5 dicas sobre como fazer pré-venda de forma eficiente

O processo de vendas é divido em três partes essenciais: a pré-venda, a venda e o pós-venda. Entenda como fazer um pré-venda eficiente.

O processo de vendas é divido em três partes essenciais: a pré-venda, a venda e o pós-venda. Cada etapa possui um papel fundamental para o sucesso do negócio e exige planejamento e estratégias bem específicas. Mas, hoje, falaremos sobre como fazer pré-venda de forma eficiente.

Devido à crise econômica, muitas empresas estão se esforçando para manter o crescimento e uma das formas de se alcançar esse objetivo é por meio da pré-venda.

Pensando nisso, decidimos elaborar este post com o intuito de ajudar você a adotar essa estratégia, mas com todos os requisitos necessários para melhorar os resultados. Ficou interessado? Então, acompanhe!

O que é pré-venda?

A pré-venda é uma forma de reservar um produto ou serviço antes que ele seja oficialmente lançado no mercado. Quando ele tem alta procura não é necessário oferecer condições especiais, como preços menores ou formas de pagamento facilitadas, pois ele será vendido de qualquer maneira.

No entanto, quando a oferta é maior do que a demanda, é preciso adotar algumas estratégias, para que a pré-venda seja um sucesso. Descontos especiais e melhores planos de pagamento podem ser uma saída.

Por que a pré-venda é importante?

A pré-venda costuma ser direcionada para os clientes VIP — aqueles mais importantes e já fidelizados —, e essa é a melhor forma de estreitar o relacionamento com eles. A empresa entrega exclusividade e conquista a simpatia de uma classe de clientes que é responsável pela maior parte do faturamento.

Além disso, a pré-venda desperta a curiosidade pelo novo e permite que a empresa registre um volume de vendas bem maior com a estratégia.

Como fazer pré-venda de forma eficiente?

1. Considere as necessidade atuais dos consumidores

Uma das dicas mais importantes sobre como fazer pré-venda com sucesso é avaliar as necessidades atuais dos clientes. Se você oferecer um produto ou serviço que eles não queiram ou não precisam, dificilmente terá bons resultados.

Para isso, tente alinhar os objetivos de vendas da empresa com os objetivos pessoais e/ou profissionais dos consumidores, ajudando-os a resolver um problema, atender uma necessidade específica ou realizar um desejo.

2. Analise o histórico de vendas passadas

Os registros de vendas podem dar uma boa ideia sobre qual direção seguir na pré-venda. Por exemplo, se o produto já foi vendido antes, você saberá exatamente quem comprou, quando comprou, a quantidade, o preço e a forma de pagamento utilizada.

Essas informações ajudam a planejar uma estratégia mais sólida e com foco em quem realmente pode se interessar pela pré-venda. Assim, você economiza tempo, dinheiro e ainda tem um melhor retorno.

3. Qualifique a sua base de clientes

Com base na dica anterior, segmente a sua base de clientes, separando aqueles com maior potencial de compras para receber a mensagem de pré-venda. O ideal não é listar os clientes que compraram o produto em algum momento, mas os que compram mais e com maior frequência. Os demais podem aguardar o lançamento ou ter alguns privilégios mais limitados do que os primeiros.

4. Ofereça condições especiais

Para ter maior sucesso na pré-venda, vá além da preferência na compra antecipada e ofereça condições especiais de pagamento, como um desconto melhor no preço à vista, prazos mais estendidos etc. Brindes também podem ajudar a despertar o interesse dos potenciais clientes.

5. Use o meio de comunicação certo

Não adianta ter uma boa estratégia de pré-venda se a informação não chegar corretamente aos clientes. Então, além de utilizar o site, o blog, as redes sociais e o e-mail para divulgar a oportunidade, invista também em mensagens SMS.

Não conhece os benefícios das mensagens SMS para o seu segmento? Confira quais as principais vantagens do SMS para os negócios!

Escrito por

Zenvia