Conheça 7 estratégias eficazes para gerar leads qualificados

Todos os dias aumentam o número de empresas que decidem criar campanhas de publicidade no Facebook e Instagram! Clique aqui e entenda mais!

É um pássaro… é um avião ✈️ … Não! São os ads do Facebook! ?      

A cada dia que passa, mais empresas decidem criar campanhas de publicidade no Facebook (e Instagram). Em especial, utilizando o formato de Lead Ads para obter dados de contato de pessoas interessadas em seus produtos.

Mais de 70% nos nossos clientes já usam esta ferramenta como fonte de tráfego. Trata-se de uma maneira eficaz de gerar um grande volume de novos prospects para vendedores…

☝️ Mas quantidade não é o mesmo que qualidade

Muitas pessoas comentaram conosco das suas dificuldades de trabalhar com estes leads por parte dos vendedores.

Isso fica ainda pior se a qualidade do lead é muito baixa, algo que pode acontecer no Facebook Ads se você não se precaver.

Por isso, decidimos criar este Guia para Melhorar a Qualidade dos seus Leads de Facebook e Instagram.

think br.jpg

Não deixe de compartilhar com seus Gerentes Comerciais e de Marketing!

Vamos ficar criativos …

Vamos imaginar que trabalhamos em um negócio que se dedica a vender carros voadores (quem não quer um??).

Decidimos criar nossa campanha de Leads para obter nomes, e-mail e celular de pessoas interessadas em comprar carros voadores.

Com muito amor, fazemos o seguinte anúncio para começar a vender mais carros voadores:

Horas mais tarde, já estamos recebendo uma grande quantidade de buscas… ???

Infelizmente, nossos vendedores nos dizem que a qualidade dos leads é muito ruim e que ninguém tem nenhum tipo de interesse.

Clicar nestes anúncios é muito fácil, as pessoas que estavam no Facebook simplesmente acharam a imagem do anúncio do carro voador atrativa e deixaram seus dados sem pensar … ?

Mas é melhor! Por que eu deveria me importar com a qualidade se o preço dos leads é baixo?

Erro grave. A princípio, os vendedores ligam para todos os leads. Mas após entrar em contato com vários sem nenhum tipo de resultado, se frustram e deixam de acreditar que podem vender os carros.

(Lembre-se que já naturalmente eles podem se frustrar trabalhando com leads. Isso pode ser muito pior se a taxa de conversão for muito baixa).

homer-1.gif

Seus vendedores quando recebem leads de baixa qualidade

Logo optam por não entrar em contato com as pessoas que deixaram seus dados no anúncio, e assim é impossível conseguir vendas…Está vendo como era importante pensar nisso??

O problema de entregar leads frios a seus vendedores de fechamento é que eles não terão a motivação para tentar vender. 

 

Mas existe uma luz no fim do túnel…

Vejamos agora como melhorar a qualidade dos nossos leads de Facebook Ads e vamos começar a vender mais carros voadores! ?


Quais são as melhores estratégias utilizadas para conversão de leads em vendas?

A primeira coisa que devemos entender quando fazemos campanhas no Facebook Lead Ads (e em qualquer outro gerador de leads de forma geral), é que existe uma relação estreita entre a Quantidade e a Qualidade de dados.

Se temos um investimento fixo em ampliar a quantidade de leads, em geral a qualidade será inferior (isso é uma generalidade, obviamente que podem haver exceções). No inverso também acontece o mesmo (uma maior qualidade implica em um volume mais baixo):

Captura de pantalla 2017-04-16 a la(s) 13.52.36.png

Por que? Ao filtrar os leads, os que têm menos interesse caem fora e ficam os de maior qualidade (ou os “mais quentes”, como dizem os vendedores).

Como você vai ver, as estratégias que veremos a seguir estão orientadas para filtrar melhor os leads.

Estratégia 1: Usar as Welcome Screens para que as pessoas entendam onde deixar seus dados.

 

O primeiro passo consiste em explicar melhor à audiência o que vai acontecer quando deixam seus dados no seu anúncio.

 Para isso, o Facebook permite colocar uma tela adicional onde você pode explicar com clareza o que vai acontecer ao deixar dados (em inglês se chama Welcome Screen – Página de Boas Vindas).

 Esta tela fará com que as pessoas parem um segundo para entender o que estão fazendo e pensem duas vezes antes de avançar. Você receberá MUITO menos leads e seu custo por lead vai aumentar, mas você não perderá tempo com dados de pessoas que não têm            nenhum tipo de interesse no seu produto.

Estratégia 2: Criar um formulário que te permita distinguir um lead quentede um frio ❄️

 

A segunda ideia que você pode implementar consiste em modificar o
formulário para saber se o lead é qualificado.

Eu quero te economizar dores de cabeça: já analisamos formulários que pedem idade, localização, documento, etc, etc.

Não perca tempo. A pergunta fundamental para classificar a intenção real de compra do cliente é saber quando ele quer comprar.

Isso você pode fazer de forma muito simples, acrescentando esta pergunta ao formulário.

De acordo com uma análise de Zenvia Conversion, os leads que dizem querer comprar esta semana ou este mês têm 4 a 5 vezes mais chances de comprar do que o restante.⭐️

Desta forma, você poderá distinguir quais leads têm mais interesse em adquirir o produto (os que dizem querer comprar esta semana ou este mês ?) e quais têm muito pouca chance de compra (os que ainda não sabem ❄️).

