7 dicas para otimizar o conteúdo do seu SMS Marketing

O SMS Marketing é uma ferramenta poderosa, que é capaz de oferecer um retorno expressivo e grandes vantagens para quem utiliza esse expediente. Afinal, quando a pessoa recebe uma mensagem no celular que fala sobre um produto ou sobre um serviço, a possibilidade dela interagir de maneira imediata com a informação é muito boa. Além disso, o custo da campanha é reduzido e se torna ainda mais atrativo quando consideramos o alcance da que ela pode ter.

Porém, para que os resultados sejam consistentes, é preciso encontrar as estratégias adequadas. Confira nesse post algumas dicas para otimizar o conteúdo, que tornarão as suas campanhas por SMS bastante eficientes.

1. Seja objetivo e correto

A objetividade é uma das características que tornam as mensagens SMS eficientes. Portanto, vá direto ao ponto, permitindo que o contato compreenda de imediato tudo aquilo que você deseja comunicar.

Porém, não considere a objetividade como uma permissão para o uso daquelas abreviaturas impróprias – como “vc”, “tb”, “abs” etc. – que, muitas vezes, as pessoas utilizam na comunicação informal. Avalie a receptividade do seu público a essas abreviaturas e verifique se é possível usá-las e em quais momentos usá-las.

2. Valorize as palavras-chaves

Uma palavra-frase adequada comunica muito mais sobre sua campanha do que uma frase inteira que não mantenha a mesma objetividade. Por isso, nas campanhas por SMS convém utilizar as mesmas estratégias de SEO, que selecionam as palavras-chaves mais favoráveis á identificação imediata da sua empresa e do seu produto ou serviço.

3. Estimule o engajamento

Quando as mensagens contêm um número de telefone ou o link para o site da empresa, aumenta bastante a possibilidade do contato engajar com a campanha, o que é muito interessante. Naquele momento, estimulado pela novidade do que está recebendo, as chances dele responder de maneira positiva àquilo que está sendo proposto são muito boas, o que merece ser valorizado.

4. Segmente o seu público

Você deve definir com precisão o tipo de público que deseja alcançar, considerando nesse aspecto quais são as características que de fato contam.

Leve em consideração tudo aquilo que é importante para a sua campanha, levando em conta o gênero, faixa etária, classe social, hábitos de consumo e outras informações sobre quem vai receber a mensagem e que possam potencializar o interesse sobre o que está sendo informado.

5. Só envie com autorização

Além de antipático, o que provoca um efeito de rejeição que é contrário ao que qualquer campanha de marketing pretende, enviar mensagens para quem não deseja recebê-las não é nada ético e pode, inclusive, ser questionado pelo ponto de vista legal.

Portanto, só envie as mensagens para aquelas pessoas que, de alguma forma, estão de acordo com o recebimento.

6. Ofereça a opção de sair (opt out)

É preciso dar total liberdade para que a pessoa saia da sua lista de envios. Em empresas homologadas, como a Zenvia, o opt out deve estar incluso em todos os SMSs enviados. Esta é uma das boas práticas exigidas pelas operadoras para que o usuário não tenha o seu direito violado.

7. Respeite dias e horários

As mensagens só devem ser enviadas de segunda a sábado, no horário que vai de 9h às 22h, não excedendo a sete mensagens por semana. Também é importante marcar presença constante, sem ser impertinente, evitando aparecer somente quando o contato precisar da ajuda da empresa. É claro que você poderá enviar mensagens nos finais de semana ou fora dos horários mencionados anteriormente, mas o conteúdo deve ser altamente relevante para o usuário ou isso deverá ser informado/combinado com o contato anteriormente.

Com essas sete dicas que ajudarão a otimizar as sua campanha, veja também Como Engajar seu Cliente com o SMS Interativo.

Escrito por

Zenvia