5 dicas para atender à expectativa do cliente e aumentar os lucros

Atender à expectativa do cliente é prioridade para qualquer negócio. Conheça 5 dicas para atender aos clientes e aumentar os lucros.

Atender à expectativa do cliente é prioridade para qualquer negócio, independentemente do segmento de atuação e do porte. E isso não é à toa. Atingir aquilo que um consumidor espera da empresa e fazer com que ele fique satisfeito com as compras realizadas é o primeiro passo para manter o cliente fidelizado, fortalecer a marca e alcançar os melhores resultados.

Para ter sucesso nessa missão, antes de tudo é preciso identificar quais são essas expectativas para, assim, ser capaz de satisfazê-las e até mesmo superá-las. Ter empatia, investir em ações pós-venda e ser autoridade no seu mercado, por exemplo, são práticas essenciais para conquistar o seu público.

Confira agora as nossas 5 dicas para atender à expectativa do cliente e aumentar os lucros!

1. Seja empático

Ter empatia é uma das práticas mais importantes para atender à expectativa do cliente. Em linhas gerais, isso quer dizer que toda a equipe da empresa deve ser treinada para sempre se colocar no lugar do consumidor.

Apenas dessa forma é possível realmente entender o que ele precisa ou deseja.

2. Invista em ações de pós-venda

Não são poucas as empresas que perdem consumidores porque se preocupam apenas em fechar uma venda, e não com o que acontece depois que o cliente passa o cartão. Não faça parte desse grupo.

Invista em ações para manter um bom relacionamento pós-venda e garanta que o cliente tenha a melhor experiência com seus produtos e serviços.

Entre as técnicas que a empresa pode usar, estão: perguntar se o comprador está satisfeito, enviar mensagens em datas especiais (como aniversário) e oferecer promoções exclusivas.

3. Seja perito no seu mercado

Manter uma reputação impecável é outra prática para atender à expectativa do cliente e aumentar o lucro.

Para ser perito no seu mercado, é essencial garantir que a equipe esteja alinhada com as principais tendências da área. Além disso, é preciso que todas as informações passadas para o consumidor sobre seus produtos e serviços estejam absolutamente corretas.

4. Dê informações sobre seu produto ou serviço

Um dos problemas que leva à insatisfação de clientes é o desconhecimento sobre o funcionamento do produto ou serviço que acabou de adquirir.

Ao não entender como usar ou aproveitar o que comprou, o consumidor fica desapontado e em dúvida sobre a qualidade da aquisição.

Para resolver a questão e atender à expectativa do cliente, é preciso alinhar suporte técnico de qualidade e atendimento ao consumidor, para que ele tenha todo o apoio de que precisa para conhecer bem o produto ou serviço e consiga aproveitar as suas potencialidades.

5. Surpreenda o cliente

Quem não gosta de ser surpreendido positivamente? Ao oferecer um mimo após uma compra ou um serviço especial (entrega gratuita, por exemplo) você não só atende às suas expectativas como as supera. Resultado: cliente encantado.

Atender à expectativa do cliente é a chave para fortalecer a marca no mercado e ter impacto positivo nos negócios. Afinal, investir em quem já compra com a sua empresa é sempre mais barato do que conquistar novos consumidores. Fidelizar é preciso.

Siga as nossas dicas e veja que vai ficar muito mais simples atender à expectativa do cliente e alcançar bons resultados.

Quer saber mais sobre como encantar o comprador e aumentar os seus lucros? Então leia também nosso post que mostra os principais indicadores de atendimento e como medi-los!

disparo-sms-whatsapp-attraction-banner
Escrito por

Zenvia