5 práticas e investimentos importantes para conhecer o seu cliente

Para fidelizar os consumidores, é necessário investir em práticas que permitem conhecer os seus cliente. Confira!

Conhecer o cliente é um passo vital para as empresas que querem aumentar suas vendas e prestar um atendimento eficiente e impecável. Os negócios que sabem para quem estão vendendo têm mais chances de oferecer produtos e serviços sob medida. Assim, é possível fidelizar ainda mais os consumidores, que terão suas necessidades e desejos atendidos. 

Entre as técnicas indispensáveis para conhecer o seu cliente estão: fazer pesquisas de satisfação, verificar o histórico de compras e usar as redes sociais ao seu favor. Observar a concorrência e manter os dados dos consumidores sempre atualizados também são ações que ajudam a empresa a entender o perfil de seus compradores. Saiba mais!

5 práticas importantes para conhecer o seu cliente

1. Pesquisas de satisfação

Uma das práticas mais importantes para conhecer o cliente é realizar pesquisas de satisfação periódicas. Para isso, uma metodologia bastante utilizada é a NPS (Net Promoter Score), que permite medir o quanto os consumidores estão satisfeitos com a empresa por meio de uma nota.

Com a análise desse indicador de atendimento, o gestor pode traçar estratégias para consertar pontos que não funcionam na operação — e também para ressaltar aquilo que os clientes elogiam.

2. Histórico de compras

Para conhecer o seu cliente, é importante criar a prática de analisar o histórico de compras de cada consumidor. Ao verificar quais foram as aquisições de produtos e serviços realizadas nos últimos tempos, a empresa tem a oportunidade de oferecer produtos e serviços que realmente estejam alinhados com determinado perfil. Personalização é essencial.

3. Redes sociais

Empresas que buscam conhecer o seu cliente não podem desprezar o poder das redes sociais. Para saber mais sobre as pessoas para quem você vende (ou gostaria de vender), analise a forma como se comportam em sites como Facebook, Twitter e Instagram.

É importante, ainda, ficar atento a possíveis comentários negativos sobre a sua empresa para agir rapidamente, entrar em contato com o cliente perdido e reverter a percepção negativa em relação à marca. 

4. Análise da concorrência

Ficar atento à interação dos clientes com as empresas que são concorrentes diretas da sua é outro passo importante para entender os desejos e as necessidades dos consumidores.

Como vocês comercializam o mesmo produto ou serviço, certamente, o perfil dos clientes da concorrência é o mesmo que o seu. Por isso, veja o que as empresas estão fazendo de positivo e que possa servir de inspiração para o seu negócio.

5. Atualização de dados

Por fim, para conhecer o cliente a fundo, é preciso manter todos os dados dos consumidores sempre em dia. Periodicamente, atualize informações de cadastro e as preferências pessoais de cada comprador. Isso pode ser feito com a ajuda de um bom sistema de gestão de clientes (CRM).

Aposte nessas boas práticas para conhecer o cliente e garanta que sua empresa faça ofertas sob medida para cada consumidor, aumentando as chances de vender mais a cada dia. Aproveite para conhecer ferramentas para aplicar sua Pesquisa de Satisfação e NPS!

Escrito por

Zenvia

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.