7 plugins para melhorar a comunicação com seus clientes

Se você soubesse que 8 em cada 10 consumidores estão dispostos a pagar mais por uma experiência melhor, quais alterações você faria no seu site?

Se você soubesse que 8 em cada 10 consumidores estão dispostos a pagar mais por uma experiência melhor, quais alterações você faria no seu site? O que você adicionaria? Nestas linhas vamos mostrar quais são os melhores plugins e incluímos dois que são baseados nas redes de comunicação preferenciais de seus usuários.

60% dos problemas de negócios são resultado de uma má comunicação ?.

O artífice dessa frase é Peter Drucker, teórico do management por excelência, e ele provavelmente se referia à cultura interna de uma empresa. No entanto, não deixa de ser uma filosofia de sucesso em pleno 2019, a era da comunicação digital com nossos clientes.

Vamos nos colocar em contexto…

Não faz muito tempo, minha esposa sentiu a necessidade de trocar o celular. Eu queria um novo modelo, com mais memória e uma câmera melhor. Seu telefone era bom, mas claramente o mercado está cheio de dispositivos muito mais inovadores.

Essas questões de obsolescência programada.

Em suma, ela começou a investigar comparar telefones, preços, marcas e uma série de características até encontrar alguns modelos que compartilhavam o 3B: bom, bonito e barato?.

Mas havia uma seção um tanto técnica sobre a qual ela ainda tinha dúvidas. Quem melhor do que um vendedor treinado para resolver qualquer questão e convencê-la a comprar?

Claro, aí apareceu o problema. Não havia nenhum chat online disponível e o único meio de contato era um número de telefone, operando apenas durante o horário comercial?.

Ela foi a outro site onde lhe esclareceram suas dúvidas por meio de um chat online e fechou a negociação para que enviassem o celular em menos de 24 horas depois de fazer a transação.

Onde ela acabou comprando?

Acabou comprando da empresa que conseguiu se adaptar. De fato, tenho um dado interessante: a segunda empresa tinha o mesmo telefone a um preço um pouco mais alto e, mesmo assim, ela levou mais em conta a comunicação prévia que o valor.

Não somos os únicos em dizer isso…

Um estudo da ThinkJar determinou que 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma experiência melhor.

Vemos isso no transporte aéreo ou na indústria hoteleira, exemplos em que o upselling em melhores experiências gera receitas mais altas e reforça a lealdade do cliente.

Por que seu site deve se comunicar com seus clientes?

Segundo o Think with Google, existe algo chamado micro-momentos.

O que são?

Basicamente, eles são pontos cruciais de contato para uma compra, especialmente porque os clientes esperam que uma marca atenda às suas necessidades com informações relevantes.

Não importa a hora.

Não importa a localização.

Toda vez que um usuário sente a necessidade de se informar, ele acessa seu celular para fazer a pesquisa no mesmo instante.

86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma experiência melhor

96% dos internautas faz isso!

É claro que apenas marcas de sucesso se anteciparão e atenderão corretamente às necessidades do usuário nesses micro-momentos, fornecendo as informações apropriadas.

Por exemplo, você sabia que, de acordo com Gartner, em 2020, mais de 85% das comunicações entre clientes e marcas serão feitas sem intervenção humana?

Ou seja, ainda existem aqueles que precisam de um atendimento ao cliente, mas 40% dos consumidores disseram preferir fazê-lo por conta própria.

A Zendesk confirma isso garantindo que 50% dos clientes acham que é crucial ter a capacidade de resolver por eles mesmos suas dúvidas sem precisar se remeter a um agente externo.

E outro estudo, desta vez da One Reach, destaca que 64% dos consumidores preferem soluções via texto antes de ligar para o atendimento ao cliente.

Queremos que tudo seja instantâneo, sem deixar de lado a eficácia!

Você sabe o que é o pior?

Provavelmente, muitas empresas não sabem em que estão falhando. De acordo com o estudo anteriormente citado da ThinkJar, 91% dos clientes insatisfeitos não reclamam, eles simplesmente vão embora.