Além disso, se você conta com Zenvia Conversion, pode solicitar à equipe que configure sua integração de Facebook para que os vendedores só recebam os leads qualificados com esta pergunta de forma automática.?

Estratégia 3: Defina bem as suas audiências de Facebook e Instagram

Como vimos neste outro post, é muito importante entrar em contato com seus leads de Facebook (e outros canais) imediatamente. Mas de que serve entrar em contato com clientes que não são indicados para seu tipo de negócio…

(Por exemplo, uma menina de 13 anos jamais poderá comprar nossos carros voadores visto que sequer tem dinheiro para isso…)

Por isso é fundamental escolher muito bem as suas audiências na hora de montar suas campanhas! Esta é outra forma de filtragem.

O Facebook permite ser muito meticuloso na hora de fazer isso e escolher com detalhe quem você quer alcançar. Entre outras coisas, é possível definir:

Zona geográfica (você pode escolher clientes que estejam perto dos seus pontos de venda, por exemplo)

Idade (você pode filtrar pessoas que com certeza têm mais possibilidade econômica de comprar o seu produto)

Gênero (se, por exemplo, seu produto é mais interessante para homens ou mulheres)

Outros dados de interesse (por exemplo, você pode filtrar se a pessoa é casada, nível de escolaridade, etc. Mesmo que com os 3 anteriores em geral já seja suficiente!)

Estratégia 4: Defina corretamente os horários das suas campanhas de publicidade.

Você sabia que os leads que chegam fora do horário têm taxa de conversão muito mais baixa (e frustram seus vendedores)?

Isto acontece porque, em geral, estes leads se acumulam no começo do dia e são mais difíceis de contatar (como deixaram seus dados muito tarde, com certeza não estão disponíveis de manhã cedo).

Por isso é muito importante definir corretamente o horário em que as campanhas estarão ativas. Em geral, recomenda-se coincidir com o horário em que os vendedores poderão responder (normalmente em horário comercial).

Estratégia 5: Enviar o tráfego do anúncio a uma Landing Page.

Se já experimentamos todas as maneiras anteriores de modificar nossos formulários e mesmo assim a qualidade dos leads está baixa, podemos tentar mais um recurso: enviar os leads a uma landing page da nossa empresa.

 

Alguns autores consideram que isto pode melhorar a qualidade dos nossos leads (uma vez que abaixa a quantidade) … vejamos porquê:

Quando a pessoa clica no link e chega ao nosso site, se afasta das distrações do Facebook ou Instagram. Lá ela poderá encontrar informações detalhadas e prestar atenção a toda a mensagem, com o contexto do que a nossa empresa faz.

Além disso, ao dificultar um pouco a inserção de dados (no Facebook basta clicar), os clientes que completam o formulário em geral serão mais qualificados.

Estratégia 6: Filtrar manualmente os leads.

Existe outra alternativa no caso de receber um grande volume de dados de baixa qualidade via Facebook Ads. Trata-se de modificar a estrutura comercial sob a qual trabalhamos os leads para realizar um filtro prévio, antes que os leads cheguem aos vendedores de fechamento.

Como já vimos anteriormente, existem 04 tipos principais de equipes comerciais para trabalhar os canais online em concessionárias de carro: Salão Digital, Equipe de Vendas por Internet, BDC (ou “call center”) e Filtro de Leads (ou Goleiro).

Se você está recebendo uma grande quantidade de leads por vendedor por dia (ex. 5 ou mais), com certeza pode ser conveniente pensar na possibilidade de implementar um BDC ou um Filtro de Leads para fazer o primeiro contato e parte do seguimento.

Esse trabalho prévio de filtragem pode ajudar os vendedores de fechamento enormemente, pois eles receberão os dados de clientes “quentes” enquanto que os frios já foram “bloqueados” pela primeira equipe.

Estratégia 7: Permitir que os vendedores entrem em contato imediatamente com os leads de Facebook e Instagram.

Por fim, a melhor maneira para evitar a frustração da sua equipe de vendas é dar a ela uma ferramenta que permita fazer um primeiro contato muito rápido e fácil com seus prospects, seja por ligação ou por WhatsApp, para entender se o cliente tem interesse em comprar.

Soa familiar? Sim, Zenvia Conversion permite fazer isso! ? Para nosso negócio de Carros Voadores, vejamos um caso de como um vendedor pode entrar em contato rapidamente, por exemplo, por WhatsApp…

leads.002.png

Desta forma, o vendedor pode entrar em contato rapidamente utilizando o WhatsApp, escolher uma tela apropriada (neste caso, Primeiro Contato) e começar seu processo de vendas rapidamente em menos de 5 segundos.

Assim você poderá processar uma grande quantidade de leads de Facebook, validar o interesse do prospect e apenas dedicar tempo a aqueles que realmente querem comprar o produto, evitando frustrações nos seus vendedores.



Você tem interesse em tirar o máximo de proveito dos seus leads de Facebook e Instagram?

Zenvia Conversion é uma ferramenta de contato rápido que permitirá que você entre em contato instantaneamente com todos os interessados que cheguem através do Facebook, agende para poder dar seguimento ou até enviar mensagens predefinidas.



 

zenvia conversion
Escrito por

Nahuel Gomez