blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado digital
Datas Sazonais no E-Commerce

5 dicas para aumentar as vendas durante datas sazonais

As datas sazonais podem abrir um leque de oportunidades para as empresas de todos os tamanhos. No e-commerce, é possível aproveitar esses dias do ano para expandir o mercado de atuação e aumentar os resultados de vendas.

Sua empresa já definiu metas para alcançar números mais altos durante as datas comemorativas? Planejar e pôr em prática ações focadas em cada uma das datas sazonais é fundamental para fazer o e-commerce se destacar entre os concorrentes e vender mais.

Se você trabalha com e-commerce, é hora de escolher as estratégias que mais combinam as características da sua empresa.

1. Planeje-se antecipadamente

O planejamento antecipado evita imprevistos, mas isso não significa que eles não vão aparecer. É necessário pensar em todas as situações que podem acontecer durante as datas sazonais, para assegurar que a marca estará bem preparada durante esses momentos.

Faça combinação de hipóteses, observações de tendências de mercado e confira dados para validar suas previsões de maneira mais assertiva.

Em datas particularmente emocionais, como o Dia dos Namorados, por exemplo, a empresa pode aproveitar para criar campanhas que permitem algum tipo de interatividade, colocando os espectadores como protagonistas da história.

Um exemplo de empresa que olhou para as novidades do futuro é a marca de creme dental Closeup, que desenvolveu, em 2016, uma plataforma gratuita onde os apaixonados podiam dedicar canções e prestar homenagens aos seus parceiros no Dia dos Namorados. Bastava fazer login com o Facebook, marcar um lugar simbólico e linkar uma música do Spotify.

O Google disponibiliza ferramentas interativas para que você tenha insights sobre o consumidor e o tipo de informação que ele está consumindo, são elas o Consumer Barometer e o Google Trends.

2. Selecione, dê prioridade e faça ajustes

Depois de fazer uma lista com as datas sazonais mais relevantes para o seu tipo de negócio, é hora de selecionar os produtos da loja que mais combinam com cada ocasião listada.

Por exemplo, se você trabalha com itens de papelaria e quer vender mais no Dia dos Namorados, dê prioridade aos produtos românticos, como os cartões e as embalagens para presente.

Mas isso não precisa ser uma regra – você pode estudar as características de cada data comemorativa para fazer ajustes no seu e-commerce. Caso não tenha produtos que combinem com a ocasião, é possível investir em outros elementos, como um layout diferenciado na página inicial do site ou posts tematizados nas redes sociais.

Se você ainda não identificou as datas ideias para o seu negócio, acesse agora o nosso calendário com as principais datas comemorativas para o e-commerce.

3. Cuide da logística

Segundo o Sebrae Nacional, a logística do comércio eletrônico precisa ter estrutura e planejamento similares aos do comércio tradicional: controle, execução, transporte eficiente e armazenamento seguro de mercadorias.

Otimizar a produtividade e aumentar a eficiência na gestão logística garante a integridade dos prazos de entregas aos usuários e pode até resolver problemas internos.

4. Ofereça uma ótima experiência de compra

O e-commerce brasileiro cresceu 12,1% no primeiro semestre de 2018 com relação ao mesmo período do ano anterior, representando um faturamento de quase R$ 24 bilhões, segundo pesquisa da Ebit/Nielsen. Esses números comprovam, principalmente, a migração dos usuários das lojas físicas para as lojas online.

Por essa razão, é essencial que os e-commerces fiquem de olho nas exigências dos clientes para melhorar a experiência de compra online durante as datas sazonais.

Conteúdos inteligentes e informativos, facilidades especiais de pagamento, responsividade para smartphones e simplicidade na navegação são boas práticas para convidar o consumidor a encher o seu carrinho de compras. Tudo isso precisa vir de forma transparente e alinhada com os objetivos da empresa.

Além disso, o relacionamento da marca com o cliente faz arte da conquista e fidelização do consumidor. Boa parte das compras canceladas poderia ser evitadas se o site tivesse um canal para solucionar as dúvidas dos clientes, por exemplo.

Essa interação pode ser construída a partir de um atendimento personalizado via e-mail ou pelos chatbots que conseguem responder automaticamente perguntas sobre produtos.

5. Adote uma comunicação omnichannel

Já não é novidade que o jeito como as pessoas fazem compras mudou. Hoje, os consumidores visitam livremente o online e o offline, e as marcas precisam criar estratégias totalmente conectadas entre os dois meios, para impactar o consumidor até o momento da compra.

Para isso, vale se comunicar com os clientes em todos os canais que estão ao alcance da empresa: no mobile, pontos de venda físico, sites de varejo e, claro, nas redes sociais.

A Leroy Merlin, por exemplo, aplicou a abordagem omnichannel por meio de campanhas de Display e no Google Shopping. Essa estratégia de comunicação trouxe resultados extremamente positivos para a varejista – de acordo com o Think With Google, a marca obteve um crescimento de 36% nas visitas às lojas online.

Outras recomendações para se planejar e ampliar o faturamento durante as datas sazonais

  • Respeite os direitos garantidos por lei a todos consumidores, para aumentar a credibilidade dos clientes com a marca. Isso pode ser evidenciado durante a Semana do Consumidor;
  • Crie promoções especiais em produtos específicos para criar buzz nas redes sociais e gerar novas oportunidades de venda;
  • Dê descontos a ex-clientes e envie um e-mail de agradecimento sempre que uma nova compra for feita;
  • Separe um orçamento específico para realizar publicidades patrocinadas (Facebook Ads, Google Adwords e outros) durante o período das datas comemorativas.

Ter uma estratégia de marketing e comunicação pode criar uma série de oportunidades durante as datas sazonais e também a longo prazo. A plataforma da Zenvia oferece tudo que é necessário para criar conversas inteligentes, garantir um atendimento humanizado e transformar a relação entre consumidores e marcas. Clique aqui e conheça.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS