blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile
estrategias-para-melhorar-a-experiencia-de-consumo-do-seu-cliente.jpg

5 estratégias para melhorar a experiência de consumo do seu cliente

Quando um cliente toma uma decisão de compra ele não quer apenas mais um produto que satisfaça sua necessidade, mas que também traga uma experiência de consumo positiva.

Há algum tempo, para as empresas, bastava oferecer um produto de qualidade com bom custo-benefício. Mas, hoje, para vencer a concorrência e fidelizar compradores é preciso ir além.

Quer transformar a satisfação dos clientes como a marca principal da sua empresa? Confira o nosso post!

1. Defina quem é o seu consumidor

Para oferecer uma boa experiência de consumo estude o consumidor: faixa etária, ocupação e preferências — perfil conhecido no marketing como “buyer persona”. O mais importante para fazer essa estratégia dar certo, é avaliar pesquisas reais de mercado e dados dos seus consumidores atuais, e não se basear apenas em suposições.

Conhecer o próprio consumidor significa tratá-lo como um indivíduo — com interesses e necessidades únicas. Parece uma dica óbvia, mas muitas empresas ainda a negligenciam. Elas criam um “modelo ideal” de pessoas que consomem seu produto e se focam nas estratégias erradas de relacionamento.

2. Ofereça múltiplos canais de comunicação

Atualmente, o mundo físico está completamente integrado ao digital e ter só um telefone fixo como forma de atender ao consumidor não é mais uma opção viável.

Reconheça seus clientes em todos os canais de contato e dispositivos e ofereça mais de uma possibilidade de atendimento — como chats virtuais, e-mail, SMS, redes sociais e o próprio telefone. Isso abrirá um leque de possibilidades na resolução de problemas e trará uma experiência mais personalizada ao consumidor.

3. Conheça a jornada de compra

A jornada de compra do consumidor passa por três estágios: consciência, consideração e, finalmente, decisão. Com ela a pessoa reconhece sua necessidade, analisa os melhores produtos do mercado, dicas de outros consumidores e o custo-benefício e só então efetua a compra.

Ao entrar em contato com a sua empresa, nem sempre o consumidor está pronto para tomar a decisão de compra. E os motivos são diversos: desde dúvidas sobre a qualidade do produto até a falta de recursos financeiros.

Conhecer a jornada do consumidor é uma maneira de oferecer o que ele precisa na hora certa. Se ele está na fase de consideração, por exemplo, você pode convencê-lo ao oferecer conteúdo relevante, como artigos e e-books.

Essa atitude menos agressiva, e mais informativa, dá ao cliente a liberdade de tomar as próprias decisões e ter uma experiência de consumo valiosa.

4. Não negligencie o pós-venda

Em termos de mercado, custa mais barato fidelizar um cliente do que conquistar um novo. Muitas empresas investem todas as suas forças em vender e esquecem de cuidar da satisfação do cliente também no pós-venda.

Isso inclui manter um atendimento rápido e transparente em casos de problemas, coltar feedbacks, ter uma política de trocas, oferecer ofertas exclusivas e descontos, e estar pronto para receber críticas. Elas são uma oportunidade valiosa de fazer melhorias e garantir que o cliente volte no futuro.

5. Prepare a sua equipe

Não adianta investir em estratégias de venda e de comunicação se os colaboradores da sua empresa não estão preparados para lidar com elas.

Uma equipe com treinamento em liderança e atendimento, e acima de tudo, engajada, será capaz de melhorar a experiência de consumo dos clientes e trabalhar em parceria com a empresa na busca por resultados.

Você utiliza alguma dessas estratégias para garantir uma experiência de consumo positiva para sua clientela?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS