou da noite ao seu consumidor sem que isso pese no orçamento e ainda oferece exatamente aquilo que ele procura.

Oferece respostas objetivas e em tempo real

Como tratamos no início do texto, o consumidor está em busca de facilidade, e isso inclui a velocidade no atendimento. O chatbot oferece respostas em tempo real, ou seja, dá a solução que a pessoa está procurando em questão de segundos.

Se faz presente em toda a jornada da compra

Uma das grandes virtudes do chatbot é identificar em que momento da jornada de compra o consumidor se encontra. Assim, é possível o bot dar o auxílio necessário e no momento certo. As pessoas estão em busca de uma maior interação com a marca. Desse modo, acompanhar o cliente em todas as etapas até o momento da compra é fundamental.

Garante um maior engajamento

O chatbot permite ao varejista impactar os consumidores de um jeito mais personalizado, eficiente e ágil. Isso é possível estabelecendo conversas por meio dos canais de mensagens mais utilizados por eles.

Obtém respostas de satisfação

Quem não quer ser bem atendido durante uma compra?! Isso faz parte das expectativas de qualquer cliente. O chatbot pode fazer pesquisas de satisfação após a compra ser concretizada. Dessa maneira, ele consegue coletar insights referentes à experiência do consumidor e se adequar da melhor maneira para os futuros atendimentos.

Divulga lançamentos e ofertas

O chatbot oferece também a possibilidade de enviar lançamentos e ofertas que podem agradar muito ao consumidor. Por meio das conversas inteligentes, o bot identifica exatamente aquilo que o cliente está procurando, ou seja, ele poderá ser impactado futuramente com ofertas de seu interesse.

Torna a experiência de compra do consumidor muito melhor

São inúmeras as funções do chatbot que tornam a experiência de compra do consumidor muito melhor. O bot pode atualizar o status do pedido, emitir o boleto e números de protocolos, fazer o rastreamento do produto, entre outras coisas.

O chatbot já está inserido no meio comercial. Mais do que isso, ele tem gerado resultados satisfatórios para o varejista e também para o consumidor. Torne o seu negócio muito mais atrativo com a ajuda das funções dos bots.

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia