blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile
6-benefícios-que-o-SMS-Corporativo-oferece-para-escolas.jpg

6 benefícios do SMS Corporativo para escolas

O surgimento das chamadas gerações “Y” (nascidos entre as décadas de 80 e 90) e, mais recentemente, das gerações “Z” (1990 a 2010) impôs às escolas e universidades a necessidade de adequar seus métodos, linguagens e canais de comunicação para alcançar esse novo perfil de estudante, cercado de muito mais informação, permanentemente conectado à web e heavy user de smartphones e outras tecnologias móveis. Diante dessa nova realidade, as instituições de ensino, cada vez mais, buscam alternativas para se comunicar com os alunos. Uma delas é o envio de mensagens mobile. Você já ouviu falar dos benefícios do SMS Corporativo para escolas?

crie as melhores campanhas de marketing com sms

Como uma das etapas dessa estratégia de adaptação, muitas escolas e universidades europeias e norte-americanas vêm trocando as formas tradicionais de comunicação com seus alunos (cartas, recados em mural, e-mails, etc.) por uma alternativa capaz de reduzir em até 85% dos custos de comunicação, além de se revelar muito mais célere e eficiente: o SMS Corporativo para escolas!

Neste artigo você vai descobrir as vantagens do uso do SMS em instituições de ensino e como poderá adotar essa ferramenta no trato com seu corpo discente. Acompanhe!

Relembrar os pais da data de pagamento de mensalidades
Muitos pais não quitam as mensalidades das escolas de seus filhos por puro esquecimento. O problema é que os boletos são facilmente extraviados, e-mails se perdem em meio a um oceano de spams e também podem passar despercebidos. Além disso, o envio por meio das crianças não é totalmente seguro.

O SMS possui taxa de leitura de cerca de 97%, o que significa que seu recado terá muito mais chance de ser levado ao conhecimento dos pais. Essa lembrança fundamental poderá ser disparada por segmento e poucos dias antes do vencimento da fatura, reduzindo o percentual de inadimplência. As cobranças de atraso também poderão ser enviadas por SMS pelas escolas.

Receber o código de barras por SMS
Que tal um sistema por meio do qual os pais possam solicitar o código de barras do boleto e recebê-lo por SMS em poucos minutos? Isso garante mais dinamismo e comodidade para aqueles que lembraram no último dia de prazo do pagamento da mensalidade.

Professores podem enviar mensagens didáticas para os alunos (mobile learning)
Um uso muito comum do SMS Corporativo nas escolas europeias é o envio de mensagens didáticas como ferramenta de apoio ao aprendizado. Lembretes de lições de casa, cronograma de atividades e postagens de notas também podem ser feitos de forma automática, a partir de uma plataforma de envio de SMS.

Enviar convites para eventos e reuniões escolares
No caso das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, os avisos de reuniões costumam ser feitos por e-mails, ou, em alguns casos, ainda por bilhetinhos.
Avisos de reuniões ou convite para eventos por mensagens curtas de texto representam maior segurança de que a sua comunicação foi alcançada com êxito. Isso sem falar na rapidez das mensagens, que chegam aos celulares dos pais em menos de 1 minuto e também no custo muito menor.

Enviar mensagens que motivem o aluno com os estudos
Para as salas de aula, essa estratégia também se revela bastante útil. Imagine, por exemplo, o envio de mensagens que mostrem a importância de estudar aquele capítulo sobre juros compostos para se dar bem no vestibular, conseguir uma nota boa em uma avaliação, passar na olimpíada de matemática. Não seria estimulante?

Realizar campanhas de marketing na época de matrícula
Anúncio de descontos para quem fecha a matrícula de seu filho com antecedência. Bônus para pagamentos à vista. Sorteio de livros, cursos extras ou anúncio de convênios com escolas de idiomas. Todo esse trabalho de marketing pode ser feito por SMS Corporativo para escolas, com altíssimo retorno sobre o investimento.

Case de sucesso no uso do SMS Corporativo para escolas e universidades

A UNISC, Universidade de Santa Cruz do Sul, um dos mais importantes centros acadêmicos do Rio Grande do Sul, encontrou no SMS uma saída para reduzir em 85% o custo de comunicação com seus quase 12 mil alunos.

O antigo método (envio de carta) era custoso (R$ 1,55 por aluno), demorado (2-5 úteis para chegar às mãos do destinatário) e, para piorar, ainda onerava grande parte dos funcionários do Setor Administrativo da universidade, já que todo o trabalho de envio da comunicação era manual. Os alunos que não acusavam recebimento da correspondência ainda eram contatados por telefone, gerando um custo adicional de cerca de R$ 1,17 por ligação. Só para os alunos que utilizavam o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) eram mais de 3.500 contatos sobre documentações pendentes e chamadas para comparecimento à Secretaria, o que gerava alto custo e pouca eficiência.

A solução encontrada foi firmar parceria com a Zenvia, empresa de destaque no Brasil em soluções de mobilidade e envio de SMS, o que deu à Administração a oportunidade de enviar mensagens de forma muito mais econômica, com altíssimas taxas de leitura (superior a 97%), possibilidade de segmentação (por curso, por área, por alunos bolsistas, por estudantes ligados ao FIES, etc.), além de desocupar os funcionários para realização de outros trabalhos.

E você, o que acha da ideia de implementar o SMS Corporativo em instituições de ensino? Compartilhe as suas experiências e opiniões com a gente e continue acompanhando nossas dicas aqui no blog!

 

Tags: SMS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS