Confira tudo o que um Sistema de Vendas WhatsApp eficiente precisa para gerar resultado

Em dúvida se vale a pena contratar um sistema de vendas para WhatsApp? Confira o que é indispensável em um Sistema de Vendas para WhatsApp!

Que o WhatsApp é popular todos sabemos! O aplicativo atingiu 100 bilhões de mensagens diárias, segundo as informações divulgadas pelo Global Web Index sobre Mídias Sociais. O Brasil ficou em 7º lugar, com 91% da população no ranking mundial de países com maior porcentagem de usuários no WhatsApp (com idade entre 16 e 64 anos). Somado a isso, imagine contar com um Sistema de Vendas para gerenciar toda essa gama de possibilidades que o WhatsApp proporciona ao comércio brasileiro.

Com a utilização do sistema de vendas, espera-se uma rotina ágil, que evite retrabalho, e que não tenha gargalos para perda do valioso tempo da equipe de vendas. 

Os dados mostram que, estar disponível para compras online passou a ser cada vez mais indispensável. Quando falamos de aplicativos de mensagem, dentre eles o WhatsApp. Estar disponível e estruturado para receber os clientes é fundamental. 

Se você ainda tem dúvidas sobre contratar um sistema de vendas para WhatsApp ou está ponderando sobre seus benefícios, confira aqui tudo o que um sistema de vendas para WhatsaApp precisa ter para que seus resultados sejam precisos. Confira:

1 – Integração com outros sistemas

As últimas atualizações do WhatsApp permitem que o aplicativo consiga conectar a mesma conta com até quatro (4) dispositivos diferentes. Porém, com um software de vendas, você passa a contar com mais estabilidade para esse uso compartilhado, além de integrações com outros aplicativos que vão facilitar o dia a dia de sua empresa.

O mercado já conta com opções que concentram em um sistema de vendas para WhatsApp recursos para o manuseio de clientes e armazenamento dos dados. Em todo o caso, o uso de plataformas conversacionais que sejam abertas para integrar com outras que compõem seu processo comercial são indicadas.

2 – Distribuição de contatos

Rotacionar e intercalar a vez de cada vendedor gera grandes ganhos para equipes comerciais. Uma distribuição eficiente eleva a produtividade nas equipes, porque a plataforma pode se encarregar de fazer a distribuição e atribuir “dono” aos leads automaticamente.

Um sistema de vendas que rotacione a entrada de leads para o time comercial vai exigir muito menos do gestor de vendas o acompanhamento do processo.

Uma vez que a plataforma consegue, automaticamente, realizar essa tarefa com poucas configurações, canalizando o tempo dessa equipe para mais atividades.

Banner da página geradora de link do WhatsApp com direcionamento

3 – Revezamento de conversas

Uma das maiores premissas dos sistemas voltados às vendas é a garantia de uma rotina otimizada, facilitando a integração do processo de vendas com outros departamentos da empresa (como financeiro e logístico, por exemplo). 

Imagine também que, no processo de vendas, o mesmo cliente precise passar por mais de um colaborador até receber o seu produto/serviço. Com um software que permita essa rotação na mesma conversa, esse cliente tem tudo o que precisa sem precisar ser abordado diversas vezes por contas diferentes.

Estruturas de vendas com processo escalonado em: (i) pré-vendas; (ii) vendas e; (iii) pós-vendas, podem ganhar velocidade e terem etapas automatizadas, sinalização e armazenamento das informações de todo esse funil de vendas.

4 – Armazenamento das informações

Outro benefício que um sistema de vendas para WhatsApp proporcionado, é a vantagem oferecida no manuseio de dados.

Usando um sistema de vendas é possível compilar as conversas com os clientes no servidor da ferramenta. Isso oferece segurança adicional quando precisamos resgatar algum histórico de conversa.

Contar apenas com o armazenamento do próprio WhatsApp demanda mais cuidado por riscos de perda relacionado ao número da linha e e-mail da conta.

5 – Relatórios de performance para gestão

O sistema de vendas, quando em pleno funcionamento, proporciona para o gestor uma visão geral da performance de sua equipe, e isso é essencial com um mercado competitivo em que vivemos.

O ideal é que, o sistema traga com poucos cliques relatórios e dashboards para questões como: 

  • Dados individuais e coletivos de desempenho;
  • Resultado por período (mensal, trimestral ou anual);
  • Comparativo de crescimento entre períodos, entre outros insights que deem ao gestor todo o insumo necessário para implementar estratégias de vendas e marketing.

Quer saber mais sobre gestão de vendas? Leia mais: Ferramentas para gestão de vendas: otimize os processos da sua equipe e melhore sua rotina

6 – Responsividade para um processo de vendas dinâmico 

Da mesma forma que o cliente pode entrar em contato por diversos canais com a empresa (Whatsapp, Facebook Messenger, Instagram, e-mail, etc.), o sistema de vendas precisa possibilitar o dinamismo e dar suporte para o vendedor conseguir responder esse cliente, seja pelo computador ou pelo celular.

Um sistema de vendas para WhatsApp que possua aplicativo mobile oferece mais flexibilidade para a rotina do vendedor. Ainda mais se sua empresa tem atividade comercial interna e externa. Essa flexibilidade ajuda e faz toda diferença para essas jornadas.

7 – Confiabilidade e segurança

A segurança digital avança cada vez mais em direção como lidamos com as informações coletadas. São muitos os cuidados que as empresas precisam tomar para manusear dados e configurar acessos e integrações.

A plataforma de vendas precisa garantir que suas integrações e APIs estejam em conformidade com leis (como a LGPD, por exemplo) e oferecer segurança na preservação de dados de titulares, também com outras plataformas com as quais se integram.

Importante: Um número restrito de empresas estão habilitadas a realizar integrações com as APIs do WhatsApp. A Zenvia é uma parceira oficial WhatsApp Business API.

Isso representa uma camada de segurança adicional, ofertando funcionamento duradouro, constante e livre de risco de banimentos e sanções por suspeitas de fraudes, mau uso e integrações de origens suspeitas.

Conclusão

A gigante adesão do público ao WhatsApp é a maior prova de que se trata de uma ferramenta popular e poderosa. Perder vendas ou vender mais, depende da escolha da plataforma que melhor atenda suas necessidades com as funcionalidades e configurações disponíveis.

Listamos alguns dos benefícios e vantagens de ter um sistema de vendas para WhatsApp para sua equipe. E se você está analisando opções nesse momento, aproveite para conhecer o Sistema de Vendas multicanal número 1 na América Latina: 

Zenvia Conversion é a solução de vendas com API oficial do WhatsApp, capaz de proporcionar maior escalabilidade para a atuação de seu time comercial e maior eficiência no seu processo de vendas por meio de integrações seguras para você poder focar no que realmente importa: nas vendas.

Clique abaixo e faça seu teste grátis de 7 dias:

Banner de teste grátis do Zenvia Conversion
Escrito por

Anderson Anjos

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de Marketing Digital, Inbound e café. Atualmente Analista de Marketing na Zenvia