7 motivos para ter um sistema de vendas para WhatsApp

Em dúvida se vale a pena contratar um sistema de vendas para WhatsApp? Confira as dicas que separamos para você!

Que o WhatsApp é popular todos sabemos! O aplicativo atingiu 100 bilhões de mensagens diárias, segundo as informações divulgadas pelo Global Web Index sobre Mídias Sociais. O Brasil ficou em 7º lugar, com 91% da população no ranking mundial de países com maior porcentagem de usuários no WhatsApp (com idade entre 16 e 64 anos).

Outro dado que mostrou expressividade foi o aumento do consumo digital. Apenas no Brasil, o aumento da compra online chegou a 81% no período de isolamento, e 72% na América Latina, de acordo com a Consultoria Enext.

Com a utilização do sistema de vendas, espera-se uma rotina ágil, que evite retrabalho, e que não tenha gargalos para perda do valioso tempo da equipe de vendas. 

Os dados mostram que, estar disponível para compras online passou a ser cada vez mais indispensável, principalmente quando falamos de aplicativos de mensagem, dentre eles o WhatsApp. Estar disponível e estruturado para receber os clientes é fundamental. 

Se você ainda tem dúvidas sobre contratar um sistema de vendas para WhatsApp ou está ponderando sobre seus benefícios, confira alguns motivos que separamos para mostrar que, muito mais do que custo. Confira:

1 – Integração com outros sistemas

As últimas atualizações do WhatsApp permitem que o aplicativo consiga conectar a mesma conta com até quatro (4) dispositivos diferentes. Porém, com um software de vendas, você passa a contar com mais estabilidade para esse uso compartilhado, além de integrações com outros aplicativos que vão facilitar o dia a dia de sua empresa.

O mercado já conta com opções que concentram n sistema de vendas para WhatsApp, recursos para o manuseio de clientes e armazenamento dos dados. Em todo o caso, o uso de plataformas conversacionais que sejam abertas para integrar com outras que compõem seu processo comercial são indicadas.

2 – Distribuição de contatos

Rotacionar e intercalar a vez de cada vendedor gera grandes ganhos para equipes comerciais. Uma distribuição eficiente eleva a produtividade nas equipes, porque a plataforma pode se encarregar de fazer a distribuição e atribuir “dono” aos leads automaticamente.

Um sistema de vendas que rotacione a entrada de leads para o time comercial vai exigir muito menos do gestor de vendas o acompanhamento do processo. Uma vez que a plataforma consegue, automaticamente, realizar essa tarefa com poucas configurações, canalizando o tempo dessa equipe para mais atividades.

3 – Revezamento de conversas

Uma das maiores premissas dos sistemas voltados às vendas é a garantia de uma rotina otimizada, facilitando a integração do processo de vendas com outros departamentos da empresa (como financeiro e logístico, por exemplo). 

Imagine também que, no processo de vendas, o mesmo cliente precise passar por mais de um colaborador até receber o seu produto/serviço. Com um software que permita essa rotação na mesma conversa, esse cliente tem tudo o que precisa sem precisar ser abordado diversas vezes por contas diferentes.

Estruturas de vendas com processo escalonado em: (i) pré-vendas; (ii) vendas e; (iii) pós-vendas, podem ganhar velocidade e terem etapas automatizadas, sinalização e armazenamento das informações de todo esse funil de vendas.

4 – Armazenamento das informações

Outro benefício que um sistema de vendas para WhatsApp proporcionado, é a vantagem oferecida no manuseio de dados.

Usando um sistema de vendas é possível compilar as conversas com os clientes no servidor da ferramenta. Isso oferece segurança adicional quando precisamos resgatar algum histórico de conversa.

Contar apenas com o armazenamento do próprio WhatsApp demanda mais cuidado por riscos de perda relacionado ao número da linha e e-mail da conta.

5 – Relatórios de performance para gestão

O sistema de vendas, quando em pleno funcionamento, proporciona para o gestor uma visão geral da performance de sua equipe, e isso é essencial com um mercado competitivo em que vivemos.

O ideal é que, o sistema traga com poucos cliques relatórios e dashboards para questões como: 

  • Dados individuais e coletivos de desempenho;
  • Resultado por período (mensal, trimestral ou anual);
  • Comparativo de crescimento entre períodos, entre outros insights que deem ao gestor todo o insumo necessário para implementar estratégias de vendas e marketing.

Quer saber mais sobre gestão de vendas? Leia mais: Ferramentas para gestão de vendas: otimize os processos da sua equipe e melhore sua rotina

6 – Responsividade para um processo de vendas dinâmico 

Da mesma forma que o cliente pode entrar em contato por diversos canais com a empresa (Whatsapp, Facebook Messenger, Instagram, e-mail, etc.), o sistema de vendas precisa possibilitar o dinamismo e dar suporte para o vendedor conseguir responder esse cliente, seja pelo computador ou pelo celular.

Um sistema de vendas para WhatsApp que possua aplicativo mobile oferece mais flexibilidade para a rotina do vendedor. Ainda mais se sua empresa tem atividade comercial interna e externa. Essa flexibilidade ajuda e faz toda diferença para essas jornadas.

7 – Confiabilidade e segurança

A segurança digital avança cada vez mais em direção como lidamos com as informações coletadas. São muitos os cuidados que as empresas precisam tomar para manusear dados e configurar acessos e integrações.

A plataforma de vendas precisa garantir que suas integrações e APIs estejam em conformidade com leis (como a LGPD, por exemplo) e oferecer segurança na preservação de dados de titulares, também com outras plataformas com as quais se integram.

Importante: Um número restrito de empresas estão habilitadas a realizar integrações com as APIs do WhatsApp. A Zenvia é uma parceira oficial WhatsApp Business API, isso representa uma camada de segurança adicional, ofertando funcionamento duradouro, constante e livre de risco de banimentos e sanções por suspeitas de fraudes, mau uso e integrações de origens suspeitas.

Conclusão

A gigante adesão do público ao WhatsApp é a maior prova de que se trata de uma ferramenta popular e poderosa. Perder vendas ou vender mais, depende da escolha da plataforma que melhor atenda suas necessidades com as funcionalidades e configurações disponíveis.

Listamos alguns dos benefícios e vantagens de ter um sistema de vendas para WhatsApp para sua equipe. E se você está analisando opções nesse momento, aproveite para conhecer o Sistema de Vendas multicanal número 1 na América Latina: 

Zenvia Conversion é a solução de vendas com API oficial do WhatsApp, capaz de proporcionar maior escalabilidade para a atuação de seu time comercial e maior eficiência no seu processo de vendas por meio de integrações seguras para você poder focar no que realmente importa: nas vendas.

Clique abaixo e faça seu teste grátis de 7 dias:

Escrito por

Anderson Anjos

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de Marketing Digital, Inbound e café. Atualmente Analista de Marketing na Zenvia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.