6 passos para gestão de marca em pequenas empresas

Uma boa marca deve se diferenciar das concorrentes por vários fatores: a qualidade dos serviços e produtos, os profissionais mais engajados, a comunicação… Mas uma coisa que não pode ficar esquecida é a sua consolidação e construção da identidade corporativa.

A imagem é o que pode tornar sua empresa reconhecida, e é a ideia de uma marca forte que traz vantagens competitivas para a sua empresa. Vamos ver 6 passos para a construção e gestão de marca, fazendo seu pequeno ou médio negócio ficar mais reconhecido no mercado?

Entenda o que é gestão de marca

O que se conhece como gestão de marca ou branding é essencial para a construção de marca forte. De maneira bem resumida, a gestão de marca atua sobre a percepção que os seus clientes têm da marca.

A marca deve comunicar. Sejam suas promessas, seus diferenciais em relação à concorrência e o que faz dela única e diferente das demais. A empresa deve ter atitude e posicionamentos que reflitam de forma clara como ela se relaciona com seus consumidores. Esses elementos emocionais ou subjetivos agregarão valor e impulsionarão a aquisição de uma mercadoria ou serviço no mercado.

Defina seu propósito e suas estratégias

Se você tiver definido quem você é, ou melhor, como é a sua marca, ficará mais fácil se fazer reconhecido pelas pessoas. Apreenda sua própria essência e comunique-a ao seu público.

Um propósito bem definido ajudará a ser mais consistente. Suas estratégias devem ser firmes e fixas, mudar as táticas de mercado e relacionamento a cada mês pode deixar sua identidade fraca e sem credibilidade.

É preciso concretizar a maneira como deseja que sua marca seja percebida.

Escute os seus clientes

Afinal, é para eles que você constrói sua marca.

Converse com as pessoas para quem vende e se relaciona, invista em pesquisas de mercado e esteja sempre atento às redes sociais. Elas proporcionam uma interação mais sincera e direta. Mais do que isso, através desses canais você poderá saber espontaneamente o que pensam sobre sua marca, serviço ou produto.

Desenvolva sua identidade verbal e visual

Muito além do nome, a identidade verbal consiste na mensagem que guia seu discurso, seja na publicidade, seja no contato prestado. É o que vai singularizar sua marca, por meio da linguagem e meios de abordagem. A identidade verbal deve ser pensada para vários setores: os funcionários, os fornecedores e os clientes.

Já a identidade visual se trata do conjunto de elementos que representa visualmente a marca. Envolverá o design gráfico: as cores, estilos, tipografias, símbolos.

Definir tudo isto não pode ser feito de forma aleatória. Requer estudo, profissionais hábeis e um bom briefing. (Briefing é o conjunto de informações e instruções, coletados para entender melhor o que pretende. E esses atributos te ajudarão a criar uma ótima referência visual.)

Invista na ativação da marca

Ativar a marca é não só apresentá-la a ao público, mas mantê-la ativa no dia a dia das pessoas, “carimbando” a sua memória. Isto aumentará as chances dela ser lembrada na hora da compra de um produto, por exemplo. No lançamento, esta estratégia é ainda mais importante: afinal, é a primeira vez que estão entrando em contato com ela.

Existem várias formas de ativar sua marca: publicações em redes sociais, criação de conteúdo sobre seu serviço/produto, imprensa, anúncios na internet e patrocínio de programas, campanhas de SMS marketing, entre diversas outras.

Fortaleça sua marca internamente

Revigorar a marca na sua equipe possibilitará o melhor aprendizado e a forma mais tranquila e preparada de lidar com o público.

Quanto menos distorção da mensagem dentro da sua empresa, menos chances de distorção no ambiente externo. Promova a integração de sua equipe. Não é convencer quem está fora a comprar, mas também quem está dentro a acreditar nos seus ideais.

Lembre-se que todo este trabalho deve ser constante. É imperativo manter o foco nas ações estratégicas. Só assim será capaz de pôr sua marca sempre em destaque na memória de seus clientes.

Gostou deste post? Leia também nosso artigo sobre inteligência de mercado e conheça mais sobre as formas de potencializar seu negócio.

Escrito por

Zenvia