Como podemos melhorar a comunicação com nossos clientes em potencial?

Web plugins!

Para que servem os plugins?

Uma das coisas que fazem do WordPress uma ótima plataforma para criar um blog é a sua flexibilidade para se adaptar a qualquer necessidade.

Para que servem os plugins do WordPress

E isso é feito através dos plugins.

Os plugins são aplicativos que contêm um grupo de funções que ajudam a melhorar uma página em um determinado aspecto.

Existem plugins de design, estatísticas, email marketing, redes sociais, segurança, backups, tráfego web, e-commerce e muito mais…

Se falarmos apenas do repositório oficial do WordPress.org, existem mais de 25.000 plugins. Isso significa que, quando surgir uma necessidade, provavelmente haverá algum plugin para resolvê-lo.

Agora você entende para que servem os plugins…

Digamos, por exemplo, que queremos um plugin de mídia social para o WordPress. Existem botões para compartilhar conteúdo nas redes sociais, ícones com links, páginas de login e muito mais.

Não é uma questão de plugin VS. chatbot, já que no final das contas são variações com o mesmo propósito.

Claro, mas…

Por que o WordPress?

Sejamos honestos…

Cada vez mais páginas web estão usando o WordPress. Aumentou sua porcentagem de uso em escala global e ainda mais quando se trata de páginas com CMS.

E neste caso, falamos de mais de 60% das páginas construídas do total que usam um CMS.

No total, o WordPress representa 23,4% de todos os sites e 60,7% dos sites com CMS.

giphy

A questão é que existem mais de 25.000 web plugins… Como escolher?

E é por isso que fizemos um top 7 com nossas melhores recomendações. Vamos lá?

7 ferramentas web para se comunicar melhor com seus clientes

1. Plugin para um formulário de contato

Neste ponto, quem sabe você já saiba que somos fãs de qualquer processo automatizado de marketing conversacional.

Não é para menos…

Um estudo da Amadeus IT, uma empresa fornecedora de soluções tecnológicas para o setor de viagens, indica que personalizar a experiência virtual com chats ao vivo aumenta a taxa de conversão de pesquisa para compra em 211%.

Mas ter um formulário de contato é uma oportunidade de atrair potenciais clientes de alta qualidade – já que você pode qualificar leads – reduzir custos, agilizar processos comerciais e melhorar a coleta e análise da informação.

Imagine…

Você construiu um site digno de uma obra de arte. Logo, um About Us, uma pequena loja de e-commerce, menu, blog. Tudo em seu lugar.

E é aí quando entra o Contact Form 7, um plugin popular e gratuito, que gera um formulário de contato básico e confiável.

O plugin inclui documentação, perguntas freqüentes, fórum de suporte e um site com informações.

E em relação às suas funções, você pode criar formulários ilimitados, com campos como URL, e-mail ou texto.

2. Um plugin para o Facebook Messenger

Você sabia que 1,3 bilhão de pessoas usam o Facebook Messenger?

as empresas vendem mais quando usam o facebook messenger como canal de vendas

Ao contrário do que se poderia pensar, apenas 31% das empresas usam esse canal para se comunicar com seus clientes em potencial.

Em perspectiva, é um canal onde são enviados 8 bilhões de mensagens ?por mês entre empresas e consumidores.

Nesse sentido, uma pesquisa da Nielsen mostrou que o Facebook Messenger é a segunda forma mais popular de comunicação entre os clientes quando interagem com uma empresa.

Qual é o plugin ideal para isso?

FB Customer Chat Plugin with Autowelcome Responses, que se encaixa em qualquer tipo de negócio, tem loja online ou não.

É bem simples: coloque um bate-papo do Facebook Messenger nas páginas que você escolher dentro de sua página web.

Ao instalá-lo, você deve inserir os dados no formulário de plug-in. Em seguida, escolha como a janela de bate-papo será exibida, as páginas em que ela será exibida e defina algumas respostas predefinidas para quando entrarem em contato com você.

Imagine que um cliente tenha uma situação por resolver, ele vai até seu site e consegue resolvê-lo por meio do bate-papo em menos de cinco minutos.

É provável que a boa experiência seja transferida para compras futuras, graças a um excelente trabalho de fidelização de clientes.

3. O melhor plugin do WhatsApp

Lembre-se que estávamos dizendo que o Facebook Messenger é a segunda forma mais popular de comunicação entre os clientes?

Sim, vamos falar do rei…

O WhatsApp tem mais de 1.500 milhões de usuários e supera mais de 60 bilhões de mensagens enviadas diariamente.

WhatsApp tem mais de 1.500 milhões de usuários

Na América Latina, 64% dos usuários com smartphones têm esse aplicativo instalado, segundo a Latinobarómetro Corporation.

Em Zenvia Conversion projetamos o melhor plugin WhatsApp WordPress, o qual é oferecido gratuitamente e permite que você escolha entre diferentes números de WhatsApp de diversos sites para serviços de venda, suporte, pós-venda ou qualquer que seja sua necessidade.

Nosso plugin do WhatsApp é simples, pois colocamos nele toda a nossa experiência para que seu design e usabilidade não causem nenhum conflito ao usá-la como ferramenta ideal para aumentar a taxa de conversão.

Como lhe dissemos anteriormente, o WhatsApp se tornou o canal preferido de comunicação para os usuários, especialmente na América Latina, e esses dados são igualmente verdadeiros para as empresas.

O motivo é simples: gera grande empatia e maior velocidade ao estabelecer um vínculo com uma marca.

E como dissemos no começo, contar com o WhatsApp pode ser a diferença para um negócio quando se trata de gerar mais compras.

Este plugin pode ser usado por empresas com uma infra-estrutura modesta, mas também grandes empresas, já que está disponível em WordPress, Tumblr, páginas web ou landing pages.

E não só isso, a interface de Zenvia Conversion é tão fácil de usar como aquelas a que o usuário está acostumado: não só no WhatsApp e WhatsApp Web, mas também em alternativas como o WhatsApp WhatsApp Click to Chat ou WhatsApp Help Chat Button.

4. Respondendo perguntas via plugin

Se você já está no mercado há algum tempo, você deve ter notado algo: existe um número finito de perguntas ou perguntas frequentes que seus clientes em potencial fazem.

E sim, é muito bom responder às preocupações que esses clientes em potencial têm, mas você sabe o que é ainda melhor?

Economizar seu tempo e se antecipar com uma seção de Perguntas Freqüentes (FAQ) ?.

Para esta contingência, é muito bom ter o Everest FAQ Manager, outra ferramenta perfeita para otimizar a comunicação com seus clientes através do seu site.

Depois que você o instala, o Everest FAQ Manager possui 24 modelos de layouts para sua seção de perguntas frequentes. Ele permite que você pergunte a seus clientes se as informações fornecidas foram úteis.

O Everest FAQ Manager tem um preço de US $ 18 e, claramente, entre suas vantagens, está o fato de ser 100% responsive.

5. O melhor plugin de e-commerce para WordPress

Ter um site organizado também ajuda muito a comunicar.

Isso é que pretende solucionar o WooCommerce, um plugin de comércio eletrônico de código aberto para o WordPress, que foi projetado para pequenos e grandes comerciantes online.

É uma ferramenta simples e intuitiva que permite montar pequenas lojas online e oferece muito mais recursos do que seus concorrentes…

E se isso não bastasse, tem boa documentação e suporte, dos quais destacamos sua seção de vídeos tutoriais.

Mas quais são essas funcionalidades em que se destaca?

  1. Gestão de diferentes formas de pagamento: Paypal, transferência bancária, cheque, pagamento com cartões.
  2. Configuração dos custos de envio, que podem ser gratuitos, com preço único ou de acordo com o peso.
  3. É possível configurar os impostos, que podem ser incluídos no preço ou ser calculados separadamente e ser diferentes dependendo do produto.
  4. Você pode criar cupons de desconto, com valores fixos ou percentuais.
  5. Você pode adicionar atributos e variações às características do produto, como cor ou tamanho.
  6. Produtos físicos ou digitais podem ser vendidos.
  7. Oferece relatórios de estoque que relatam o estoque disponível dos produtos para venda.
  8. E muito importante: incorpora os campos de SEO necessários para o posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google.

6. E se usamos um CRM como um plugin?

O Customer Relationship Management, mais conhecido por sua sigla CRM, que significa gestão de relacionamento com o cliente.

Claro, traduzir não é suficiente…

O que um CRM faz é ajudar uma empresa a que seus departamentos de marketing possam identificar e selecionar seus melhores clientes, gerenciar campanhas de marketing e gerar oportunidades de qualidade para a equipe de vendas.

E o UkuuPeople é talvez um dos melhores plugins de CRM para o WordPress, cuja principal virtude é a simplicidade.

Até o momento eles têm cerca de 1.000 instalações ativas, mas têm uma classificação perfeita de 5 estrelas.

O que UkuuPeople faz?

Entre suas vantagens, permite acompanhar cada uma das interações com o cliente, segmentar de acordo com critérios pessoais, anexar arquivos, criar e segmentar listas de e-mail.

7. Uma estratégia massiva que começa a partir de um plugin

Segundo a Experian, os e-mails comerciais têm 8 vezes mais aberturas e cliques do que qualquer outro tipo de e-mail.

(Seu retorno do investimento pode ser de até 600%).

E se a esse fato adicionarmos que as pessoas gastam 4 horas por dia no e-mail e que 45% das pessoas usam seus telefones para ver seus e-mails, então estamos diante de um dos meios predominantes quando se trata de manter a comunicação aberta com as marcas.

 

Quais são as melhores ferramentas?

MailChimp for WordPress permite desenvolver estratégias de e-mail marketing, desde preparar formulários até gerenciar listas de assinantes, que podem ser linkados a uma conta MailChimp para fidelizar a comunidade de seguidores, passando pela possibilidade de criar newsletters e automatizar envios.

Há também o Sumo Me, um plugin semelhante ao Mailchimp, focado na criação, gerenciamento e desenvolvimento de estratégias para atrair seguidores.

Com o plugin Sumo Me você pode criar formulários de assinatura do tipo pop-up, que aparecem no site depois de um tempo.

Uma breve história antes de dizer adeus

Com todas as ferramentas que lhe apresentamos você poderá otimizar a comunicação com seus leads e seus clientes em seu site.

Mas nos deixe lhe avisar sobre algo…

Essas ferramentas são excelentes dentro da lógica do marketing conversacional. Isso é verdade, mas como tudo, elas devem ser direcionadas para que cumpram os objetivos traçados por você.

E é por isso que, dentre as ferramentas, recomendamos com ênfase especial o plugin do WhatsApp.

Uma breve história…

Reliance Brand, que gerencia marcas como Diesel, Kenneth Cole ou Zegna na Índia, ofereceu a seus clientes a possibilidade de gerenciar o engajamento com a marca via WhatsApp.

E os clientes descobriram promoções, novos lançamentos e obtiveram informações sobre a marca por meio de fotos ou vídeos.

E a taxa de conversão?

80%!

A TAXA DE CONVERTIÇÃO COM FOTOS OU VÍDEOS É 80%

Nosso plugin WhatsApp WordPress permite um contato mais ágil. Enquanto o cliente procura por informações em seu smartphone, pode acessar o contato por meio do instrumento de mensagens que usa diariamente.

Com um canal de comunicação desse calibre, você obtém um relacionamento mais direto com nossos clientes em potencial. Você se diferencia da concorrência, já que terá um tempo de resposta mais rápido, o que aumentará a qualidade e o valor do serviço.

Você vai ficar de fora?

Escrito por

Nahuel Gomez