blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado digital
tecnicas-de-posvenda-que-sua-empresa-precisa-conhecer.jpg

4 técnicas de pós-venda que sua empresa precisa conhecer!

Atrair clientes não é uma tarefa simples, especialmente em um mercado tão competitivo como o dos dias de hoje. No entanto, fidelizá-los pode ser um desafio ainda maior e é exatamente por isso que nenhum empreendedor pode abrir mão de conhecer e aplicar as melhores técnicas de pós-venda.

banner_red-sumit_970x250 (1)

Esse momento é crucial para que qualquer empresa reforce o relacionamento com o seu público e faça dessas pessoas verdadeiros parceiros e divulgadores da marca. Ficou interessado? Quer descobrir como fazer isso? Então não deixe de conferir o conteúdo que preparamos a seguir:

1. Follow-up

O follow-up é uma das principais e mais básicas técnicas de pós-venda que existem. A grande maioria das empresas que conseguem destaque em seu segmento aplicam essa estratégia e ela não chega a ser nenhuma novidade no mercado, mas pode ser um belo diferencial para o crescimento e até a sobrevivência do seu negócio.

Em linhas gerais, o follow-up consiste em lembrar para os consumidores que você, seus produtos e seus serviços existem. É uma espécie de acompanhamento, no qual você busca manter o contato de uma forma respeitosa e útil, por meio de ligações de cortesia ou — se você quiser praticidade e eficiência — utilizando o SMS marketing.

2. Envio de presentes e lembrancinhas

Todo mundo sabe que os brasileiros adoram receber presentes ou lembrancinhas. Por isso, essa é uma estratégia muito comum entre empresas dos mais diversos segmentos do mercado. Além de ser uma tática eficiente, ela pode ser pouco dispendiosa, pois até artigos mais baratos podem fazer uma grande diferença no orçamento.

Invista em itens que sejam úteis. Assim, os clientes perceberão que você se importa com eles. Calendários, canetas, blocos de anotação, pen-drives e similares são ótimos presentes. O fundamental aqui é reforçar a presença da sua marca e imprimir o seu logo nos objetos — além de seus canais de contato, como os ícones para as mídias sociais.

Caso o seu negócio ofereça versões menores dos produtos ou serviços que você comercializa, ofereça o seu próprio, como pequenas versões de produtos de beleza, um banho e tosa ou uma hidratação no cabelo.

3. Oferecimento de promoções exclusivas

Outra maneira interessante de fazer um excelente pós-venda é oferecer promoções e descontos exclusivos para os clientes. Para fazer isso de forma eficiente, é importante que você utilize o histórico de compras e conheça um pouco mais sobre as preferências, expectativas e demandas do seu público.

Procure segmentar os consumidores por gostos, desejos e necessidades. Assim, você poderá ajudá-los enviando novas promoções e ideias de presentes sempre que possível. Também é fundamental criar parcerias com outras empresas oferecendo cupons de descontos especiais em serviços relacionados.

4. Realização de avaliações de desempenho

Por fim, as avaliações de desempenho também estão entre as melhores técnicas de pós-venda que a sua empresa pode ter. Ela é bastante eficaz por uma razão muito simples: as pessoas gostam de sentir que suas vozes estão sendo ouvidas — e pesquisas de satisfação são ideais para isso.

Esses questionários podem ser feitos presencialmente, por meio de uma ficha com algumas perguntas, ou mesmo por um e-mail com um convite para responder um formulário online, ou ainda via SMS com  opções de resposta para o destinatário interagir.

Utilize as — valiosas — informações recebidas para realinhar estratégias e melhorar o desempenho, oferecendo soluções rápidas para os problemas apontados pelos clientes e agradecendo pelas sugestões.

Essas são algumas das melhores técnicas de pós-venda! Continue sua leitura com o nosso artigo: 4 dicas para atrair e fidelizar clientes.

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS

CONFIRA
-->