7 Dicas para não errar no seu plano de comunicação

Conseguir sucesso nos negócios exige um bom planejamento antecipado de todas as suas ações. Para isso, é recomendada a execução de um plano de comunicação, o qual precisa ser muito bem elaborado para evitar alguns deslizes e refações de trabalho.

Entenda a importância de investir em uma boa ferramenta e confira dicas para fazer um plano de comunicação perfeito:

Entenda o que é um plano de comunicação

Toda e qualquer tática de mercado e organização de ações precisa de um planejamento, pois será a garantia da análise de riscos e métodos adequados a adotar. Com isso, os danos e erros mais sérios podem ser evitados. A grande vantagem de ter um esquema a ser adequadamente traçado é a possibilidade de administrar melhor suas ações de marketing e alcançar de fato os seus objetivos, sabendo como chegar lá.

Com investimentos otimizados, o plano de comunicação permite melhor retorno financeiro para o negócio, aumento de sua carteira de clientes, a fidelização de clientes antigos e muito mais.

Veja as dicas para construir um bom de plano de comunicação

É comum cometer alguns erros na elaboração de um plano de comunicação. Para que as coisas saiam conforme planejado, confira essas dicas para otimizar o seu programa:

1. Alinhe o plano de comunicação com o seu negócio

Ao iniciar a elaboração do seu plano de comunicação, certifique-se de que ele está totalmente alinhado com a estratégia que a sua empresa adotou e segue. De nada adianta que o negócio tenha um posicionamento se o plano de comunicação amparar outra linha de ideias.

2. Defina objetivos

Para que o plano de comunicação seja eficiente é fundamental ter objetivos definidos. Tenha objetivos para curto, médio e longo prazos. Vale a pena dividir o caminho a ser seguido em metas menores que o seu objetivo final. É muito mais fácil conquistar alvos menores, construindo a trajetória em prol de um plano maior.

3. Conheça o seu público-alvo

Qualquer estratégia só funciona se a empresa conhecer muito bem seu público-alvo. Somente assim será possível definir o caminho que a levará ao sucesso. Tenha o perfil delineado, com dados básicos (como sexo e idade), mas também com as informações complementares, como interesses, hobbies, profissões, preferências.

4. Analise o comportamento do público-alvo

Além de saber as características mais básicas de quem compra seus produtos e serviços, avalie os seus comportamentos de consumo. Entenda os motivos que levam as pessoas a comprar ou não determinados produtos ou serviços.

5. Acompanhe os passos da concorrência

Para que o seu plano de comunicação funcione bem, acompanhe a sua concorrência. Saiba o que ela está fazendo e para quem está fazendo. Isso permitirá que você veja os pontos em que sua empresa é forte, e como você pode superar algumas iniciativas de seus rivais de mercado.

6. Analise os canais de marketing e comunicação

Após conhecer o seu público-alvo e acompanhar a concorrência, analise os melhores canais de comunicação. Verifique quais meios são mais utilizados por sua audiência e defina quais serão os mais viáveis para a execução do seu plano de comunicação.

7. Tenha um orçamento definido

Por último e não menos importante, antes de definir qualquer estratégia dentro do seu plano de comunicação, tenha em mente um orçamento já decidido. Saiba que, além de resolver qual caminho seguir, o investimento também poderá influenciar no retorno a ser obtido no futuro. Afinal, os recursos disponíveis também devem ser realistas e alinhados com os objetivos que você tem em vista.

Escrito por

Zenvia